HCM traz consultor do Ministério da Saúde para ministrar curso de instruções do Método Canguru a seus profissionais - Hospital da Criança e Maternidade

HCM traz consultor do Ministério da Saúde para ministrar curso de instruções do Método Canguru a seus profissionais

18/08/2016

Referência na assistência a bebês e gestantes, o Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realizou, do dia 15 a 20 de agosto, curso para capacitar seus profissionais para serem instrutores do Método Canguru, que tem por objetivo promover o maior contato entre os pais e o bebê prematuro, garantindo maior vínculo afetivo, estabilidade térmica e melhor desenvolvimento da criança. Para viabilizar o curso, o HCM trouxe a Rio Preto o consultor nacional do Método Canguru do Ministério da Saúde, o pediatra Sérgio Marba, professor livre docente da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O método orienta que, ao deixar a incubadora, o bebê já seja envolvido em uma faixa junto ao corpo da mãe. “É um procedimento muito importante para estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho, facilita a amamentação, estimula a função sensorial da criança e reduz a possibilidade do recém-nascido ter problemas de saúde durante a gestação”, explicou Dr. Sérgio Marba, também diretor da Divisão de Neonatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp. “O HCM tem plenas condições de ser um multiplicador do Método e promover, em futuro próximo, cursos aos profissionais deste hospital e, posteriormente, às outras instituições de saúde da região”, completou o pediatra, impressionado com a infraestrutura da instituição.

“Eventos assim nos deixam ainda mais em alerta para oferecer o melhor atendimento, especialmente para os prematuros, que precisam de um cuidado diferenciado. O HCM já é referência na assistência de recém-nascidos de alto risco e, após o curso, seremos incumbidos de disseminar as informações que aqui aprendemos, já que teremos 14 tutores Estaduais em nossa instituição, entre os quais, médicos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas”, comentou a coordenadora do Método Canguru do HCM e uma das organizadoras do evento, a pediatra Lilian Beani.

Sobre o método                                                    

O Método Canguru foi inicialmente idealizado na Colômbia no ano de 1979, no Instituto Materno Infantil de Bogotá, como proposta de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascidos. Em 2000, foi adotado pelo Ministério da Saúde como importante pilar na assistência médica de bebês de baixo peso e, no HCM, é praticado há dois anos.  


Mais Notícias

40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+]
Veja mais notícias >