Localização

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto participa de projeto com a Turma da Mônica

29/03/2017

Em parceria com a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e com apoio do Instituto Maurício de Souza, o HCM deu início, em fevereiro, ao Projeto DODÓI, um programa desenvolvido em 2005 e que visa tornar o tratamento e o período de internação mais agradáveis às crianças com câncer no Brasil. Para isso, profissionais da saúde especializados em oncologia pediátrica desenvolveram um kit que inclui um boneco (Mônica ou Cebolinha), revistas de atividades, cartões de sensações e sentimentos, escala de dor, mini kit médico e gibis da Turma da Mônica com a personagem Maria, uma garotinha que teve câncer e conta à turma como foi sua experiência.

A fim de integrar o projeto à unidade, os profissionais do HCM tiveram que passar por treinamento e capacitação. Em janeiro de 2017, Jéssica Aires (psicóloga), Jaqueline Venturin, Jéssica Busto, Márcia Villa e Lígia Sequini (enfermeiras) foram até São Paulo para posteriormente disseminar o método ao restante das equipes dos setores de Quimioterapia, UTI e Enfermarias Pediátricas. A psicóloga do HCM, Jéssica Aires, ressalta a eficácia do projeto e vê com bons olhos esse tipo de atividade para amenizar o trauma do tratamento. “Por meio de atividades lúdicas, o brincar se torna uma poderosa forma de autoterapia, tornando-se um importante aliado na busca de uma melhor e mais rápida recuperação. Com os bonecos, por exemplo, as crianças podem se imaginar médicas e participar do tratamento do seu companheiro, o que na maioria dos casos incentiva e estimula à criança dar continuidade no tratamento’, explicou a psicóloga.


Mais Notícias

Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+] HCM promove manhã com muita diversão e faz alerta sobre as cardiopatias congênitas [+] HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita [+] HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+]