Outubro Rosa

HCM adere à campanha para auxiliar na coleta de leite materno e recebe, toda semana, van equipada onde pacientes doam o alimento essencial ao bebê

02/05/2017

O leite materno, fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança, está faltando em Rio Preto. Para tentar reduzir e até eliminar o déficit do alimento, o Banco de Leite de Rio Preto conta agora com uma Unidade Volante que circula por hospitais e unidades de saúde para fazer coleta de mães que queiram doar. E o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) aderiu imediatamente a esta campanha, intitulada “Banco de Leite Humano Itinerante”, recebendo a van todas as segundas e terças-feiras, das 7h30 às 11h30.

Neste período, a enfermagem do HCM apresenta a campanha às mães, convidando-as a colaborar. “O leite materno é o alimento mais completo que a criança pode receber em seus primeiros meses de vida, pois, além de rico em nutrientes, oferece ao bebê imunoglobulinas que o protege de infecções”, explica a enfermeira Samanta Volpi, responsável pela Sala de Coleta de Leito Humano do HCM.

Os profissionais do HCM se empenham, pois sabem que é fundamental o Banco de Leite ter seu estoque em dia e, haja visto que o HCM é referência em atendimento de gestação de alto risco, recorrendo com frequência ao Banco. “Temos a maior UTI Neonatal da região, com 47 leitos. É neste setor que encontramos as maiores dificuldades na amamentação, portanto, é onde mais se consome o leite materno. Utilizamos uma média de 40 litros por mês e, atualmente, conseguimos enviar apenas 15 para o Banco. Esperamos que, ao contribuir com a campanha, consigamos ajudar a entidade que tanto nos auxilia”, ressalta Samanta.

Na terça-feira, dia 2 de maio, a manicure Thays Vanessa Pereira, foi uma das mães internadas no HCM que aderiu à campanha. Sua filha havia nascido prematura há quatro dias e não consumia todo o leite fornecido pela mãe. “Poder ajudar o Banco de Leite foi uma benção. Eu estava agoniada por ver que sobrava meu leite enquanto há muitas crianças precisando. Vou ajudar no que puder”, afirmou Thays.

Ela e muitas outras serão realmente importantíssimas para mães como a cabeleireira Damiana Saraiva dos Santos, que embalava a filha Vitória, de 5 meses, ao colo, e Kalianny Rodrigues Barbosa Silva, que acariciava a pequenina Ana Laura, de 4 meses, ambas internadas na UTI neonatal do HCM. “É maravilhoso o que estas mulheres estão fazendo por nós. Não tenho como o agradecer”, disse Damiana. “Só tenho a dizer a estas mães que doam o leite: obrigado e Deus as abençoe por dar o alimento e a força às nossas filhas”, completou Kalliany.

BANCO DE LEITE VAI ATÉ A DOADORA, ONDE ELA ESTIVER

Se quiser ou não puder, a doadora não precisa ir ao Banco de Leite Humano de Rio Preto. A Unidade Volante vai até ela para colher o leite. Basta telefonar para o telefone do serviço (17) 3214-3422.

Endereço: Av. dos Estudantes, 1886 - Vila Aeroporto - São José do Rio Preto 


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >