Hospital da Criança e Maternidade realiza simpósio para discutir câncer infantojuvenil e prematuridade - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade realiza simpósio para discutir câncer infantojuvenil e prematuridade

18/11/2016

Em novembro, celebram-se o Dia Mundial da Prematuridade (17) e o Dia de Combate ao Câncer Infantil (23). Aproveitando a proximidade das datas, o Hospital da Criança Maternidade de Rio Preto reuniu os dois temas num mesmo evento, o 1º Simpósio de Atenção ao Câncer Infantojuvenil e Prematuridade, realizado nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, com o apoio da Funfarme. O Simpósio teve por objetivo permitir às equipes multidisciplinares dos Setores de Neonatologia e Oncologia Pediátrica do HCM apresentarem as iniciativas relacionadas ao atendimento e tratamento de pacientes com câncer e prematuros, nestes primeiros três anos de funcionamento do hospital.

Números demonstram a importância de se discutir tais temas. De acordo com a ONG Prematuridade.com, mais de 10% dos partos no Brasil são de prematuros, principal causa de mortalidade infantil no país. Já o câncer é a doença que mais mata na faixa etária entre 5 e 19 anos.

 

Câncer Infantojuvenil

Responsável pelo Setor de Oncologia Pediátrica do HCM, a oncologista pediátrica Leila Borim explicou as diferenças entre o tratamento oncológico de criança e o de adulto. “O tratamento infantil é bem mais complexo, porque as crianças apresentam diversas particularidades. Entretanto, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura. Doenças e sintomas que vão e voltam são sinais de alerta aos pais” comentou a médica deste Setor, que realiza uma média de 210 procedimentos, entre pacientes ambulatoriais e internados, por mês.

 

Prematuridade

Por deixarem a barriga da mãe mais cedo, com tempo menor do que 37 semanas de gestação, os bebês prematuros necessitam de cuidados e atenção especiais. “Eles podem apresentar problemas de saúde decorrentes da imaturidade dos órgãos que acabam afetando os sistemas imunológico, respiratório, cardíaco, intestinal e neurológico e precisam ser assistidos de perto por toda a equipe multiprofissional. O HCM dispõe de toda a infra-estrutura e equipamentos necessários e profissionais capacitados em todas as áreas e especialidades para oferecer o tratamento adequado a estes pequenos pacientes, que encontram-se tão fragilizados”, ressaltou a neonatologista Marina Lania. A Maternidade do HCM realiza cerca de 350 partos por mês, entre SUS, convênios e particulares, dos quais, 20% são de bebês prematuros. Por ser um centro de referência em gravidez de alto risco, este percentual do HCM é o dobro da média do Brasil.

 

 


Mais Notícias

Novembro Dourado: Mês de Combate ao Câncer Infantojuvenil [+] CardioPedBrasil celebra 20 anos de atuação no tratamento de cardiopatias congênitas [+] Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª... [+] Digital influencer e esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, comemora número de... [+] CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM é a primeira instituição da América... [+] Equipes médicas e de enfermagem se vestem a caráter para o Halloween [+] Pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM participam de atividades para comemorar Halloween [+] HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+]
Veja mais notícias >