Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre tratamento de doenças graves no coração - Hospital da Criança e Maternidade

Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre tratamento de doenças graves no coração

29/06/2018

Médicos e demais profissionais de Saúde do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de Rio Preto, e norte-americanos da Mayo Clinic e Children’s Hospitals and Clinics of Minnesota participaram, nesta sexta-feira (29 de junho), do 3º Meeting do Children’s HeartLink International. 

O principal objetivo do evento foi atualizar o conhecimento e promover a troca de experiências das equipes multidisciplinares do HCM e das instituições americanas e da região participantes e que tratam de crianças portadoras de cardiopatias congênitas, com ênfase para as medidas de prevenção de infecção antes, durante e depois da cirurgia.

O evento foi aberto pelo chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (SECCAP), Dr. Ulisses Croti, com a presença do presidente do Conselho. “Este é o nosso 3º Encontro e fico feliz em ver profissionais de vários lugares do país. Sou grato pelo esforço e empenho de toda equipe do SECCAP e aos médicos do programa Children’s Heartlink por essa parceria”, afirmou Dr. Ulisses.

“O Serviço de Cardiologia do HCM foi crescendo e hoje é uma referência não só na cidade, mas no Estado e em todo o Brasil. Eventos como este são fundamentais para disseminar o conhecimento não só em nossas instituições como para a região e com repercussão até no país”, afirmou o presidente do Conselho da Funfarme e diretor da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti.

O SECCAP da Funfarme/HCM é referência nacional no tratamento de crianças que nascem com problemas no coração, sendo um dos dois únicos hospitais brasileiros a ter este intercâmbio internacional, há 10 anos, com os hospitais norte-americanos, através da Fundação Children’s HeartLink. A outra instituição é o Hospital Messejana, de Fortaleza.

O Meeting teve aulas da equipe americana e a realização de cirurgia reunindo profissionais do HCM, da Mayo Clinic e do Children’s Hospitals and Clinics, ao mesmo tempo em que comentavam os procedimentos e esclareciam dúvidas dos participantes do Encontro, que assistiram no anfiteatro, via circuito interno de vídeo.

HCM é referência nacional

O Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM é referência nacional no tratamento de crianças que nascem com problemas no coração, sendo um dos dois únicos hospitais brasileiros a ter este intercâmbio internacional, há 10 anos, com os hospitais norte-americanos, através da Fundação Children’s HeartLink. A outra instituição é o Hospital Messejana, de Fortaleza.

O HB/HCM já realizou mais de 4.000 cirurgias cardíacas em crianças e aumentou em 75% o número de cirurgias, passando de média de 170 para 300 por ano, atendendo crianças de todo o Brasil. Mesmo com este aumento expressivo, o Serviço vem conseguindo melhorar os resultados dos tratamentos e reduziu pela metade o índice de infecção nos pacientes. “Isso é muito significativo e importante, considerando que tratamos de crianças muito debilitadas e, portanto, muito sujeitas a infecções”, diz o cirurgião cardíaco, Ullises Croti.


Mais Notícias

Novembro Dourado: Mês de Combate ao Câncer Infantojuvenil [+] CardioPedBrasil celebra 20 anos de atuação no tratamento de cardiopatias congênitas [+] Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª... [+] Digital influencer e esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, comemora número de... [+] CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM é a primeira instituição da América... [+] Equipes médicas e de enfermagem se vestem a caráter para o Halloween [+] Pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM participam de atividades para comemorar Halloween [+] HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+]
Veja mais notícias >