Outubro Rosa

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto participa de projeto com a Turma da Mônica

29/03/2017

Em parceria com a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e com apoio do Instituto Maurício de Souza, o HCM deu início, em fevereiro, ao Projeto DODÓI, um programa desenvolvido em 2005 e que visa tornar o tratamento e o período de internação mais agradáveis às crianças com câncer no Brasil. Para isso, profissionais da saúde especializados em oncologia pediátrica desenvolveram um kit que inclui um boneco (Mônica ou Cebolinha), revistas de atividades, cartões de sensações e sentimentos, escala de dor, mini kit médico e gibis da Turma da Mônica com a personagem Maria, uma garotinha que teve câncer e conta à turma como foi sua experiência.

A fim de integrar o projeto à unidade, os profissionais do HCM tiveram que passar por treinamento e capacitação. Em janeiro de 2017, Jéssica Aires (psicóloga), Jaqueline Venturin, Jéssica Busto, Márcia Villa e Lígia Sequini (enfermeiras) foram até São Paulo para posteriormente disseminar o método ao restante das equipes dos setores de Quimioterapia, UTI e Enfermarias Pediátricas. A psicóloga do HCM, Jéssica Aires, ressalta a eficácia do projeto e vê com bons olhos esse tipo de atividade para amenizar o trauma do tratamento. “Por meio de atividades lúdicas, o brincar se torna uma poderosa forma de autoterapia, tornando-se um importante aliado na busca de uma melhor e mais rápida recuperação. Com os bonecos, por exemplo, as crianças podem se imaginar médicas e participar do tratamento do seu companheiro, o que na maioria dos casos incentiva e estimula à criança dar continuidade no tratamento’, explicou a psicóloga.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >