Localização

Liga de Medicina Integrativa da Funfarme/Famerp desenvolve arteterapia com crianças do HCM, utilizando materiais hospitalares descartáveis não-contaminados

01/11/2017

Alunos da Medicina e da Psicologia da Famerp uniram-se no projeto de extensão da Liga de Medicina Integrativa da Faculdade “Colorindo minha internação”, que traz diversos benefícios ao pacientes internados em tratamento no HCM e seus acompanhantes. O projeto começou a se formatar no primeiro semestre deste ano e fechou parceria com o hospital em junho. Os membros da Liga passaram por um treinamento inicial e em agosto aconteceu o primeiro encontro. O projeto, que consiste em 11 reuniões, já está em desenvolvimento e chega a seu nono encontro. Este, aconteceu, hoje, no hall do 7º andar do HCM.

Com a reutilização de materiais hospitalares descartáveis não-contaminados, como caixas e frascos de remédio, as crianças constroem esculturas de bonecos, carros e etc., praticando a arteterapia. O projeto tem a orientação da arteterapêuta Camila Volpe. As atividades lúdicas melhoram a ambiência da internação destes pacientes.

O projeto mobiliza os profissionais de enfermagem e alunos que, entre um encontro e outro, reúnem os materiais a ser utilizados nas sessões. Uma das coordenadoras do projeto, a aluna do 2º ano de medicina da Famerp Laurie Kumano explica os benefícios que a Liga tem trazido aos pacientes. “Em um mesmo encontro, podemos ver uma mudança na expressão facial e corporal das crianças: de mais acanhadas no início a mais expressivas ao fim. Além disso, percebemos uma mudança na forma de lidar com os materiais hospitalares. No primeiro contato, pudemos ver que algumas crianças olhavam com desconfiança as caixas de remédio, no entanto, ao ver que podiam transformá-las em várias coisas, robôs, carrinhos, bonecas, sua percepção mudava a ponto de parecer esquecer que se tratava de um material hospitalar”, afirma a estudante.

A Liga é composta de alunos do 1°, 2° e 3° ano da Medicina e do 1° da Psicologia e, nos 8 encontros já realizados, atendeu mais de 50 crianças do HCM.

 

Para Naiara Aurea de Lima Moizés, mãe do pequeno Cauã de 2 anos, a ambiência muda, só ver a felicidade do filho. “A gente até esquece por que está aqui. Descobri, vendo ele se divertindo tanto, que pode ser bom estar aqui”, pontua.

 

Inspiração

Esse projeto foi inspirado em casos encontrados na literatura, como por exemplo, trabalhos feitos na área infantil de hospitais de Ponta Grossa, Goiânia e Pernambuco. Para os estudantes, as atividades auxiliam a ter uma formação mais humanística, permitindo ver o paciente de maneira global, e não só como um indivíduo doente.

 

 


Mais Notícias

Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Cadastro de doulas do HCM - março de 2019 [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Profissionais da Obstetrícia do HCM participam de treinamento do Programa Parto Adequado [+] HCM comemora Novembro Roxo com II Encontro de Prematuros [+] Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+]