Localização

Neste 13 de setembro - Dia Mundial da Sepse, profissionais da Funfarme esclarecem a população sobre esta inflamação

13/09/2017

13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse, inflamação geral do próprio organismo que causa a morte, em média, de 240 mil pessoas por ano, no Brasil, e, no mundo, de cerca de 3 milhões. A campanha visa esclarecer a população que cada pessoa pode, com ações simples, reduzir muito as chances de poder ter sepse.

Para falar sobre a sepse e passar esta mensagem importante, profissionais de enfermagem e de outras áreas da Funfarme distribuíram panfletos e prestaram informações às pessoas que passaram pelo complexo hospitalar e no Shopping HB, durante toda a manhã.

A sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e pode levar a parada de funcionamento de um ou mais órgãos com risco de morte caso não seja descoberta e tratada rapidamente.

O risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, se os responsáveis cumprirem o calendário de vacinação. Esta é uma das ações que dependem de cada um, alerta o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). A higiene adequada das mãos é outra atitude simples que colabora, assim como hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

Ao contrário destas ações, segundo o Instituto, as pessoas devem evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos, o que podem colaborar para deixá-las mais suscetíveis à inflamação.

No ambulatório de pediatria, a dona de casa Ana Paula Cardoso, moradora de Ipiguá, aguardava por uma consulta a seu filho de 5 meses, quando ouviu atentamente as explicações dos profissionais da Funfarme e elogiou a iniciativa. “Parece algo simples o que eles estão fazendo agora, mas para eu e meu pai foi muito importante. O folheto e a explicação sobre a sepse fazem toda a diferença para aprendermos sobre este problema e procurarmos evitar”, afirmou. 


Mais Notícias

Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Cadastro de doulas do HCM - março de 2019 [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Profissionais da Obstetrícia do HCM participam de treinamento do Programa Parto Adequado [+] HCM comemora Novembro Roxo com II Encontro de Prematuros [+] Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+]