Outubro Rosa

HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita

07/06/2019

O problema atinge um em cada 120 nascidos no Brasil e é a 3ª maior causa de morte de recém-nascidos no Estado de São Paulo

Com foco nos desafios e melhorias da fisioterapia respiratória e ventilação mecânica em crianças pós-operadas do coração, a equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (Seccap) do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto promove, hoje, 7, o 4th Children's Heartlink International Meeting in Brazil from Theory to Practice: Mechanical Ventilation & Respiratory Therapy.

Neste ano, o HCM recebe a presidente da Fundação Children's HearLink (CHL), Jackie  Boucher, e oito profissionais da Mayo Clinic, dos Estados Unidos (localizada na cidade de Rochester, Minnesota). A Mayo é uma das instituições mais renomadas mundialmente em tratamento do coração da criança e são voluntários da Organização. O Serviço do Hospital foi o primeiro e, é um dos poucos no Brasil, a ter parceria com a CHL, que já dura mais de 10 anos. 

O hospital e a ONG visam, nestes encontros anuais, trocar experiências médicas e multiprofissionais em relação a indicadores e ao tratamento oferecido às crianças com doenças cardíacas infantis.

Na abertura, o chefe do Seccap, Dr. Ulisses Alexandre Croti, agradeceu a parceria e se emocionou. "São 17 anos cuidando de crianças e salvando vidas. A Children's tem nos ajudado a oferecer um serviço especializado de excelência, ano após ano. Somos muito gratos", agradeceu Dr. Ulisses Croti.

Depois, o diretor internacional da CHL para o Brasil, Andreas Tsakisto, apresentou a CHL e mostrou um histórico da preferia entre o Brasil e a ONG. Depois, foi a vez da chefe do Serviço de Fisioterapia da UTI Cardiopediátrica do HCM, Lilian Goraieb, apresentar a importância da fisioterapia respiratória na reabilitação de uma criança pós-operada, bem como os próximos desafios para a área.

"Nós, do Seccap, e os profissionais americanos e outros debatemos o que é feito no HCM e faremos demonstração ao vivo. O intuito é mostrar que os cuidados com o pulmão são fundamentais para garantir uma recuperação mais rápida e eficaz da criança que acabou de passar por uma cirurgia do coração", explicou Goraieb.

Ao final de sua apresentação, a fisioterapeuta foi homenageada pelo trabalho desenvolvido no setor, bem como pela humanização passada aos colegas e dedicada aos pacientes no setor. Ainda no período da tarde, uma cirurgia feita no centro cirúrgico será transmitida ao vivo aos participantes no anfiteatro do HCM.

 

Dados da doença são alarmantes

As cardiopatias congênitas, as cardiopatias congênitas (CC), alteração na anatomia do coração, bem como em seus vasos sanguíneos, que pode aparecer nas primeiras 8 semanas da gestação, acometem uma em cada cento e vinte crianças nascidas vivas no Brasil. Ou seja, dos cerca de 2,3 milhões de crianças nascidas no país por ano, aproximadamente dezoito mil delas nascem com problemas no coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, pouco mais de 8 mil crianças são operadas anualmente. "Desta forma, as outras 8 mil crianças brasileiras restantes com o problema não têm condições de serem tratadas, por não terem acesso à Serviços especializados", explica o chefe do Seccap, Dr.  Ulisses Croti.

 


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >