Outubro Rosa
Neste 13 de setembro - Dia Mundial da Sepse, profissionais da Funfarme esclarecem a população sobre esta inflamação - Hospital da Criança e Maternidade

Neste 13 de setembro - Dia Mundial da Sepse, profissionais da Funfarme esclarecem a população sobre esta inflamação

13/09/2017

13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse, inflamação geral do próprio organismo que causa a morte, em média, de 240 mil pessoas por ano, no Brasil, e, no mundo, de cerca de 3 milhões. A campanha visa esclarecer a população que cada pessoa pode, com ações simples, reduzir muito as chances de poder ter sepse.

Para falar sobre a sepse e passar esta mensagem importante, profissionais de enfermagem e de outras áreas da Funfarme distribuíram panfletos e prestaram informações às pessoas que passaram pelo complexo hospitalar e no Shopping HB, durante toda a manhã.

A sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e pode levar a parada de funcionamento de um ou mais órgãos com risco de morte caso não seja descoberta e tratada rapidamente.

O risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, se os responsáveis cumprirem o calendário de vacinação. Esta é uma das ações que dependem de cada um, alerta o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). A higiene adequada das mãos é outra atitude simples que colabora, assim como hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

Ao contrário destas ações, segundo o Instituto, as pessoas devem evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos, o que podem colaborar para deixá-las mais suscetíveis à inflamação.

No ambulatório de pediatria, a dona de casa Ana Paula Cardoso, moradora de Ipiguá, aguardava por uma consulta a seu filho de 5 meses, quando ouviu atentamente as explicações dos profissionais da Funfarme e elogiou a iniciativa. “Parece algo simples o que eles estão fazendo agora, mas para eu e meu pai foi muito importante. O folheto e a explicação sobre a sepse fazem toda a diferença para aprendermos sobre este problema e procurarmos evitar”, afirmou. 


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >