Hospital da Criança e Maternidade realiza simpósio para discutir câncer infantojuvenil e prematuridade - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade realiza simpósio para discutir câncer infantojuvenil e prematuridade

18/11/2016

Em novembro, celebram-se o Dia Mundial da Prematuridade (17) e o Dia de Combate ao Câncer Infantil (23). Aproveitando a proximidade das datas, o Hospital da Criança Maternidade de Rio Preto reuniu os dois temas num mesmo evento, o 1º Simpósio de Atenção ao Câncer Infantojuvenil e Prematuridade, realizado nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, com o apoio da Funfarme. O Simpósio teve por objetivo permitir às equipes multidisciplinares dos Setores de Neonatologia e Oncologia Pediátrica do HCM apresentarem as iniciativas relacionadas ao atendimento e tratamento de pacientes com câncer e prematuros, nestes primeiros três anos de funcionamento do hospital.

Números demonstram a importância de se discutir tais temas. De acordo com a ONG Prematuridade.com, mais de 10% dos partos no Brasil são de prematuros, principal causa de mortalidade infantil no país. Já o câncer é a doença que mais mata na faixa etária entre 5 e 19 anos.

 

Câncer Infantojuvenil

Responsável pelo Setor de Oncologia Pediátrica do HCM, a oncologista pediátrica Leila Borim explicou as diferenças entre o tratamento oncológico de criança e o de adulto. “O tratamento infantil é bem mais complexo, porque as crianças apresentam diversas particularidades. Entretanto, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura. Doenças e sintomas que vão e voltam são sinais de alerta aos pais” comentou a médica deste Setor, que realiza uma média de 210 procedimentos, entre pacientes ambulatoriais e internados, por mês.

 

Prematuridade

Por deixarem a barriga da mãe mais cedo, com tempo menor do que 37 semanas de gestação, os bebês prematuros necessitam de cuidados e atenção especiais. “Eles podem apresentar problemas de saúde decorrentes da imaturidade dos órgãos que acabam afetando os sistemas imunológico, respiratório, cardíaco, intestinal e neurológico e precisam ser assistidos de perto por toda a equipe multiprofissional. O HCM dispõe de toda a infra-estrutura e equipamentos necessários e profissionais capacitados em todas as áreas e especialidades para oferecer o tratamento adequado a estes pequenos pacientes, que encontram-se tão fragilizados”, ressaltou a neonatologista Marina Lania. A Maternidade do HCM realiza cerca de 350 partos por mês, entre SUS, convênios e particulares, dos quais, 20% são de bebês prematuros. Por ser um centro de referência em gravidez de alto risco, este percentual do HCM é o dobro da média do Brasil.

 

 


Mais Notícias

40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+]
Veja mais notícias >