HCM promove palestra com autoridades nacional em violência obstétrica para seu corpo clínico e demais profissionais - Hospital da Criança e Maternidade

HCM promove palestra com autoridades nacional em violência obstétrica para seu corpo clínico e demais profissionais

27/10/2017

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) recebeu, na noite desta quinta-feira (26 de outubro), uma das maiores autoridades do Brasil em humanização na saúde e violência obstétrica, o médico ginecologista e obstetra e consultor Newton Tomio Miyashita. Ele proferiu a palestra “Humanização x Violência Obstétrica – opção de segurança e qualidade na assistência ou obgrigação legal?” para o anfiteatro lotado por médicos e profissionais de enfermagem e de outras especialidades do HCM. Lideranças da Funfarme e do HCM e a diretora da Divisão Regional de Saúde XV, Cláudia Monteiro, também assistiram a explanação.

O HCM integra, segundo o especialista, um movimento que se observa, sobretudo, nos grandes hospitais, que se dispõem a discutir a violência obstétrica, envolvendo seus profissionais. “A sociedade e, em particular, os profissionais de saúde ainda não sabem o que é violência obstétrica em seu conceito amplo. Há uma resistência em discutir este tema delicado o que, felizmente, não encontro no Hospital da Criança e Maternidade”, afirmou Dr. Newton, que é também membro da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico-Hospitalar da OAB e ex-delegado do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

A constatação de Dr. Newton é confirmada pela mensagem do diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, ao dar as boas-vindas ao palestrante. “Como instituição referência em Saúde e ensino, a Funfarme/HCM deve priorizar o tema violência obstétrica e debatê-lo com seus profissionais para que estes tenham amplo conhecimento sobre ela”, afirmou o diretor executivo.

Requisito imprescindível para dominar o assunto, de acordo com Dr. Newton, é o médico e demais profissionais de Saúde conhecerem a legislação a respeito, a federal e estadual. “Eles irão constatar que os atos de violência, que são amplos e diversos, podem ser praticados não só a gestante, mas também aos acompanhantes e familiares. O profissional pode estar cometendo um ato, sem saber que é violência obstétrica, inclusive à luz das leis”, enfatizou o palestrante.

Para evitar a violência, já é um grande passo se o profissional de Saúde tiver uma visão holística do paciente e as pessoas que o cercam. “Nós somos seres bio-psico-sociais. Cada indivíduo tem sua crença, costumes, cultura, religião, entre outros aspectos, que devem ser respeitos e levados em consideração pelo profissional de Saúde durante o relacionamento com esta pessoa”, ressalta Dr. Newton.

O tema é complexo e demanda tempo para ser compreendido, o que justifica a importância de mantê-lo em pauta, como faz a Funfarme/HCM ao promover a palestra. “A violência obstétrica é o reverso da moeda da humanização e do parto humanizado”, sintetizou o palestrante.


Mais Notícias

Novembro Dourado: Mês de Combate ao Câncer Infantojuvenil [+] CardioPedBrasil celebra 20 anos de atuação no tratamento de cardiopatias congênitas [+] Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª... [+] Digital influencer e esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, comemora número de... [+] CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM é a primeira instituição da América... [+] Equipes médicas e de enfermagem se vestem a caráter para o Halloween [+] Pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM participam de atividades para comemorar Halloween [+] HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+]
Veja mais notícias >