HCM promove palestra com autoridades nacional em violência obstétrica para seu corpo clínico e demais profissionais - Hospital da Criança e Maternidade

HCM promove palestra com autoridades nacional em violência obstétrica para seu corpo clínico e demais profissionais

27/10/2017

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) recebeu, na noite desta quinta-feira (26 de outubro), uma das maiores autoridades do Brasil em humanização na saúde e violência obstétrica, o médico ginecologista e obstetra e consultor Newton Tomio Miyashita. Ele proferiu a palestra “Humanização x Violência Obstétrica – opção de segurança e qualidade na assistência ou obgrigação legal?” para o anfiteatro lotado por médicos e profissionais de enfermagem e de outras especialidades do HCM. Lideranças da Funfarme e do HCM e a diretora da Divisão Regional de Saúde XV, Cláudia Monteiro, também assistiram a explanação.

O HCM integra, segundo o especialista, um movimento que se observa, sobretudo, nos grandes hospitais, que se dispõem a discutir a violência obstétrica, envolvendo seus profissionais. “A sociedade e, em particular, os profissionais de saúde ainda não sabem o que é violência obstétrica em seu conceito amplo. Há uma resistência em discutir este tema delicado o que, felizmente, não encontro no Hospital da Criança e Maternidade”, afirmou Dr. Newton, que é também membro da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico-Hospitalar da OAB e ex-delegado do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

A constatação de Dr. Newton é confirmada pela mensagem do diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, ao dar as boas-vindas ao palestrante. “Como instituição referência em Saúde e ensino, a Funfarme/HCM deve priorizar o tema violência obstétrica e debatê-lo com seus profissionais para que estes tenham amplo conhecimento sobre ela”, afirmou o diretor executivo.

Requisito imprescindível para dominar o assunto, de acordo com Dr. Newton, é o médico e demais profissionais de Saúde conhecerem a legislação a respeito, a federal e estadual. “Eles irão constatar que os atos de violência, que são amplos e diversos, podem ser praticados não só a gestante, mas também aos acompanhantes e familiares. O profissional pode estar cometendo um ato, sem saber que é violência obstétrica, inclusive à luz das leis”, enfatizou o palestrante.

Para evitar a violência, já é um grande passo se o profissional de Saúde tiver uma visão holística do paciente e as pessoas que o cercam. “Nós somos seres bio-psico-sociais. Cada indivíduo tem sua crença, costumes, cultura, religião, entre outros aspectos, que devem ser respeitos e levados em consideração pelo profissional de Saúde durante o relacionamento com esta pessoa”, ressalta Dr. Newton.

O tema é complexo e demanda tempo para ser compreendido, o que justifica a importância de mantê-lo em pauta, como faz a Funfarme/HCM ao promover a palestra. “A violência obstétrica é o reverso da moeda da humanização e do parto humanizado”, sintetizou o palestrante.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >