HCM capacita voluntárias para atuar nas brinquedotecas, divertir e estimular desenvolvimento das crianças internadas - Hospital da Criança e Maternidade

HCM capacita voluntárias para atuar nas brinquedotecas, divertir e estimular desenvolvimento das crianças internadas

25/02/2016

No Hospital da Criança e Maternidade, as brinquedotecas são espaço precioso para ajudar a estimular a interação e desenvolvimento das crianças internadas, refletindo positivamente no tratamento. Encerrando um ciclo de treinamentos para possibilitar um atendimento ainda mais amplo e humanizado aos pequenos pacientes, o HCM promoveu, nesta quinta-feira (25 de fevereiro), a capacitação de voluntárias para fazer parte do grupo que auxilia a equipe multidisciplinar nas brinquedoteca do hospital. Atualmente, o HCM conta com três brinquedotecas nas enfermarias dos  6º e 7º andares, e no 4º andar, onde funciona a ala da oncologia infantil.

Residente da Terapia Ocupacional e responsável por ministrar o último treinamento às novas voluntárias, Mariana Silva enalteceu a importância do brincar na formação e no desenvolvimento, além de alertar sobre possíveis limitações de crianças internadas.

"As brincadeira promovem o desenvolvimento da linguagem, socialização e habilidades físicas e cognitivas, o que é importantíssimo. Todos os brinquedos são higienizados e adequados à idade e condição da criança", afirmou Mariana.

O sorriso e a vontade de querer ajudar eram evidentes nas novas voluntárias, durante a capacitação. Mariana Bressan, pedagoga e mãe de duas meninas, disse que fará o que mais gosta: ensinar crianças.  "A minha vontade de estar próxima a elas sempre falou mais alto. Quando descobri que poderia fazer parte dos voluntários no hospital, não pensei duas vezes em me inscrever", disse Marina.

"Os voluntários são essenciais para que a nossa brinquedoteca funcione todos os dias, pelo menos em dois períodos. O HCM oferece treinamentos para quem quiser ser voluntário para que possam desempenhar essa ajuda na instituição", afirmou a gerente administrativa do HCM, Gianna Matheus.

O que eu faço para ser voluntário?

Para ser voluntário do HCM é necessário se inscrever no escritório da AVOHB, localizado dentro do Hospital de Base, ou pelo telefone (17) 3201-5000, ramal: 1306. O candidato passa por uma entrevista e realiza 50 horas de experiência. Após a experiência, a pessoa se torna voluntária efetiva e escolhe o melhor dia e horário para a ação.


Mais Notícias

Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+]
Veja mais notícias >