Localização

HCM inicia suas atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno com palestras a seus profissionais e visitas às mães internadas

08/09/2015

Em comemoração à 24ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) iniciou, no dia 4 de agosto, uma série de atividades, em parceria com o Banco de Leite Humano de  Rio Preto. O objetivo principal é sensibilizar médicos e demais profissionais do hospital, pacientes e familiares para a importância da amamentação.

A Semana começou pela manhã, com palestras, no anfiteatro do terceiro andar. Dra. Marciali G. Fonseca Silva, médica pediatra da UTI neonatal do HCM, falou a seus colegas e residentes justamente sobre a amamentação para que estes sejam multiplicadores, conscientizando suas pacientes sobre o quanto é vital o leite materno para o desenvolvimento da criança.
Na sequência, a gerente do Banco de Leite Humano de Rio Preto, Silvana Aparecida Alves, falou sobre a coleta de leite e o funcionamento do serviço.
Após as palestras, médicos, enfermeiros e fonoaudiólogas percorreram os postos de enfermagem, quartos e UTIs para conscientizar os colegas e as pacientes sobre a importância da amamentação e doação de leite.
“Ressaltamos à mãe que amamente o filho, proporcionando afeto, a união entre eles e a troca de anticorpos, que ajudam o bebê a adquirir resistência contra diversos tipos de doenças. Caso a amamentação seja prejudicada por algum problema de saúde da mãe, o Banco de Leite Humano está à disposição para ajudar. Nenhum tipo de leite substitui o materno”, disse a pediatra Tânia de Freitas Perinazzo, responsável pelo Banco de Leite Humano, que acompanhou os profissionais do HCM no corpo-a-corpo com seus colegas e pacientes.
Mãe pela primeira vez, Mariana Rosa deu a luz à Valentina, com 32 semanas, o que a impossibilitou de amamentá-la, pois a bebê ficou alguns dias na UTI neonatal. Depois que ela saiu da UTI, tive que aprender sobre horários, como segurar a criança e acordá-la para amamentar. Felizmente, conto com o apoio de todos no hospital”, contou Mariana.


Mais Notícias

HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Funfarme Materna XI [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+]