Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto passa a adotar atividade assistida por cães no atendimento a seus pacientes - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto passa a adotar atividade assistida por cães no atendimento a seus pacientes

19/10/2015

Mais uma ação será agregada aos programas de voluntariado feitos no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), a atividade assistida por cães. Nos dias 14 e 16 de setembro, cerca de 100 colaboradores do hospital receberam treinamento e orientações sobre o projeto. As informações servirão para que os profissionais da instituição possam conversar com acompanhantes, pais e visitantes, explicando os benefícios do tratamento com os animais.

Os trabalhos com as crianças começarão no dia 21 de outubro, quarta-feira, e serão realizados no 7º andar do HCM, das 14h às 15h. As responsáveis pelo Cão Afeto, como é chamado o grupo, a terapeuta ocupacional e psicanalista Laura Torrezan e a psicóloga Laís Milani, especializada em comportamento canino, demonstraram na aula que o projeto esta de acordo com padrões internacionais e atende à legislação brasileira. "As visitas dos cães seguem as Normas Regulamentadoras 32 (NR32), de segurança do trabalho para área da Saúde, e os protocolos de higienização dos animais. A terapia assistida por cães já é utilizada no Hospital São Paulo, na capital, e em instituições americanas e canadenses", explicou Laura. As voluntárias ressaltam que os animais são vacinados e têm certificado de saúde comprovados por veterinários, além de serem treinados para este tipo de ação.

Os benefícios da utilização dos cães de maneira terapêutica são inúmeros. "Esta atividade promove o bem-estar, a inclusão social, melhora na ambiência hospitalar, auxilia a coordenação motora dos pacientes e na sensibilização de crianças em relação aos tratamentos. Diversos estudos no mundo comprovam os benefícios destes bichinhos para a saúde", comentou Laís.

O diretor administrativo do HCM, Dr. Antônio Carlos Tonelli Gusson, ressalta que a atividade irá agregar muito ao atendimento humanizado que a Funfarme já oferece.  "Queremos trazer ainda mais dignidade e humanização ao nosso atendimento. A presença dos cães promoverá distração e alívio aos nossos pacientes durante a permanência no hospital", afirmou.

A iniciativa conta com total apoio da diretoria da Fundação, que já avalia ampliá-la para toda instituição. "Os animais têm poder de comover. Tanto que as visitas nem começaram e já nos pediram para estudarmos a possibilidade de serem estendidas ao Hospital de Base e nas outras unidades de nosso complexo hospitalar”, disse Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Funfarme.

Os encontros com as crianças serão inicialmente realizados uma vez por mês e terão duração de uma hora. Quatro cachorros, Lola (Golden Retiever), Linda (Coker Spaniel), Mel (Yorkshire) e Bud (sem raça definida e único macho do grupo) alegrarão as visitas. Como cada cão pode apenas ser assistido por um profissional, haverá um revezamento dos animais. Crianças que não puderem deixar o leito também podem participar, mediante permissão do médico responsável. As profissionais irão com os cachorros de menor porte até o quarto do paciente.


Mais Notícias

Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+]
Veja mais notícias >