Localização

HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de Conscientização das Cardiopatias Congênitas de São José do Rio Preto

12/06/2018

Comemorando o Dia da Cardiopatia Congênita, celebrado em 12 de junho, e para alertar a população e o poder público sobre as no coração das crianças que surgem antes mesmo do nascimento de uma criança ou na infância, além de abordar a importância do diagnóstico precoce deste cenário como maneira de garantir o desenvolvimento da criança, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) promoveu no dia 9 de junho  a 1° Caminhada de Conscientização da Cardiopatia Congênita de São José do Rio Preto, na praça do Vivendas.

A ação começou bem cedo, às 8h da manhã, a equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica já preparava as barracas que ofereceram frutas frescas e barra de cereais. Além disso, a manhã contou com aulas de Ioga, Alongamento e Zumba Fitness. Para as crianças, teve contação de história, distribuição de pipocas e algodão doce, além de duas camas elásticas e um escorregador inflável. Tudo gratuito.

"Estima-se que no Brasil, por ano, nascem mais de 20 mil crianças com algum tipo de doença no coração; 80% delas precisam de cirurgia e nem metade consegue ser operada.Esta ação teve o intuito de chamar a atenção de todos para a cardiopatia congênita e oferecer o tratamento adequado para mais crianças, seja clínico ou cirúrgico”, explica o motivo da ação, o Prof. Dr. Ulisses Alexandre Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica de São José do Rio Preto no HCM.

Com a presença de autoridades políticas e lideranças do setor, como o pediatra e um dos idealizadores do HCM, Prof. Dr. Airton Camacho Moscardini, todos os presentes deram uma volta simbólica na praça da em prol do aumento no atendimento aos cardiopatas congênitos.

 Além disso, foram entregues medalhas aos ex-pacientes que hoje seguem seu desenvolvimento normalmente.

Por meio de panfletos, Bruna Cury, enfermeira educacional da Cardiologia Pediátrica do HCM ressaltou quais são os possíveis sintomas da criança com doença cardíaca. “A cianose (uma coloração azulada dos dedos e lábios), dificuldade do bebê em mamar, com suor excessivo e interrupções frequentes, respiração cansada e rápida, dificuldade de ganhar de peso, cansaço, desmaios, pneumonias repetitivas ou chiado no peito frequente. É importante procurar imediatamente assistência médica se esses sintomas estiverem presentes”, informou a enfermeira.

Ana Carolina da Silva, segunda paciente operada no Serviço, em 15 de janeiro de 2002, à época com 6 anos, comentou como o atendimento mudou sua vida. “Hoje, aos 23 anos, levo uma vida normal. Sou absolutamente grata por todo atendimento que recebi no HB [onde funcionava o Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica de São José do Rio Preto na época], e aos profissionais do setor. Sem eles, não poderia estar aqui hoje. Por isso, fizemos questão de vir prestigiar a ação”, conta a paciente.


Referência Nacional e Internacional

O Serviço do HCM é considerado um dos grandes centros de referência no Brasil em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica. Instituído em 2002, é o único totalmente especializado, com uma equipe com mais de 100 profissionais para cuidar especificamente dos pacientes em tratamento de cardiopatia congênita no interior do Estado de São Paulo.

Somente em 2017, o setor ofereceu cerca de 4 mil atendimentos ambulatoriais e realizou 309 cirurgias. Para assegurar um bom diagnóstico, realizou no ano passado, também, mais de 3900 ecocardiogramas pediátrico e quase 400 ecocardiogramas fetais, exame fundamental para descobrir as mais críticas cardiopatias no feto. Além disto, foram feitos mais de 50 cateterismo em criança. O Serviço está quase chegando à marca de 4 mil crianças operadas desde sua inauguração em 2002.

Foi o primeiro a firmar uma parceria desde 2008 com uma das mais importantes Organizações Não Governamentais (ONG) no mundo da cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, a Children’s HeartLink. Esta parceria colocou os profissionais da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Psicologia de Rio Preto (Famerp) em contato direto com instituições como a Mayo Clinic, o Children’s Hospital and Clinics of Minnesota, além do Boston Children’s Hospital da Harvard Medical School. Tudo com o intuito melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos à essas crianças operadas do coração no Seccap e no Brasil.

 


Mais Notícias

Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+] HCM promove manhã com muita diversão e faz alerta sobre as cardiopatias congênitas [+] HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita [+] HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+]