HCM – Hospital da Criança e Maternidade e Children’s Heartlink promovem Simpósio Internacional sobre Tetralogia de Fallot

04/12/2015

Um dos grandes centros de referência no Brasil em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), e a fundação Children’s Heartlink realizaram, hoje, o primeiro evento internacional da instituição, o 1º Simpósio Internacional Children’s Heartlink. Participaram mais de 140 médicos e profissionais de áreas afins de todo o Brasil.

Para o Simpósio, o HCM e a Fundação trouxeram 11 profissionais da Mayo Clinic, um dos mais importantes centros médicos de cardiologia pediátrica dos Estados Unidos. A Funfarme/Famerp, instituição da qual faz parte o HCM, mantém intercâmbio desde 2009 com estas duas instituições americanas.

O evento foi aberto pelo diretor da Fundação Faculdade Regional de Medicina - Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, e o direto da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza. O diretor executivo apresentou dados da construção, ocupação e desempenho impressionante do HCM em seus dois anos de existência.

O pediatra Dr. Airton Moscardini relembrou emocionadamente as campanhas de mobilização para edificação do HCM que, hoje, é referência em tratamento obstétrico e infantil. Além disso, a cerimônia contou com a presença da vice-presidente de programas internacionais da Children’s, Brista Zheleva, que falou sobre todas as atividades desenvolvidas em Rio Preto, desde 2009, quando foi firmada parceria entre as duas instituições.

O Simpósio vai tratou da Tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que acomete 10% das crianças que nascem com defeitos cardíacos. Trata-se de uma doença grave, que causa cianose nas crianças e que, na maioria das vezes, necessita de tratamento cirúrgico no primeiro ano de vida.

 “De cada 120 crianças que nascem, uma 1 tem problema no coração. No Brasil, nascem cerca de 2,7 milhões de crianças por ano, portanto, mais de 2.000 crianças sofrem da Tetrologia de Fallot todo ano. Infelizmente, a grande maioria dessas crianças não tem acesso ao tratamento cirúrgico porque não há centros médicos e equipes suficientes para atendê-las”, explica o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM.

O Simpósio ofereceu aos médicos de todo o país os conhecimentos teóricos, acadêmicos, científicos e médicos, e a chance de aprimorá-los ainda mais através da associação entre a teoria e a prática. Após as palestras, houve uma cirurgia comentada, transmitida via telemedicina. O mediador da aula foi o médico cardiologista Dr. Domingos Braile


Mais Notícias

A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+] Deputado Luiz Carlos Motta assegura apoio a novos projetos do Hospital de Base [+] Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+]
Veja mais notícias >