Outubro Rosa
Instituto Lucy Montoro comemora 4 anos com ciclo de palestras, no qual deputada Mara Gabrilli, referência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, faz palestra no HCM - Hospital da Criança e Maternidade

Instituto Lucy Montoro comemora 4 anos com ciclo de palestras, no qual deputada Mara Gabrilli, referência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, faz palestra no HCM

11/09/2015

Em comemoração aos seus quatro anos de funcionamento na região, a Unidade de Rio Preto do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro iniciou, nesta sexta-feira (11 de setembro), o Ciclo de Palestras da Pessoa com Deficiência e Cidadania. E abriu em grande estilo, com a palestra da referência nacional na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), realizada no anfiteatro do HCM - Hospital da Criança e Maternidade.

Ex-vereadora e primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (2005-2007) da cidade de São Paulo, Mara é deputada federal e membro titular da Comissão de Educação e Cultura, suplente da Comissão de Seguridade Social e Família e da Comissão do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara Federal.

Antes de proferir a “Pessoa com deficiência no Brasil: avanços legais”, Mara visitou a Unidade do Lucy Montoro, acompanhada pelo diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, o vice-diretor executivo, Dr. José Luis Esteves Francisco, e a diretora do Instituto, Dra. Regina Chueire.

Ao receber a deputada no anfiteatro lotado do Hospital da Criança e Maternidade, Dr. Horácio disse ser uma alegria para a comunidade da Funfarme iniciar as comemorações do aniversário do Instituto Lucy Montoro reunindo “pessoas que tanto fazem pelo país”. “O Lucy Montoro é um marco para São Paulo e orgulho para nossa região, pois tem como filosofia tratar o deficiente como cidadão, com a dignidade que merece”, declarou o diretor executivo da fundação.

Várias autoridades prestigiaram a abertura do Ciclo de Palestras, entre elas, o deputado federal José Carlos Vaz de Lima, a vereadora Alessandra Trigo, membro da Comissão de Defesa dos Interesses Jurídicos de Deficientes da OAB de Rio Preto, Elisabete Liso, presidente da Associação Renascer, e a assistente social Sueli Veloso, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de  Rio Preto.

Mais do que falar sobre a situação do deficiente físico no Brasil e as ações institucionais em andamento para assegurar os direitos destes, Mara Gabrilli emocionou a todos ao contar sua história de superação, ilustrada, entre dezenas de declarações, por uma interrogação: “Lutei sempre pelos meus direitos porque, se eu não me sentisse incluída na sociedade, como eu iria trabalhar para incluir os outros deficientes?”

 

Ciclo de Palestras do Instituto Lucy Montoro continua no dia 25

 

O ciclo prossegue na próxima sexta-feira, 18 de setembro, com a palestra do promotor Sérgio Clementino, secretário executivo da Promotoria de Justiça Cível de Rio Preto, membro do Conselho Consultivo da Funfarme e professor de Especialização em Perícia Médica na Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto.

No dia 25, o Ciclo recebe o atleta Paulo Jatobá, presidente do CAD (Clube Amigos dos Deficientes).

 

Instituto Lucy Montoro – referência

 

O Lucy Montoro Rio Preto é referência na região pelo aperfeiçoamento de seu método de tratamento. No instituto, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar – incluindo psicólogo, que também atua junto à família -, depois, encaminhando à fisiatria, serviço social, terapia ocupacional, condicionamento físico, fonoaudiologia e nutrição. O atendimento prestado é totalmente gratuito, e tem o objetivo de que o paciente aceite a deficiência, atue para alcançar a melhor recuperação possível e, posteriormente, seja inserido no mercado de trabalho e nas atividades comuns da sociedade.

O Instituto também atua como centro formador de fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.

Nestes quatro anos, mais de 6.000 pessoas foram beneficiadas, resultando em 38.800 atendimentos médicos e 172.000 de outras especialidades, e entregues 8.550 órteses, próteses, meios de locomoção e dispositivos de auxílio no tratamento dos deficientes.

 


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >