Liga de Medicina Integrativa da Funfarme/Famerp desenvolve arteterapia com crianças do HCM, utilizando materiais hospitalares descartáveis não-contaminados - Hospital da Criança e Maternidade

Liga de Medicina Integrativa da Funfarme/Famerp desenvolve arteterapia com crianças do HCM, utilizando materiais hospitalares descartáveis não-contaminados

01/11/2017

Alunos da Medicina e da Psicologia da Famerp uniram-se no projeto de extensão da Liga de Medicina Integrativa da Faculdade “Colorindo minha internação”, que traz diversos benefícios ao pacientes internados em tratamento no HCM e seus acompanhantes. O projeto começou a se formatar no primeiro semestre deste ano e fechou parceria com o hospital em junho. Os membros da Liga passaram por um treinamento inicial e em agosto aconteceu o primeiro encontro. O projeto, que consiste em 11 reuniões, já está em desenvolvimento e chega a seu nono encontro. Este, aconteceu, hoje, no hall do 7º andar do HCM.

Com a reutilização de materiais hospitalares descartáveis não-contaminados, como caixas e frascos de remédio, as crianças constroem esculturas de bonecos, carros e etc., praticando a arteterapia. O projeto tem a orientação da arteterapêuta Camila Volpe. As atividades lúdicas melhoram a ambiência da internação destes pacientes.

O projeto mobiliza os profissionais de enfermagem e alunos que, entre um encontro e outro, reúnem os materiais a ser utilizados nas sessões. Uma das coordenadoras do projeto, a aluna do 2º ano de medicina da Famerp Laurie Kumano explica os benefícios que a Liga tem trazido aos pacientes. “Em um mesmo encontro, podemos ver uma mudança na expressão facial e corporal das crianças: de mais acanhadas no início a mais expressivas ao fim. Além disso, percebemos uma mudança na forma de lidar com os materiais hospitalares. No primeiro contato, pudemos ver que algumas crianças olhavam com desconfiança as caixas de remédio, no entanto, ao ver que podiam transformá-las em várias coisas, robôs, carrinhos, bonecas, sua percepção mudava a ponto de parecer esquecer que se tratava de um material hospitalar”, afirma a estudante.

A Liga é composta de alunos do 1°, 2° e 3° ano da Medicina e do 1° da Psicologia e, nos 8 encontros já realizados, atendeu mais de 50 crianças do HCM.

 

Para Naiara Aurea de Lima Moizés, mãe do pequeno Cauã de 2 anos, a ambiência muda, só ver a felicidade do filho. “A gente até esquece por que está aqui. Descobri, vendo ele se divertindo tanto, que pode ser bom estar aqui”, pontua.

 

Inspiração

Esse projeto foi inspirado em casos encontrados na literatura, como por exemplo, trabalhos feitos na área infantil de hospitais de Ponta Grossa, Goiânia e Pernambuco. Para os estudantes, as atividades auxiliam a ter uma formação mais humanística, permitindo ver o paciente de maneira global, e não só como um indivíduo doente.

 

 


Mais Notícias

Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+]
Veja mais notícias >