Outubro Rosa
HCM – Hospital da Criança e Maternidade e Children’s Heartlink promovem Simpósio Internacional sobre Tetralogia de Fallot - Hospital da Criança e Maternidade

HCM – Hospital da Criança e Maternidade e Children’s Heartlink promovem Simpósio Internacional sobre Tetralogia de Fallot

04/12/2015

Um dos grandes centros de referência no Brasil em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), e a fundação Children’s Heartlink realizaram, hoje, o primeiro evento internacional da instituição, o 1º Simpósio Internacional Children’s Heartlink. Participaram mais de 140 médicos e profissionais de áreas afins de todo o Brasil.

Para o Simpósio, o HCM e a Fundação trouxeram 11 profissionais da Mayo Clinic, um dos mais importantes centros médicos de cardiologia pediátrica dos Estados Unidos. A Funfarme/Famerp, instituição da qual faz parte o HCM, mantém intercâmbio desde 2009 com estas duas instituições americanas.

O evento foi aberto pelo diretor da Fundação Faculdade Regional de Medicina - Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, e o direto da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza. O diretor executivo apresentou dados da construção, ocupação e desempenho impressionante do HCM em seus dois anos de existência.

O pediatra Dr. Airton Moscardini relembrou emocionadamente as campanhas de mobilização para edificação do HCM que, hoje, é referência em tratamento obstétrico e infantil. Além disso, a cerimônia contou com a presença da vice-presidente de programas internacionais da Children’s, Brista Zheleva, que falou sobre todas as atividades desenvolvidas em Rio Preto, desde 2009, quando foi firmada parceria entre as duas instituições.

O Simpósio vai tratou da Tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que acomete 10% das crianças que nascem com defeitos cardíacos. Trata-se de uma doença grave, que causa cianose nas crianças e que, na maioria das vezes, necessita de tratamento cirúrgico no primeiro ano de vida.

 “De cada 120 crianças que nascem, uma 1 tem problema no coração. No Brasil, nascem cerca de 2,7 milhões de crianças por ano, portanto, mais de 2.000 crianças sofrem da Tetrologia de Fallot todo ano. Infelizmente, a grande maioria dessas crianças não tem acesso ao tratamento cirúrgico porque não há centros médicos e equipes suficientes para atendê-las”, explica o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM.

O Simpósio ofereceu aos médicos de todo o país os conhecimentos teóricos, acadêmicos, científicos e médicos, e a chance de aprimorá-los ainda mais através da associação entre a teoria e a prática. Após as palestras, houve uma cirurgia comentada, transmitida via telemedicina. O mediador da aula foi o médico cardiologista Dr. Domingos Braile


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >