Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história

17/09/2015

Inaugurado há dois anos, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto realizou, na noite desta quarta-feira (18 de setembro), o seu primeiro transplante de coração. É o 89º transplante de coração e o terceiro em criança que o complexo Funfarme, integrado pelo HCM e Hospital de Base de Rio Preto, realiza desde 2000, quando o primeiro foi feito.
A receptora do coração, a menina Dorys Lucy Vidal, de 12 anos, moradora de Jaú, está internada na UTI do HCM, em condição grave e estável. Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, Dorys corria grande risco de vida, devido ao agravamento de seu quadro de saúde causado por uma miocardiopatia dilatada, descoberta em dezembro do ano passado. A miocardiopatia dilatada é o aumento do coração, que compromete o seu funcionamento e a capacidade de bombeamento do sangue para todo o organismo. “O coração de Dorys tinha uma capacidade de bombeamento de apenas 10%, quando o normal é entre 65% e 75%”, disse Prof. Dr. Ulisses Croti. 

Ela recebeu o coração de uma menina de 15 anos, moradora do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, que morreu em decorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH), no dia 14 de setembro. 

O transporte do órgão de São Paulo para Rio Preto mobilizou as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) do HB e do Hospital das Clínicas de São Paulo e estas movimentaram as equipes do HCM e do Hospital Municipal de Campo Limpo, que imprimiram uma luta contra o tempo, já que não devem se passar mais do que quatro horas entre o momento da retirada do órgão do doador e a finalização do implante. Do contrário, o órgão fica comprometido.

Um helicóptero da Polícia Civil de São Paulo transportou os médicos do HCM com o coração do Hospital de Campo Limpo nos 18 quilômetros até o Aeroporto de Congonhas, onde eles pegaram um avião fretado pelo
governo do Estado rumo a Rio Preto. A operação não durou mais do que três horas até a equipe do HCM iniciar a cirurgia, às 19h30, concluindo-a à meia noite e meia desta quinta-feira, 17 de setembro. 

A Funfarme e seus hospitais são referência em transplantes de órgãos e tecidos. Desde 1992, já realizou mais de 4 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Neste ano, até julho, foram 163. (43 córneas, 32 fígados, 2 pâncreas, 21 medulas e 65 rins). Prof. Dr. Ulisses ressalta que “São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Todos os outros locais onde se realiza este tipo de transplante são capitais de Estado”. 


Mais Notícias

Funfarme recebe visita oficial de representantes da Samsung Healthcare Brasil [+] HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+]
Veja mais notícias >