Localização

Neste 13 de setembro - Dia Mundial da Sepse, profissionais da Funfarme esclarecem a população sobre esta inflamação

13/09/2017

13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse, inflamação geral do próprio organismo que causa a morte, em média, de 240 mil pessoas por ano, no Brasil, e, no mundo, de cerca de 3 milhões. A campanha visa esclarecer a população que cada pessoa pode, com ações simples, reduzir muito as chances de poder ter sepse.

Para falar sobre a sepse e passar esta mensagem importante, profissionais de enfermagem e de outras áreas da Funfarme distribuíram panfletos e prestaram informações às pessoas que passaram pelo complexo hospitalar e no Shopping HB, durante toda a manhã.

A sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e pode levar a parada de funcionamento de um ou mais órgãos com risco de morte caso não seja descoberta e tratada rapidamente.

O risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, se os responsáveis cumprirem o calendário de vacinação. Esta é uma das ações que dependem de cada um, alerta o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). A higiene adequada das mãos é outra atitude simples que colabora, assim como hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

Ao contrário destas ações, segundo o Instituto, as pessoas devem evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos, o que podem colaborar para deixá-las mais suscetíveis à inflamação.

No ambulatório de pediatria, a dona de casa Ana Paula Cardoso, moradora de Ipiguá, aguardava por uma consulta a seu filho de 5 meses, quando ouviu atentamente as explicações dos profissionais da Funfarme e elogiou a iniciativa. “Parece algo simples o que eles estão fazendo agora, mas para eu e meu pai foi muito importante. O folheto e a explicação sobre a sepse fazem toda a diferença para aprendermos sobre este problema e procurarmos evitar”, afirmou. 


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]