II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de prematuros - Hospital da Criança e Maternidade

II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de prematuros

17/08/2019

Respiração artificial é o principal assunto do II Simpósio de Neonatologia do hospital da Criança e Maternidade (HCM), que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, sexta e sábado, no hospital. “Este é um recurso que se usa em alguns tratamentos de cuidados intensivos, mas, se pensarmos a longo prazo, essa técnica pode acarretar sequelas respiratórias agudas e outras consequências. Então, quanto menor o tempo de uso, melhor; são atualidades deste tipo de tratamento que iremos debater, para melhorar ainda mais a vida deste prematuro”, explica a médica neonatologista e uma das organizadoras do evento, Dra. Marciali Fonseca.

Durante a abertura do Simpósio, Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, reafirmou a importância de atualizar processos e a educação, como forma de melhorar ainda mais o atendimento aos prematuros. "Um hospital-escola como o nosso que é o único a ter uma Unidade Neonatal, com especialistas voltados para os cuidados com os prematuros, na região tem de estar voltado sempre para o conhecimento, novas técnicas e tecnologias. Parabéns a todos, pois é assim que se oferece atendimento especializado com qualidade. Por isso, somos referência", afirmou Fares.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HCM é a única na região a fazer parte da Rede Vermont, um grupo de profissionais voluntários da Inglaterra que ajudam nos cuidados neonatais de mais de 1200 entidades de saúde no mundo. A rede atua coletando indicadores da especialidade nestas diversas instituições e a partir da troca de informação sobre técnicas, novas tecnologias e dados, é possível melhorar ainda mais os atendimentos oferecidos aos prematuros nas instituições participantes.

Ainda sobre o Simpósio e a partir de dados levantados para a rede, o HCM conseguiu mudar alguns processos e, até 2017 o uso de ventilação mecânica era utilizado em mais de 60% das internações feitas na UTI Neonatal. “Após 2018, quando entramos na rede e lançamos o I Simpósio de Neonatologia, este índice caiu quase pela metade e hoje temos apenas 35% de intubações nas nossas internações”, comemora a enfermeira supervisora da Unidade, Samanta Volpi.

Os benefícios desta mudança de postura para os bebês são muitos. “Além de conseguirmos evitar que o prematuro desenvolva alguma doença no futuro, conseguimos também diminuir a permanência dele no ambiente hospitalar, caindo de, em média, 20 dias de ocupação do leito para apenas 12. Ou seja, conseguimos fazer com que este recém-nascido se recupere mais rápido e dê espaço para que outros casos graves cheguem à nossa Unidade”, comenta a enfermeira. “Vale ressaltar que este contato menor com a ventilação mecânica também evita que esta criança volte para novas internações em outras alas hospitalares”, complementa Samanta.

A filha de Ana Carolina Ramos Silva, a pequena Helena Vitória, foi trazida ao HCM justamente porque tem um déficit respiratório e não foi intubada em momento algum. “Ela estava num hospital em Catanduva, com o tubinho. Desde que chegou aqui, só colocaram um respirador, que não vai até o pulmão, é só uma máscara que pega o nariz e a boca. Para uma mãe numa situação delicada como a nossa, não tem alívio maior que vem a filha respirando sozinha”, conta emocionada Ana Carolina.  

O evento debate novas técnicas e tecnologias que podem melhorar ainda mais o uso da ventilação mecânica e é voltado para profissionais que atuam em Unidades Neonatais. Além disso, o Simpósio também traz novidades nas áreas de nutrição, qualidade de vida para o prematuro e prevenção de infecções.


Mais Notícias

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+] Eventos solidários em prol da Funfarme arrecadam R$ 159,6 mil para compra de equipamentos [+] Segunda corrida da família reúne 500 atletas em prol HCM [+] Terceiro Bazar Solidário promovido por Natália Toscano em prol do HCM é um sucesso [+] Aquecimento da corrida do HCM reúne crianças na Praça do Vivendas [+]
Veja mais notícias >