Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre tratamento de doenças graves no coração

29/06/2018

Médicos e demais profissionais de Saúde do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de Rio Preto, e norte-americanos da Mayo Clinic e Children’s Hospitals and Clinics of Minnesota participaram, nesta sexta-feira (29 de junho), do 3º Meeting do Children’s HeartLink International. 

O principal objetivo do evento foi atualizar o conhecimento e promover a troca de experiências das equipes multidisciplinares do HCM e das instituições americanas e da região participantes e que tratam de crianças portadoras de cardiopatias congênitas, com ênfase para as medidas de prevenção de infecção antes, durante e depois da cirurgia.

O evento foi aberto pelo chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (SECCAP), Dr. Ulisses Croti, com a presença do presidente do Conselho. “Este é o nosso 3º Encontro e fico feliz em ver profissionais de vários lugares do país. Sou grato pelo esforço e empenho de toda equipe do SECCAP e aos médicos do programa Children’s Heartlink por essa parceria”, afirmou Dr. Ulisses.

“O Serviço de Cardiologia do HCM foi crescendo e hoje é uma referência não só na cidade, mas no Estado e em todo o Brasil. Eventos como este são fundamentais para disseminar o conhecimento não só em nossas instituições como para a região e com repercussão até no país”, afirmou o presidente do Conselho da Funfarme e diretor da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti.

O SECCAP da Funfarme/HCM é referência nacional no tratamento de crianças que nascem com problemas no coração, sendo um dos dois únicos hospitais brasileiros a ter este intercâmbio internacional, há 10 anos, com os hospitais norte-americanos, através da Fundação Children’s HeartLink. A outra instituição é o Hospital Messejana, de Fortaleza.

O Meeting teve aulas da equipe americana e a realização de cirurgia reunindo profissionais do HCM, da Mayo Clinic e do Children’s Hospitals and Clinics, ao mesmo tempo em que comentavam os procedimentos e esclareciam dúvidas dos participantes do Encontro, que assistiram no anfiteatro, via circuito interno de vídeo.

HCM é referência nacional

O Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM é referência nacional no tratamento de crianças que nascem com problemas no coração, sendo um dos dois únicos hospitais brasileiros a ter este intercâmbio internacional, há 10 anos, com os hospitais norte-americanos, através da Fundação Children’s HeartLink. A outra instituição é o Hospital Messejana, de Fortaleza.

O HB/HCM já realizou mais de 4.000 cirurgias cardíacas em crianças e aumentou em 75% o número de cirurgias, passando de média de 170 para 300 por ano, atendendo crianças de todo o Brasil. Mesmo com este aumento expressivo, o Serviço vem conseguindo melhorar os resultados dos tratamentos e reduziu pela metade o índice de infecção nos pacientes. “Isso é muito significativo e importante, considerando que tratamos de crianças muito debilitadas e, portanto, muito sujeitas a infecções”, diz o cirurgião cardíaco, Ullises Croti.


Mais Notícias

Organização Nacional de Acreditação certifica o Hospital de Base e o Hospital da Criança e... [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+]
Veja mais notícias >