II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de prematuros - Hospital da Criança e Maternidade

II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de prematuros

17/08/2019

Respiração artificial é o principal assunto do II Simpósio de Neonatologia do hospital da Criança e Maternidade (HCM), que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, sexta e sábado, no hospital. “Este é um recurso que se usa em alguns tratamentos de cuidados intensivos, mas, se pensarmos a longo prazo, essa técnica pode acarretar sequelas respiratórias agudas e outras consequências. Então, quanto menor o tempo de uso, melhor; são atualidades deste tipo de tratamento que iremos debater, para melhorar ainda mais a vida deste prematuro”, explica a médica neonatologista e uma das organizadoras do evento, Dra. Marciali Fonseca.

Durante a abertura do Simpósio, Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, reafirmou a importância de atualizar processos e a educação, como forma de melhorar ainda mais o atendimento aos prematuros. "Um hospital-escola como o nosso que é o único a ter uma Unidade Neonatal, com especialistas voltados para os cuidados com os prematuros, na região tem de estar voltado sempre para o conhecimento, novas técnicas e tecnologias. Parabéns a todos, pois é assim que se oferece atendimento especializado com qualidade. Por isso, somos referência", afirmou Fares.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HCM é a única na região a fazer parte da Rede Vermont, um grupo de profissionais voluntários da Inglaterra que ajudam nos cuidados neonatais de mais de 1200 entidades de saúde no mundo. A rede atua coletando indicadores da especialidade nestas diversas instituições e a partir da troca de informação sobre técnicas, novas tecnologias e dados, é possível melhorar ainda mais os atendimentos oferecidos aos prematuros nas instituições participantes.

Ainda sobre o Simpósio e a partir de dados levantados para a rede, o HCM conseguiu mudar alguns processos e, até 2017 o uso de ventilação mecânica era utilizado em mais de 60% das internações feitas na UTI Neonatal. “Após 2018, quando entramos na rede e lançamos o I Simpósio de Neonatologia, este índice caiu quase pela metade e hoje temos apenas 35% de intubações nas nossas internações”, comemora a enfermeira supervisora da Unidade, Samanta Volpi.

Os benefícios desta mudança de postura para os bebês são muitos. “Além de conseguirmos evitar que o prematuro desenvolva alguma doença no futuro, conseguimos também diminuir a permanência dele no ambiente hospitalar, caindo de, em média, 20 dias de ocupação do leito para apenas 12. Ou seja, conseguimos fazer com que este recém-nascido se recupere mais rápido e dê espaço para que outros casos graves cheguem à nossa Unidade”, comenta a enfermeira. “Vale ressaltar que este contato menor com a ventilação mecânica também evita que esta criança volte para novas internações em outras alas hospitalares”, complementa Samanta.

A filha de Ana Carolina Ramos Silva, a pequena Helena Vitória, foi trazida ao HCM justamente porque tem um déficit respiratório e não foi intubada em momento algum. “Ela estava num hospital em Catanduva, com o tubinho. Desde que chegou aqui, só colocaram um respirador, que não vai até o pulmão, é só uma máscara que pega o nariz e a boca. Para uma mãe numa situação delicada como a nossa, não tem alívio maior que vem a filha respirando sozinha”, conta emocionada Ana Carolina.  

O evento debate novas técnicas e tecnologias que podem melhorar ainda mais o uso da ventilação mecânica e é voltado para profissionais que atuam em Unidades Neonatais. Além disso, o Simpósio também traz novidades nas áreas de nutrição, qualidade de vida para o prematuro e prevenção de infecções.


Mais Notícias

Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+]
Veja mais notícias >