Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3 anos - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3 anos

14/03/2024

A CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), realizou, no último sábado (09/03), seu 15º transplante de coração. Este procedimento destaca-se por ter surgido um doador no menor tempo na história do serviço, após o hospital incluir a paciente na lista de espera pelo órgão. Apenas 5 horas depois de a menina Ana Lívia Prado, de 3 anos, ser incluída, surgiu o doador compatível que iria salvar sua vida.

Por ter uma miocardiopatia dilatada, em que o coração é muito maior, do tamanho do órgão de um adulto, a menina corria risco de vida, portanto, cada minuto era importante. Seu nome foi incluído na lista de espera, às 8h30 da última sexta-feira e, às 13h30, a equipe do HCM foi avisada de que havia doador compatível.

Ana Lívia foi transferida do Hospital Estadual de Bauru para o HCM por ser a CardioPedBrasil® um dos três maiores centros de referência do Brasil e o maior do interior paulista no tratamento de crianças com cardiopatias e demais doenças graves do coração. Em seus 22 anos de atividades, o Centro do Coração da Criança do HCM, que integra o complexo hospitalar da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, já operou mais de 6.500 crianças de todo o país.

Para viabilizar o transplante a tempo, foi fundamental o empenho da Funfarme em fretar um avião para permitir à equipe do HCM percorrer os 2.000 quilômetros (ida e volta) entre Rio Preto e Cuiabá, onde encontrava-se o doador, a tempo de retornar no prazo adequado para o coração estar condições de ser transplantado.

Foram necessárias apenas 6 horas e 20 minutos para o cirurgião cardiovascular Prof. Dr. Ulisses Alexandre Croti e equipe chegarem à capital mato-grossense, realizarem o procedimento de retirada do coração e retornarem ao HCM para iniciar o transplante. Às 6 horas da manhã do sábado (10/03), menos de 23 horas depois de Ana Lívia ter sido incluída na lista de espera, o novo coração batia em seu peito.

“Estamos muito felizes porque, mais uma vez, pudemos salvar a vida de uma criança graças à dedicação e profissionalismo de nossa equipe. Soma-se ao empenho e alta capacidade técnica de nossos profissionais, a infraestrutura da CardioPedBrasil®, que possui modernos centro cirúrgico e UTI para acolher a Ana Lívia e todos os pacientes”, afirmou Dr. Ulisses Croti, coordenador geral do Centro do Coração da Criança do HCM.

A cardiologista pediátrica Alexandra Siscar Barufi esclarece que dois fatores colaboraram para surgir um doador compatível com a menina em tão pouco tempo. “O primeiro é que o estado de saúde da Ana Lívia era muito grave, o que a levou ser prioridade. E por ela ter o sangue AB positivo, o que permite receber doadores de todos os tipos sanguíneos”, pontua a cardiologista pediátrica do HCM.

Moradora de Lins (SP), Ana Lívia está internada na UTI do HCM e seu estado de saúde é estável. Diagnosticada há 18 meses com miocardiopatia dilatada, a menina estava internada no Hospital Estadual de Bauru, de onde foi transferida para o Hospital da Criança e Maternidade.

Sua mãe, a dona de casa Talissa Patrícia Bueno Prado, agradece à família do doador e à equipe do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. “Não há como imaginar a dor da família do doador, mas gostaria muito que eles soubessem que têm a minha gratidão eterna para que este sentimento ajudasse um pouco a confortá-los. Vou orar sempre por eles”, afirmou.

Talissa faz questão também de elogiar a equipe do HCM e a estrutura do Centro do Coração da Criança, com a qual se diz impressionada. “Médicos, enfermagem, fisioterapeutas, todos são muito carinhosos e dedicados. Há o cuidado não só com ela, mas comigo e nossa família. Já passamos por muitos lugares, e este hospital é surreal, somos abençoados por poder ter um hospital desta qualidade tão perto”, afirmou Talissa.

CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança do HCM

Um dos três maiores serviços do Brasil e o maior do interior paulista, a CardioPedBrasil® possui equipe multiprofissional reconhecida no Brasil por sua qualificação e experiência, dispõe de alta tecnologia e uma das melhores infraestruturas da América Latina para o diagnóstico e tratamento de doenças e problemas no coração de recém-nascidos, bebês e crianças, prioritariamente, do Estado, mas também de todo o território nacional.

O diretor-executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destaca ser o transplante da menina Ana Lívia importante exemplo do quanto o complexo hospitalar é referência em todo o país, beneficiando não só a população dos 102 municípios da região, mas de cidades em todo território nacional. “Estamos sempre aprimorando nossos profissionais e realizando investimentos em todo nosso complexo, a exemplo do Centro do Coração da Criança, para cuidar e salvar vidas, razão da existência da Funfarme e seus hospitais”, afirmou Dr. Jorge.

O Centro do Coração da Criança ocupa área de 1.500 metros quadrados, reunindo UTI (unidade de tratamento intensivo), com 30 leitos, enfermaria com 21 leitos e o centro cirúrgico composto por duas salas dotadas do que há de mais moderno em instalações e equipamentos para a realização de procedimentos complexos.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >