Outubro Rosa
Liga de Medicina Integrativa da Funfarme/Famerp desenvolve arteterapia com crianças do HCM, utilizando materiais hospitalares descartáveis não-contaminados - Hospital da Criança e Maternidade

Liga de Medicina Integrativa da Funfarme/Famerp desenvolve arteterapia com crianças do HCM, utilizando materiais hospitalares descartáveis não-contaminados

01/11/2017

Alunos da Medicina e da Psicologia da Famerp uniram-se no projeto de extensão da Liga de Medicina Integrativa da Faculdade “Colorindo minha internação”, que traz diversos benefícios ao pacientes internados em tratamento no HCM e seus acompanhantes. O projeto começou a se formatar no primeiro semestre deste ano e fechou parceria com o hospital em junho. Os membros da Liga passaram por um treinamento inicial e em agosto aconteceu o primeiro encontro. O projeto, que consiste em 11 reuniões, já está em desenvolvimento e chega a seu nono encontro. Este, aconteceu, hoje, no hall do 7º andar do HCM.

Com a reutilização de materiais hospitalares descartáveis não-contaminados, como caixas e frascos de remédio, as crianças constroem esculturas de bonecos, carros e etc., praticando a arteterapia. O projeto tem a orientação da arteterapêuta Camila Volpe. As atividades lúdicas melhoram a ambiência da internação destes pacientes.

O projeto mobiliza os profissionais de enfermagem e alunos que, entre um encontro e outro, reúnem os materiais a ser utilizados nas sessões. Uma das coordenadoras do projeto, a aluna do 2º ano de medicina da Famerp Laurie Kumano explica os benefícios que a Liga tem trazido aos pacientes. “Em um mesmo encontro, podemos ver uma mudança na expressão facial e corporal das crianças: de mais acanhadas no início a mais expressivas ao fim. Além disso, percebemos uma mudança na forma de lidar com os materiais hospitalares. No primeiro contato, pudemos ver que algumas crianças olhavam com desconfiança as caixas de remédio, no entanto, ao ver que podiam transformá-las em várias coisas, robôs, carrinhos, bonecas, sua percepção mudava a ponto de parecer esquecer que se tratava de um material hospitalar”, afirma a estudante.

A Liga é composta de alunos do 1°, 2° e 3° ano da Medicina e do 1° da Psicologia e, nos 8 encontros já realizados, atendeu mais de 50 crianças do HCM.

 

Para Naiara Aurea de Lima Moizés, mãe do pequeno Cauã de 2 anos, a ambiência muda, só ver a felicidade do filho. “A gente até esquece por que está aqui. Descobri, vendo ele se divertindo tanto, que pode ser bom estar aqui”, pontua.

 

Inspiração

Esse projeto foi inspirado em casos encontrados na literatura, como por exemplo, trabalhos feitos na área infantil de hospitais de Ponta Grossa, Goiânia e Pernambuco. Para os estudantes, as atividades auxiliam a ter uma formação mais humanística, permitindo ver o paciente de maneira global, e não só como um indivíduo doente.

 

 


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >