HCM capacita voluntárias para atuar nas brinquedotecas, divertir e estimular desenvolvimento das crianças internadas

25/02/2016

No Hospital da Criança e Maternidade, as brinquedotecas são espaço precioso para ajudar a estimular a interação e desenvolvimento das crianças internadas, refletindo positivamente no tratamento. Encerrando um ciclo de treinamentos para possibilitar um atendimento ainda mais amplo e humanizado aos pequenos pacientes, o HCM promoveu, nesta quinta-feira (25 de fevereiro), a capacitação de voluntárias para fazer parte do grupo que auxilia a equipe multidisciplinar nas brinquedoteca do hospital. Atualmente, o HCM conta com três brinquedotecas nas enfermarias dos  6º e 7º andares, e no 4º andar, onde funciona a ala da oncologia infantil.

Residente da Terapia Ocupacional e responsável por ministrar o último treinamento às novas voluntárias, Mariana Silva enalteceu a importância do brincar na formação e no desenvolvimento, além de alertar sobre possíveis limitações de crianças internadas.

"As brincadeira promovem o desenvolvimento da linguagem, socialização e habilidades físicas e cognitivas, o que é importantíssimo. Todos os brinquedos são higienizados e adequados à idade e condição da criança", afirmou Mariana.

O sorriso e a vontade de querer ajudar eram evidentes nas novas voluntárias, durante a capacitação. Mariana Bressan, pedagoga e mãe de duas meninas, disse que fará o que mais gosta: ensinar crianças.  "A minha vontade de estar próxima a elas sempre falou mais alto. Quando descobri que poderia fazer parte dos voluntários no hospital, não pensei duas vezes em me inscrever", disse Marina.

"Os voluntários são essenciais para que a nossa brinquedoteca funcione todos os dias, pelo menos em dois períodos. O HCM oferece treinamentos para quem quiser ser voluntário para que possam desempenhar essa ajuda na instituição", afirmou a gerente administrativa do HCM, Gianna Matheus.

O que eu faço para ser voluntário?

Para ser voluntário do HCM é necessário se inscrever no escritório da AVOHB, localizado dentro do Hospital de Base, ou pelo telefone (17) 3201-5000, ramal: 1306. O candidato passa por uma entrevista e realiza 50 horas de experiência. Após a experiência, a pessoa se torna voluntária efetiva e escolhe o melhor dia e horário para a ação.


Mais Notícias

Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+]
Veja mais notícias >