HCM comemora alta hospitalar do bebê que nasceu com 440 gramas, o menor peso na história do hospital

05/12/2017

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) comemora nesta terça-feira, 5 de dezembro, a vitória da vida celebrada pela pequenina Hianny Gonçalves, o bebê a nascer com o menor peso nos quatro anos completados em outubro pela instituição. Quatro meses e 22 dias depois daquele 13 de julho, quando Hianny nasceu com apenas 440 gramas e 26 centímetros, ela recebeu a alta hospitalar nesta tarde para, finalmente, ficar em casa, ao lado da família. E deixa o HCM saudável, pesando 1 quilo e 835 gramas.

A pequena heroína tinha peso cerca de 7 vezes menor do que o de um recém-nascido de 9 meses quando veio ao mundo após 6 meses de gestação. Sua mãe, a dona-de-casa Andréia Gonçalves Ferreira, moradora do distrito de Talhado, em Rio Preto, faz questão de dizer da sorte de ter o Hospital da Criança e Maternidade próximo a sua casa. “É o melhor hospital do mundo, da milha vida. Eu e minha família agradecemos a Deus por termos um lugar desses perto da gente”, disse.

Alegria compartilhada pela equipe multiprofissional do HCM, pois a história de Hianny, como dezenas de bebês prematuros nestes quatro anos, demonstra a condição do Hospital da Criança e Maternidade como centro de referência em gestação de alto risco e do Método Canguru no Estado de São Paulo.

Hipertensa, a mãe deu entrada no HCM com o feto correndo risco de vida, o que levou a equipe a realizar o parto cesárea de urgência. “O que nos preocupou também é que, além de prematura, ela tinha peso muito baixo. Recém-nascidos de 27 semanas (6 meses) têm 800 a 900 gramas, o dobro do peso de Hianny. Por isso, estamos todos muito felizes hoje”, afirmou a pediatra neonatologista Fernanda Micheloni.

Durante estes quatro meses, a bebê, assim como todos os prematuros, recebeu atenção especial de equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, da UTI Neonatal, UTI Semi-intensiva até chegar, no dia 22 de novembro, ao 8º andar do HCM, onde adota-se o Método Canguru. Nestas últimas três semanas, mãe e filha permanecerem juntas, como preconiza o Método Canguru, tendo a assistência de toda equipe.

“A mãe aprendeu todos os procedimentos que devem ser feitos corretamente para um bebê prematuro como sua filha, como amamentação, troca de fralda, a posição canguru e os riscos que ela corre, como ter refluxo e hipotermia, se não estivermos atentos”, explicou a médica pediatra Lilian Beani, coordenadora do Método Canguru no HCM.

O vínculo entre o hospital, Andréia e Hianny continua estreito. A cada dois dias, elas devem comparecer ao hospital para a equipe multidisciplinar fazer avaliação criteriosa da bebê, acompanhando seu crescimento, ganho de peso e saúde. “Hianny só receberá alta médica mesmo quando atingir os 2 quilos e meio e constatarmos que continua bem de saúde”, disse Dr. Lilian. “Estamos muito orgulhosos e felizes pois, como tantos outros prematuros, ver Hianny saudável e sua família feliz é nossa maior recompensa”, conclui a coordenadora do Método Canguru no HCM.


Mais Notícias

Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+] Deputado Luiz Carlos Motta assegura apoio a novos projetos do Hospital de Base [+] Cadastro de Doulas Voluntárias - 02/2020 [+] Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+]
Veja mais notícias >