HCM promove palestra com autoridades nacional em violência obstétrica para seu corpo clínico e demais profissionais

27/10/2017

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) recebeu, na noite desta quinta-feira (26 de outubro), uma das maiores autoridades do Brasil em humanização na saúde e violência obstétrica, o médico ginecologista e obstetra e consultor Newton Tomio Miyashita. Ele proferiu a palestra “Humanização x Violência Obstétrica – opção de segurança e qualidade na assistência ou obgrigação legal?” para o anfiteatro lotado por médicos e profissionais de enfermagem e de outras especialidades do HCM. Lideranças da Funfarme e do HCM e a diretora da Divisão Regional de Saúde XV, Cláudia Monteiro, também assistiram a explanação.

O HCM integra, segundo o especialista, um movimento que se observa, sobretudo, nos grandes hospitais, que se dispõem a discutir a violência obstétrica, envolvendo seus profissionais. “A sociedade e, em particular, os profissionais de saúde ainda não sabem o que é violência obstétrica em seu conceito amplo. Há uma resistência em discutir este tema delicado o que, felizmente, não encontro no Hospital da Criança e Maternidade”, afirmou Dr. Newton, que é também membro da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico-Hospitalar da OAB e ex-delegado do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

A constatação de Dr. Newton é confirmada pela mensagem do diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, ao dar as boas-vindas ao palestrante. “Como instituição referência em Saúde e ensino, a Funfarme/HCM deve priorizar o tema violência obstétrica e debatê-lo com seus profissionais para que estes tenham amplo conhecimento sobre ela”, afirmou o diretor executivo.

Requisito imprescindível para dominar o assunto, de acordo com Dr. Newton, é o médico e demais profissionais de Saúde conhecerem a legislação a respeito, a federal e estadual. “Eles irão constatar que os atos de violência, que são amplos e diversos, podem ser praticados não só a gestante, mas também aos acompanhantes e familiares. O profissional pode estar cometendo um ato, sem saber que é violência obstétrica, inclusive à luz das leis”, enfatizou o palestrante.

Para evitar a violência, já é um grande passo se o profissional de Saúde tiver uma visão holística do paciente e as pessoas que o cercam. “Nós somos seres bio-psico-sociais. Cada indivíduo tem sua crença, costumes, cultura, religião, entre outros aspectos, que devem ser respeitos e levados em consideração pelo profissional de Saúde durante o relacionamento com esta pessoa”, ressalta Dr. Newton.

O tema é complexo e demanda tempo para ser compreendido, o que justifica a importância de mantê-lo em pauta, como faz a Funfarme/HCM ao promover a palestra. “A violência obstétrica é o reverso da moeda da humanização e do parto humanizado”, sintetizou o palestrante.


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >