Localização

Neste 13 de setembro - Dia Mundial da Sepse, profissionais da Funfarme esclarecem a população sobre esta inflamação

13/09/2017

13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse, inflamação geral do próprio organismo que causa a morte, em média, de 240 mil pessoas por ano, no Brasil, e, no mundo, de cerca de 3 milhões. A campanha visa esclarecer a população que cada pessoa pode, com ações simples, reduzir muito as chances de poder ter sepse.

Para falar sobre a sepse e passar esta mensagem importante, profissionais de enfermagem e de outras áreas da Funfarme distribuíram panfletos e prestaram informações às pessoas que passaram pelo complexo hospitalar e no Shopping HB, durante toda a manhã.

A sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e pode levar a parada de funcionamento de um ou mais órgãos com risco de morte caso não seja descoberta e tratada rapidamente.

O risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, se os responsáveis cumprirem o calendário de vacinação. Esta é uma das ações que dependem de cada um, alerta o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). A higiene adequada das mãos é outra atitude simples que colabora, assim como hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

Ao contrário destas ações, segundo o Instituto, as pessoas devem evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos, o que podem colaborar para deixá-las mais suscetíveis à inflamação.

No ambulatório de pediatria, a dona de casa Ana Paula Cardoso, moradora de Ipiguá, aguardava por uma consulta a seu filho de 5 meses, quando ouviu atentamente as explicações dos profissionais da Funfarme e elogiou a iniciativa. “Parece algo simples o que eles estão fazendo agora, mas para eu e meu pai foi muito importante. O folheto e a explicação sobre a sepse fazem toda a diferença para aprendermos sobre este problema e procurarmos evitar”, afirmou. 


Mais Notícias

Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+] Senador Major Olímpio vem a Rio Preto e faz questão de visitar Funfarme [+] Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar [+] Deputado Federal Capitão Derrite visita Funfarme para estudar novas parcerias [+] Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+]