Hospital da Criança e Maternidade realiza o primeiro transplante de coração de sua história

17/09/2015

Inaugurado há dois anos, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto realizou, na noite desta quarta-feira (18 de setembro), o seu primeiro transplante de coração. É o 89º transplante de coração e o terceiro em criança que o complexo Funfarme, integrado pelo HCM e Hospital de Base de Rio Preto, realiza desde 2000, quando o primeiro foi feito.
A receptora do coração, a menina Dorys Lucy Vidal, de 12 anos, moradora de Jaú, está internada na UTI do HCM, em condição grave e estável. Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, Dorys corria grande risco de vida, devido ao agravamento de seu quadro de saúde causado por uma miocardiopatia dilatada, descoberta em dezembro do ano passado. A miocardiopatia dilatada é o aumento do coração, que compromete o seu funcionamento e a capacidade de bombeamento do sangue para todo o organismo. “O coração de Dorys tinha uma capacidade de bombeamento de apenas 10%, quando o normal é entre 65% e 75%”, disse Prof. Dr. Ulisses Croti. 

Ela recebeu o coração de uma menina de 15 anos, moradora do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, que morreu em decorrência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVEH), no dia 14 de setembro. 

O transporte do órgão de São Paulo para Rio Preto mobilizou as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) do HB e do Hospital das Clínicas de São Paulo e estas movimentaram as equipes do HCM e do Hospital Municipal de Campo Limpo, que imprimiram uma luta contra o tempo, já que não devem se passar mais do que quatro horas entre o momento da retirada do órgão do doador e a finalização do implante. Do contrário, o órgão fica comprometido.

Um helicóptero da Polícia Civil de São Paulo transportou os médicos do HCM com o coração do Hospital de Campo Limpo nos 18 quilômetros até o Aeroporto de Congonhas, onde eles pegaram um avião fretado pelo
governo do Estado rumo a Rio Preto. A operação não durou mais do que três horas até a equipe do HCM iniciar a cirurgia, às 19h30, concluindo-a à meia noite e meia desta quinta-feira, 17 de setembro. 

A Funfarme e seus hospitais são referência em transplantes de órgãos e tecidos. Desde 1992, já realizou mais de 4 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Neste ano, até julho, foram 163. (43 córneas, 32 fígados, 2 pâncreas, 21 medulas e 65 rins). Prof. Dr. Ulisses ressalta que “São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Todos os outros locais onde se realiza este tipo de transplante são capitais de Estado”. 


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >