Localização

HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas

21/02/2019

Pela primeira vez na história do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto e fato inédito na Medicina da região Noroeste do Estado, dois transplantes de coração são realizados em bebês em menos de 24 horas. Outro fato a comemorar é que, ambos com 10 meses de idades, os bebês são os pacientes mais novos a receberem corações nos 17 anos de existência do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (Secccap) do HCM.

Foram, ao todo, 42 horas ininterruptas de trabalho para que as duas cirurgias fossem bem-sucedidas. Os pacientes, que tinham cardiopatias congênitas e baixa expectativa de vida, estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HCM e o estado de saúde de ambos era estável, com evolução clínica positiva, até as 15 horas desta quinta-feira.

Um dos bebês é a pequena E.V.S.P. Nascida em São Carlos, ela apresentou problema cardíaco no sétimo mês de vida. Após exames e encaminhamento, a bebê foi internada no HCM há três meses. A mãe da paciente, Karina Silva, recebeu a notícia de um novo coração para a filha, no dia 19 de fevereiro, terça-feira. Começou, por volta das 19h a saga complexa entre buscar o órgão do doador na capital paulista e finalizar a cirurgia em Rio Preto.

Quando a pequena recebeu alta para a UTI, no final do procedimento, na quarta, 20, de fevereiro, por volta das 8h, a equipe do Seccap recebeu a informação da disponibilidade de um outro coração; desta vez, compatível com o paciente J.P.G.S. O bebê, originalmente de Ji-Paraná (RO), nasceu com um problema cardíaco e estava no HCM há, também, 3 meses. Os pais do menino já estavam radiantes pela conquista da colega de quarto, Karina, com quem já vinham dividindo experiência ao longo do tratamento dos filhos, e não puderam se conter. “É um milagre. Até brincamos com a Karina quando soubemos do coração da filha dela, dizendo ‘já pensou um transplante no dia seguinte do outro?’. E não é que veio! Não há felicidade maior! Fica a lição de que mesmo na tristeza, pode-se fazer outras pessoas felizes por meio da doação”, contou Demilso Silva, pai do segundo transplantado.

Dr. Ulisses Croti, chefe do Seccap, frisou a importância da solidariedade para continuidade de muitas vidas. São 20 mil crianças por ano que nascem com algum problema cardíaco, todo ano no Brasil. Destas, nem metade recebem tratamento ou cirurgia adequada, por falta de vaga e equipes qualificadas. Por isso, queremos ampliar nossos trabalhos, para conseguir atender ao máximo de crianças, de maneira plena. E, para isto, também temos de ressaltar a importância da doação de órgãos. A vida depende disto”, reforçou o cirurgião cardiovascular pediátrico.

Também participaram do pré e pós-cirúrgico, os médicos cardiologistas pediátricos Carlos de Marchi, Alexandra Siscar e a intensivista pediátrica, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Cardíaco do HCM, Karolyne Barroca.O Seccap existe desde 2002 e, neste 17 anos, foram mais de 4 mil cirurgias para tratamentos de cardiopatias congênitas (aquelas em que os bebê já nascem com a doença do coração), dentre elas seis transplantes em crianças.

Sendo um dos poucos Serviços especializados no país, o HCM recebe crianças do pais inteiro para tratamento de doenças cardíacas de crianças e conta com mais de 140 profissionais da saúde, multidisciplinares e médicos.


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]