HCM – Hospital da Criança e Maternidade e Children’s Heartlink promovem Simpósio Internacional sobre Tetralogia de Fallot - Hospital da Criança e Maternidade

HCM – Hospital da Criança e Maternidade e Children’s Heartlink promovem Simpósio Internacional sobre Tetralogia de Fallot

04/12/2015

Um dos grandes centros de referência no Brasil em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), e a fundação Children’s Heartlink realizaram, hoje, o primeiro evento internacional da instituição, o 1º Simpósio Internacional Children’s Heartlink. Participaram mais de 140 médicos e profissionais de áreas afins de todo o Brasil.

Para o Simpósio, o HCM e a Fundação trouxeram 11 profissionais da Mayo Clinic, um dos mais importantes centros médicos de cardiologia pediátrica dos Estados Unidos. A Funfarme/Famerp, instituição da qual faz parte o HCM, mantém intercâmbio desde 2009 com estas duas instituições americanas.

O evento foi aberto pelo diretor da Fundação Faculdade Regional de Medicina - Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, e o direto da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza. O diretor executivo apresentou dados da construção, ocupação e desempenho impressionante do HCM em seus dois anos de existência.

O pediatra Dr. Airton Moscardini relembrou emocionadamente as campanhas de mobilização para edificação do HCM que, hoje, é referência em tratamento obstétrico e infantil. Além disso, a cerimônia contou com a presença da vice-presidente de programas internacionais da Children’s, Brista Zheleva, que falou sobre todas as atividades desenvolvidas em Rio Preto, desde 2009, quando foi firmada parceria entre as duas instituições.

O Simpósio vai tratou da Tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que acomete 10% das crianças que nascem com defeitos cardíacos. Trata-se de uma doença grave, que causa cianose nas crianças e que, na maioria das vezes, necessita de tratamento cirúrgico no primeiro ano de vida.

 “De cada 120 crianças que nascem, uma 1 tem problema no coração. No Brasil, nascem cerca de 2,7 milhões de crianças por ano, portanto, mais de 2.000 crianças sofrem da Tetrologia de Fallot todo ano. Infelizmente, a grande maioria dessas crianças não tem acesso ao tratamento cirúrgico porque não há centros médicos e equipes suficientes para atendê-las”, explica o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM.

O Simpósio ofereceu aos médicos de todo o país os conhecimentos teóricos, acadêmicos, científicos e médicos, e a chance de aprimorá-los ainda mais através da associação entre a teoria e a prática. Após as palestras, houve uma cirurgia comentada, transmitida via telemedicina. O mediador da aula foi o médico cardiologista Dr. Domingos Braile


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >