Localização

Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história

17/09/2015

Inaugurado há dois anos, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto realizou, na noite desta quarta-feira (18 de setembro), o seu primeiro transplante de coração. É o 89º transplante de coração e o terceiro em criança que o complexo Funfarme, integrado pelo HCM e Hospital de Base de Rio Preto, realiza desde 2000, quando o primeiro foi feito.
A receptora do coração, a menina Dorys Lucy Vidal, de 12 anos, moradora de Jaú, está internada na UTI do HCM, em condição grave e estável. Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, Dorys corria grande risco de vida, devido ao agravamento de seu quadro de saúde causado por uma miocardiopatia dilatada, descoberta em dezembro do ano passado. A miocardiopatia dilatada é o aumento do coração, que compromete o seu funcionamento e a capacidade de bombeamento do sangue para todo o organismo. “O coração de Dorys tinha uma capacidade de bombeamento de apenas 10%, quando o normal é entre 65% e 75%”, disse Prof. Dr. Ulisses Croti. 

Ela recebeu o coração de uma menina de 15 anos, moradora do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, que morreu em decorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH), no dia 14 de setembro. 

O transporte do órgão de São Paulo para Rio Preto mobilizou as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) do HB e do Hospital das Clínicas de São Paulo e estas movimentaram as equipes do HCM e do Hospital Municipal de Campo Limpo, que imprimiram uma luta contra o tempo, já que não devem se passar mais do que quatro horas entre o momento da retirada do órgão do doador e a finalização do implante. Do contrário, o órgão fica comprometido.

Um helicóptero da Polícia Civil de São Paulo transportou os médicos do HCM com o coração do Hospital de Campo Limpo nos 18 quilômetros até o Aeroporto de Congonhas, onde eles pegaram um avião fretado pelo
governo do Estado rumo a Rio Preto. A operação não durou mais do que três horas até a equipe do HCM iniciar a cirurgia, às 19h30, concluindo-a à meia noite e meia desta quinta-feira, 17 de setembro. 

A Funfarme e seus hospitais são referência em transplantes de órgãos e tecidos. Desde 1992, já realizou mais de 4 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Neste ano, até julho, foram 163. (43 córneas, 32 fígados, 2 pâncreas, 21 medulas e 65 rins). Prof. Dr. Ulisses ressalta que “São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Todos os outros locais onde se realiza este tipo de transplante são capitais de Estado”. 


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]