Localização

Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história

17/09/2015

Inaugurado há dois anos, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto realizou, na noite desta quarta-feira (18 de setembro), o seu primeiro transplante de coração. É o 89º transplante de coração e o terceiro em criança que o complexo Funfarme, integrado pelo HCM e Hospital de Base de Rio Preto, realiza desde 2000, quando o primeiro foi feito.
A receptora do coração, a menina Dorys Lucy Vidal, de 12 anos, moradora de Jaú, está internada na UTI do HCM, em condição grave e estável. Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, Dorys corria grande risco de vida, devido ao agravamento de seu quadro de saúde causado por uma miocardiopatia dilatada, descoberta em dezembro do ano passado. A miocardiopatia dilatada é o aumento do coração, que compromete o seu funcionamento e a capacidade de bombeamento do sangue para todo o organismo. “O coração de Dorys tinha uma capacidade de bombeamento de apenas 10%, quando o normal é entre 65% e 75%”, disse Prof. Dr. Ulisses Croti. 

Ela recebeu o coração de uma menina de 15 anos, moradora do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, que morreu em decorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH), no dia 14 de setembro. 

O transporte do órgão de São Paulo para Rio Preto mobilizou as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) do HB e do Hospital das Clínicas de São Paulo e estas movimentaram as equipes do HCM e do Hospital Municipal de Campo Limpo, que imprimiram uma luta contra o tempo, já que não devem se passar mais do que quatro horas entre o momento da retirada do órgão do doador e a finalização do implante. Do contrário, o órgão fica comprometido.

Um helicóptero da Polícia Civil de São Paulo transportou os médicos do HCM com o coração do Hospital de Campo Limpo nos 18 quilômetros até o Aeroporto de Congonhas, onde eles pegaram um avião fretado pelo
governo do Estado rumo a Rio Preto. A operação não durou mais do que três horas até a equipe do HCM iniciar a cirurgia, às 19h30, concluindo-a à meia noite e meia desta quinta-feira, 17 de setembro. 

A Funfarme e seus hospitais são referência em transplantes de órgãos e tecidos. Desde 1992, já realizou mais de 4 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Neste ano, até julho, foram 163. (43 córneas, 32 fígados, 2 pâncreas, 21 medulas e 65 rins). Prof. Dr. Ulisses ressalta que “São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Todos os outros locais onde se realiza este tipo de transplante são capitais de Estado”. 


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]