Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em 87% a capacidade de atendimento a crianças - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em 87% a capacidade de atendimento a crianças

14/04/2022

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), inaugurou, nesta quinta-feira, 14 novos e modernos leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) pediátrica, o que amplia das atuais 16 para 30 unidades destinadas ao atendimento de crianças entre 29 dias de vida e 14 anos. O acréscimo das 14 unidades representa aumento de 87% em leitos de UTI pediátrica.

Dos 14 leitos, 10 compõem a nova UTI da emergência pediátrica, situada no térreo, e os outros quatro integram a ampliação da UTI pediátrica, no quarto andar. Esta unidade já havia recebido 6 novos leitos no ano passado, totalizando agora 10.

Considerando as UTIs cardiológica, pediátrica e neonatal, o HCM possui agora 69 leitos, consolidando-se como um dos maiores hospitais pediátricos e maternos do Estado de São Paulo.

A cerimônia de inauguração teve a presença de diretores e colaboradores do HCM e do complexo hospitalar Funfarme, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Carlão Pignatari, do deputado federal Geninho Zuliani, da diretora do Departamento Regional de Saúde, Silvia Storti, entre outras autoridades.

“Investimos no que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos e contratamos mais de 70 profissionais para poder ampliar ainda mais o nosso atendimento para os 102 municípios de nossa região. É mais uma demonstração de que nosso complexo hospitalar se consolida cada vez mais como um dos maiores do Brasil, inclusive nas áreas neonatal e pediátrica”, afirmou Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, mantenedora do HCM.

Chamam a atenção em cada UTI a infraestrutura moderna e a decoração com imagens atraentes para as crianças, tornando o ambiente mais acolhedor e humanizado. As camas são elétricas, sendo que cada leito possui a sua volta respirador, monitor cardíaco, bomba de infusão e notebook. “Estruturamos equipes multiprofissionais especializadas com profissionais altamente capacitados para os quais fizemos questão de disponibilizar os melhores equipamentos e estrutura para oferecerem o melhor tratamento aos nossos pacientes”, declarou o diretor administrativo do HCM, Dr. Antônio Soares Souza.

Cada uma das novas unidades possui o mais moderno aparelho de eletrocardiograma do mercado, que permite que o resultado do exame seja transmitido da beira do leito para os computadores via conexão sem fio. Outro equipamento de última geração é o ultrassom portátil, que permite aos médicos levá-lo até qualquer leito para realizar exames, como o ecocardiograma funcional, ou em procedimentos, como a passagem de cateter central, por exemplo.

A abertura dos novos leitos de UTIs resultou também na geração de empregos. Foram contratados 74 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, enfermagem e higiene e limpeza. Somente para a enfermagem, foram 58, aumento de 20% no total de profissionais especializados em tratamento intensivo.

As diretorias da Funfarme e do HCM já planejavam ampliar o número de UTIs, hoje contando com pediátrica, cardiológica e neonatal. O plano foi antecipado quando, no final de outubro do ano passado, o hospital enfrentou problemas de superlotação de UTIs, tendo que instalar leitos em esquema de contingência. “Com o fim da fase aguda da pandemia e retorno às aulas e ao convívio social, houve um surto de doenças respiratórias e recebemos um enorme número de crianças, lembra Dr. Antônio Soares.


Mais Notícias

Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+]
Veja mais notícias >