Instituto Lucy Montoro comemora 4 anos com ciclo de palestras, no qual deputada Mara Gabrilli, referência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, faz palestra no HCM - Hospital da Criança e Maternidade

Instituto Lucy Montoro comemora 4 anos com ciclo de palestras, no qual deputada Mara Gabrilli, referência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, faz palestra no HCM

11/09/2015

Em comemoração aos seus quatro anos de funcionamento na região, a Unidade de Rio Preto do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro iniciou, nesta sexta-feira (11 de setembro), o Ciclo de Palestras da Pessoa com Deficiência e Cidadania. E abriu em grande estilo, com a palestra da referência nacional na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), realizada no anfiteatro do HCM - Hospital da Criança e Maternidade.

Ex-vereadora e primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (2005-2007) da cidade de São Paulo, Mara é deputada federal e membro titular da Comissão de Educação e Cultura, suplente da Comissão de Seguridade Social e Família e da Comissão do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara Federal.

Antes de proferir a “Pessoa com deficiência no Brasil: avanços legais”, Mara visitou a Unidade do Lucy Montoro, acompanhada pelo diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, o vice-diretor executivo, Dr. José Luis Esteves Francisco, e a diretora do Instituto, Dra. Regina Chueire.

Ao receber a deputada no anfiteatro lotado do Hospital da Criança e Maternidade, Dr. Horácio disse ser uma alegria para a comunidade da Funfarme iniciar as comemorações do aniversário do Instituto Lucy Montoro reunindo “pessoas que tanto fazem pelo país”. “O Lucy Montoro é um marco para São Paulo e orgulho para nossa região, pois tem como filosofia tratar o deficiente como cidadão, com a dignidade que merece”, declarou o diretor executivo da fundação.

Várias autoridades prestigiaram a abertura do Ciclo de Palestras, entre elas, o deputado federal José Carlos Vaz de Lima, a vereadora Alessandra Trigo, membro da Comissão de Defesa dos Interesses Jurídicos de Deficientes da OAB de Rio Preto, Elisabete Liso, presidente da Associação Renascer, e a assistente social Sueli Veloso, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de  Rio Preto.

Mais do que falar sobre a situação do deficiente físico no Brasil e as ações institucionais em andamento para assegurar os direitos destes, Mara Gabrilli emocionou a todos ao contar sua história de superação, ilustrada, entre dezenas de declarações, por uma interrogação: “Lutei sempre pelos meus direitos porque, se eu não me sentisse incluída na sociedade, como eu iria trabalhar para incluir os outros deficientes?”

 

Ciclo de Palestras do Instituto Lucy Montoro continua no dia 25

 

O ciclo prossegue na próxima sexta-feira, 18 de setembro, com a palestra do promotor Sérgio Clementino, secretário executivo da Promotoria de Justiça Cível de Rio Preto, membro do Conselho Consultivo da Funfarme e professor de Especialização em Perícia Médica na Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto.

No dia 25, o Ciclo recebe o atleta Paulo Jatobá, presidente do CAD (Clube Amigos dos Deficientes).

 

Instituto Lucy Montoro – referência

 

O Lucy Montoro Rio Preto é referência na região pelo aperfeiçoamento de seu método de tratamento. No instituto, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar – incluindo psicólogo, que também atua junto à família -, depois, encaminhando à fisiatria, serviço social, terapia ocupacional, condicionamento físico, fonoaudiologia e nutrição. O atendimento prestado é totalmente gratuito, e tem o objetivo de que o paciente aceite a deficiência, atue para alcançar a melhor recuperação possível e, posteriormente, seja inserido no mercado de trabalho e nas atividades comuns da sociedade.

O Instituto também atua como centro formador de fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.

Nestes quatro anos, mais de 6.000 pessoas foram beneficiadas, resultando em 38.800 atendimentos médicos e 172.000 de outras especialidades, e entregues 8.550 órteses, próteses, meios de locomoção e dispositivos de auxílio no tratamento dos deficientes.

 


Mais Notícias

HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+] HCM recebe doação de 200 unidades de refrigerantes [+]
Veja mais notícias >