HCM comemora alta hospitalar do bebê que nasceu com 440 gramas, o menor peso na história do hospital

05/12/2017

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) comemora nesta terça-feira, 5 de dezembro, a vitória da vida celebrada pela pequenina Hianny Gonçalves, o bebê a nascer com o menor peso nos quatro anos completados em outubro pela instituição. Quatro meses e 22 dias depois daquele 13 de julho, quando Hianny nasceu com apenas 440 gramas e 26 centímetros, ela recebeu a alta hospitalar nesta tarde para, finalmente, ficar em casa, ao lado da família. E deixa o HCM saudável, pesando 1 quilo e 835 gramas.

A pequena heroína tinha peso cerca de 7 vezes menor do que o de um recém-nascido de 9 meses quando veio ao mundo após 6 meses de gestação. Sua mãe, a dona-de-casa Andréia Gonçalves Ferreira, moradora do distrito de Talhado, em Rio Preto, faz questão de dizer da sorte de ter o Hospital da Criança e Maternidade próximo a sua casa. “É o melhor hospital do mundo, da milha vida. Eu e minha família agradecemos a Deus por termos um lugar desses perto da gente”, disse.

Alegria compartilhada pela equipe multiprofissional do HCM, pois a história de Hianny, como dezenas de bebês prematuros nestes quatro anos, demonstra a condição do Hospital da Criança e Maternidade como centro de referência em gestação de alto risco e do Método Canguru no Estado de São Paulo.

Hipertensa, a mãe deu entrada no HCM com o feto correndo risco de vida, o que levou a equipe a realizar o parto cesárea de urgência. “O que nos preocupou também é que, além de prematura, ela tinha peso muito baixo. Recém-nascidos de 27 semanas (6 meses) têm 800 a 900 gramas, o dobro do peso de Hianny. Por isso, estamos todos muito felizes hoje”, afirmou a pediatra neonatologista Fernanda Micheloni.

Durante estes quatro meses, a bebê, assim como todos os prematuros, recebeu atenção especial de equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, da UTI Neonatal, UTI Semi-intensiva até chegar, no dia 22 de novembro, ao 8º andar do HCM, onde adota-se o Método Canguru. Nestas últimas três semanas, mãe e filha permanecerem juntas, como preconiza o Método Canguru, tendo a assistência de toda equipe.

“A mãe aprendeu todos os procedimentos que devem ser feitos corretamente para um bebê prematuro como sua filha, como amamentação, troca de fralda, a posição canguru e os riscos que ela corre, como ter refluxo e hipotermia, se não estivermos atentos”, explicou a médica pediatra Lilian Beani, coordenadora do Método Canguru no HCM.

O vínculo entre o hospital, Andréia e Hianny continua estreito. A cada dois dias, elas devem comparecer ao hospital para a equipe multidisciplinar fazer avaliação criteriosa da bebê, acompanhando seu crescimento, ganho de peso e saúde. “Hianny só receberá alta médica mesmo quando atingir os 2 quilos e meio e constatarmos que continua bem de saúde”, disse Dr. Lilian. “Estamos muito orgulhosos e felizes pois, como tantos outros prematuros, ver Hianny saudável e sua família feliz é nossa maior recompensa”, conclui a coordenadora do Método Canguru no HCM.


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >