HCM inicia suas atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno com palestras a seus profissionais e visitas às mães internadas

08/09/2015

Em comemoração à 24ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) iniciou, no dia 4 de agosto, uma série de atividades, em parceria com o Banco de Leite Humano de  Rio Preto. O objetivo principal é sensibilizar médicos e demais profissionais do hospital, pacientes e familiares para a importância da amamentação.

A Semana começou pela manhã, com palestras, no anfiteatro do terceiro andar. Dra. Marciali G. Fonseca Silva, médica pediatra da UTI neonatal do HCM, falou a seus colegas e residentes justamente sobre a amamentação para que estes sejam multiplicadores, conscientizando suas pacientes sobre o quanto é vital o leite materno para o desenvolvimento da criança.
Na sequência, a gerente do Banco de Leite Humano de Rio Preto, Silvana Aparecida Alves, falou sobre a coleta de leite e o funcionamento do serviço.
Após as palestras, médicos, enfermeiros e fonoaudiólogas percorreram os postos de enfermagem, quartos e UTIs para conscientizar os colegas e as pacientes sobre a importância da amamentação e doação de leite.
“Ressaltamos à mãe que amamente o filho, proporcionando afeto, a união entre eles e a troca de anticorpos, que ajudam o bebê a adquirir resistência contra diversos tipos de doenças. Caso a amamentação seja prejudicada por algum problema de saúde da mãe, o Banco de Leite Humano está à disposição para ajudar. Nenhum tipo de leite substitui o materno”, disse a pediatra Tânia de Freitas Perinazzo, responsável pelo Banco de Leite Humano, que acompanhou os profissionais do HCM no corpo-a-corpo com seus colegas e pacientes.
Mãe pela primeira vez, Mariana Rosa deu a luz à Valentina, com 32 semanas, o que a impossibilitou de amamentá-la, pois a bebê ficou alguns dias na UTI neonatal. Depois que ela saiu da UTI, tive que aprender sobre horários, como segurar a criança e acordá-la para amamentar. Felizmente, conto com o apoio de todos no hospital”, contou Mariana.


Mais Notícias

Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+] Deputado Luiz Carlos Motta assegura apoio a novos projetos do Hospital de Base [+]
Veja mais notícias >