Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história

17/09/2015

Inaugurado há dois anos, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto realizou, na noite desta quarta-feira (18 de setembro), o seu primeiro transplante de coração. É o 89º transplante de coração e o terceiro em criança que o complexo Funfarme, integrado pelo HCM e Hospital de Base de Rio Preto, realiza desde 2000, quando o primeiro foi feito.
A receptora do coração, a menina Dorys Lucy Vidal, de 12 anos, moradora de Jaú, está internada na UTI do HCM, em condição grave e estável. Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, Dorys corria grande risco de vida, devido ao agravamento de seu quadro de saúde causado por uma miocardiopatia dilatada, descoberta em dezembro do ano passado. A miocardiopatia dilatada é o aumento do coração, que compromete o seu funcionamento e a capacidade de bombeamento do sangue para todo o organismo. “O coração de Dorys tinha uma capacidade de bombeamento de apenas 10%, quando o normal é entre 65% e 75%”, disse Prof. Dr. Ulisses Croti. 

Ela recebeu o coração de uma menina de 15 anos, moradora do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, que morreu em decorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH), no dia 14 de setembro. 

O transporte do órgão de São Paulo para Rio Preto mobilizou as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) do HB e do Hospital das Clínicas de São Paulo e estas movimentaram as equipes do HCM e do Hospital Municipal de Campo Limpo, que imprimiram uma luta contra o tempo, já que não devem se passar mais do que quatro horas entre o momento da retirada do órgão do doador e a finalização do implante. Do contrário, o órgão fica comprometido.

Um helicóptero da Polícia Civil de São Paulo transportou os médicos do HCM com o coração do Hospital de Campo Limpo nos 18 quilômetros até o Aeroporto de Congonhas, onde eles pegaram um avião fretado pelo
governo do Estado rumo a Rio Preto. A operação não durou mais do que três horas até a equipe do HCM iniciar a cirurgia, às 19h30, concluindo-a à meia noite e meia desta quinta-feira, 17 de setembro. 

A Funfarme e seus hospitais são referência em transplantes de órgãos e tecidos. Desde 1992, já realizou mais de 4 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Neste ano, até julho, foram 163. (43 córneas, 32 fígados, 2 pâncreas, 21 medulas e 65 rins). Prof. Dr. Ulisses ressalta que “São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Todos os outros locais onde se realiza este tipo de transplante são capitais de Estado”. 


Mais Notícias

Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+]
Veja mais notícias >