Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre tratamento de doenças graves no coração - Hospital da Criança e Maternidade

Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre tratamento de doenças graves no coração

29/06/2018

Médicos e demais profissionais de Saúde do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de Rio Preto, e norte-americanos da Mayo Clinic e Children’s Hospitals and Clinics of Minnesota participaram, nesta sexta-feira (29 de junho), do 3º Meeting do Children’s HeartLink International. 

O principal objetivo do evento foi atualizar o conhecimento e promover a troca de experiências das equipes multidisciplinares do HCM e das instituições americanas e da região participantes e que tratam de crianças portadoras de cardiopatias congênitas, com ênfase para as medidas de prevenção de infecção antes, durante e depois da cirurgia.

O evento foi aberto pelo chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (SECCAP), Dr. Ulisses Croti, com a presença do presidente do Conselho. “Este é o nosso 3º Encontro e fico feliz em ver profissionais de vários lugares do país. Sou grato pelo esforço e empenho de toda equipe do SECCAP e aos médicos do programa Children’s Heartlink por essa parceria”, afirmou Dr. Ulisses.

“O Serviço de Cardiologia do HCM foi crescendo e hoje é uma referência não só na cidade, mas no Estado e em todo o Brasil. Eventos como este são fundamentais para disseminar o conhecimento não só em nossas instituições como para a região e com repercussão até no país”, afirmou o presidente do Conselho da Funfarme e diretor da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti.

O SECCAP da Funfarme/HCM é referência nacional no tratamento de crianças que nascem com problemas no coração, sendo um dos dois únicos hospitais brasileiros a ter este intercâmbio internacional, há 10 anos, com os hospitais norte-americanos, através da Fundação Children’s HeartLink. A outra instituição é o Hospital Messejana, de Fortaleza.

O Meeting teve aulas da equipe americana e a realização de cirurgia reunindo profissionais do HCM, da Mayo Clinic e do Children’s Hospitals and Clinics, ao mesmo tempo em que comentavam os procedimentos e esclareciam dúvidas dos participantes do Encontro, que assistiram no anfiteatro, via circuito interno de vídeo.

HCM é referência nacional

O Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM é referência nacional no tratamento de crianças que nascem com problemas no coração, sendo um dos dois únicos hospitais brasileiros a ter este intercâmbio internacional, há 10 anos, com os hospitais norte-americanos, através da Fundação Children’s HeartLink. A outra instituição é o Hospital Messejana, de Fortaleza.

O HB/HCM já realizou mais de 4.000 cirurgias cardíacas em crianças e aumentou em 75% o número de cirurgias, passando de média de 170 para 300 por ano, atendendo crianças de todo o Brasil. Mesmo com este aumento expressivo, o Serviço vem conseguindo melhorar os resultados dos tratamentos e reduziu pela metade o índice de infecção nos pacientes. “Isso é muito significativo e importante, considerando que tratamos de crianças muito debilitadas e, portanto, muito sujeitas a infecções”, diz o cirurgião cardíaco, Ullises Croti.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >