No Dia Mundial do Rim, Funfarme/Famerp atende cerca de 550 pessoas, 50% mais do que no ano passado - Hospital da Criança e Maternidade

No Dia Mundial do Rim, Funfarme/Famerp atende cerca de 550 pessoas, 50% mais do que no ano passado

10/03/2016

Para evidenciar o Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, 10 de março, e alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças renais, a Funfarme e a Famerp realizaram, gratuitamente, testes de uroanálise (testes rápidos de urina), glicemia e aferição de pressão em pacientes, acompanhantes e demais visitantes que passaram pela Emergência do SUS do Hospital de Base. Ao final das seis horas de atendimentos, foram realizados cerca de 550 testes, aumento de 50% em relação ao ano passado.

O evento mobilizou cerca de 30 profissionais de Saúde, alunos e residentes de medicina, aperfeiçoando e aprimorandos de enfermagem e estudantes e técnicos de enfermagem. Ao mesmo tempo, profissionais do Hospital da Criança e Maternidade distribuíram panfletos e deram orientações aos pacientes e visitantes da instituição, já que o tema da campanha deste ano foi “Prevenção da doença renal começa na infância”.  

“A doença renal crônica em crianças é relativamente rara, porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras, e o tratamento é difícil, caro e trabalhoso”, afirma o nefrologista e diretor clínico do Hospital de Base, Dr. João Fernando Picollo.

O nefrologista explica que a doença renal compromete muito o crescimento e o desenvolvimento da criança e adolescente, por isso, a descoberta o mais cedo possível da DRC é fundamental. “Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas, reduzindo as consequências em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos”, completa Dr. Picollo.

Embora o foco em 2016 tenha sido as crianças e jovens, os profissionais destacaram também as ações de prevenção entre adultos e idosos. “As entidades e médicos envolvidos, em todo o mundo, querem esclarecer a população que a doença renal pode ser detectada previamente, através da dosagem de creatinina e urina tipo 1, principalmente idosos hipertensos diabéticos, obesos e quem tem doença renal na família”, declara Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista e diretor-executivo da Funfarme.

O evento foi um sucesso, na avaliação da enfermeira Rita de Cássia Helu Ribeiro, supervisora do Programa de Aprimoramento da Enfermagem da Nefrologia da Funfarme/Famerp. “O aumento significativo de pessoas que procuraram atendimento demonstra o quanto esta ação é importante. Vários setores da Funfarme e Famerp participaram, colaborando para o sucesso.”  

A importância de ações como a realizada nesta quinta-feira no Hospital de Base e da campanha fica evidente, por exemplo, quando se acompanha histórias como a do  aposentado Luis Paulo Fernandes de Oliveira, de 63 anos. Ao saber do atendimento na Emergência do HB, decidiu fazer os testes, sem saber que, por ser diabético, integra um dos grupos de risco a ter problemas nos rins. Enquanto era atendido, Oliveira confessava que não fazia exames nos rins há mais de 10 anos, quando foi surpreendido pelo diagnóstico: um de seus exames apresentou alterações. “Eu não sabia que podia ter problemas renais por causa do diabetes. Por sorte, resolvi fazer os exames e descobri que posso ter complicações no futuro. Vou procurar tratamento o quanto antes”, disse o aposentado, morador de Rio Preto.

Elder Ferreira dos Santos, de 17 anos, tem o perfil alvo da campanha mundial deste ano: jovens e crianças. Ao se deparar com a ação, resolveu realizar os exames para saber mais sobre o assunto. “Eu já sei quais são os sintomas de uma diabetes e da pressão alta. Tento sempre estar atento a eles e poder fazer os exames hoje me deu tranquilidade, já que os resultados não mostraram nenhuma alteração. Além disso, vou tentar controlar a quantidade de sal e açúcar no dia a dia.”

O Hospital de Base atende atualmente cerca de 300 pacientes com doença renal crônica, número que aumentou 38% nos últimos 10 anos. Desde 1992, quando iniciou o transplante de rim, o HB já realizou mais de 1.120 procedimentos. No Brasil, existem cerca de 120 mil pacientes em diálise.

 


Mais Notícias

40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+]
Veja mais notícias >