Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme - Hospital da Criança e Maternidade

Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme

26/01/2024

A deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP) visitou nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro, o Complexo Funfarme de São José do Rio Preto, formado pelo Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Ambulatório de Especialidades, Instituto de Câncer (ICA), Hemocentro e Centro de Reabilitação Lucy Montoro. A parlamentar, que é jornalista, autora de livros e ativista brasileira pelos direitos dos autistas, conversou com diretores da fundação e conheceu a estrutura e projetos inovadores do Complexo.

A deputada reuniu-se com os diretores do Complexo Funfarme, representados pela diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, com o superintendente financeiro da fundação, Robson Pádua, a diretora administrativa do instituto Lucy Montoro, Dra. Regina Chueire, o diretor do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Dr. Antônio Soares Souza, além da Comissão do Autismo do HCM e o responsável pelas relações institucionais da Funfarme, Jurandyr Bueno.

Os gestores hospitalares apresentaram à deputada o trabalho do Instituto Lucy Montoro, referência nacional no tratamento de vítimas de traumatismo craniano, dor crônica, lesão medular, doenças incapacitantes, paralisia cerebral e más formações. Além de uma visita guiada pela estrutura da instituição, que possui equipamentos de última geração, como simuladores de marcha, equipamentos robóticos e uso de videogame para tratamento, a parlamentar foi apresentada ainda ao projeto do instituto que incentiva a iniciação esportiva e oferece gratuitamente aulas de basquete em cadeira de rodas, atletismo, bocha, natação, tênis de mesa e tênis de quadra para pacientes e toda a população. 

“Estou muito feliz e impressionada com o que eu vi no Complexo Funfarme. Nunca tinha visto um Lucy Montoro tão bem equipado, com equipamentos de ponta. Vendo um hospital desse tamanho, com tantos setores e projetos importantes e que ainda atende SUS, consigo entender a importância de trazer investimentos, tanto do executivo quanto do legislativo, para continuar com essa excelência em saúde que claramente acontece aqui”, disse a deputada durante a visita ao Complexo.

“Incentivar a continuidade do trabalho do Complexo Funfarme é fundamental para garantir acesso de qualidade aos serviços médicos. Além de ser uma referência no atendimento, a Funfarme desempenha um papel vital na formação de profissionais de saúde e na promoção de pesquisas inovadoras. Os incentivos direcionados ao Complexo não apenas fortalecem a infraestrutura hospitalar, mas contribuem para o bem-estar da nossa comunidade e na construção de um futuro mais saudável e promissor para toda a região de Rio Preto", disse o superintendente financeiro da Funfarme, Robson de Pádua.

Também foi apresentado à parlamentar o projeto do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) voltado ao atendimento de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), que deu origem a um protocolo específico para atender esses pacientes de forma humanizada, que começa desde treinamentos a todos os colaboradores da instituição até espaços para melhor receber esses pacientes, como a sala de espera dedicada a pacientes diagnosticados com TEA, que tem o objetivo é dar mais conforto a pais e filhos que são atendidos na unidade.

“Seria muito bom se todas as instituições se preocupassem com isso e tivessem um protocolo e treinamento com os profissionais de saúde para receber pacientes autistas da melhor forma, além de ter uma recepção adequada. Eu fico muito feliz em saber que aqui esteja sendo talvez um pioneiro na região nesse sentido e que isso contamine, no bom sentido, os outros hospitais da região”, finaliza a deputada.
 
Daniela Barbosa Dias, psicóloga e membro da comissão do Autismo do HCM fala sobre a importância de parlamentares, como Andrea, em conhecerem de perto o excelente trabalho que a fundação realiza na região. “O incentivo a projetos como o do HCM é primordial, porque a partir dele nós temos condições de estruturar ações que visam não só a um atendimento mais humanizado e completo a paciente autista, mas também que respeite as peculiaridades do comportamento e proporciona um espaço mais seguro e que englobe todas as necessidades, não só dele, quanto da família também, que se possui todas as melhorias que a gente consegue proporcionar dentro da instituição”, diz.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >