HCM adere à campanha para auxiliar na coleta de leite materno e recebe, toda semana, van equipada onde pacientes doam o alimento essencial ao bebê - Hospital da Criança e Maternidade

HCM adere à campanha para auxiliar na coleta de leite materno e recebe, toda semana, van equipada onde pacientes doam o alimento essencial ao bebê

02/05/2017

O leite materno, fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança, está faltando em Rio Preto. Para tentar reduzir e até eliminar o déficit do alimento, o Banco de Leite de Rio Preto conta agora com uma Unidade Volante que circula por hospitais e unidades de saúde para fazer coleta de mães que queiram doar. E o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) aderiu imediatamente a esta campanha, intitulada “Banco de Leite Humano Itinerante”, recebendo a van todas as segundas e terças-feiras, das 7h30 às 11h30.

Neste período, a enfermagem do HCM apresenta a campanha às mães, convidando-as a colaborar. “O leite materno é o alimento mais completo que a criança pode receber em seus primeiros meses de vida, pois, além de rico em nutrientes, oferece ao bebê imunoglobulinas que o protege de infecções”, explica a enfermeira Samanta Volpi, responsável pela Sala de Coleta de Leito Humano do HCM.

Os profissionais do HCM se empenham, pois sabem que é fundamental o Banco de Leite ter seu estoque em dia e, haja visto que o HCM é referência em atendimento de gestação de alto risco, recorrendo com frequência ao Banco. “Temos a maior UTI Neonatal da região, com 47 leitos. É neste setor que encontramos as maiores dificuldades na amamentação, portanto, é onde mais se consome o leite materno. Utilizamos uma média de 40 litros por mês e, atualmente, conseguimos enviar apenas 15 para o Banco. Esperamos que, ao contribuir com a campanha, consigamos ajudar a entidade que tanto nos auxilia”, ressalta Samanta.

Na terça-feira, dia 2 de maio, a manicure Thays Vanessa Pereira, foi uma das mães internadas no HCM que aderiu à campanha. Sua filha havia nascido prematura há quatro dias e não consumia todo o leite fornecido pela mãe. “Poder ajudar o Banco de Leite foi uma benção. Eu estava agoniada por ver que sobrava meu leite enquanto há muitas crianças precisando. Vou ajudar no que puder”, afirmou Thays.

Ela e muitas outras serão realmente importantíssimas para mães como a cabeleireira Damiana Saraiva dos Santos, que embalava a filha Vitória, de 5 meses, ao colo, e Kalianny Rodrigues Barbosa Silva, que acariciava a pequenina Ana Laura, de 4 meses, ambas internadas na UTI neonatal do HCM. “É maravilhoso o que estas mulheres estão fazendo por nós. Não tenho como o agradecer”, disse Damiana. “Só tenho a dizer a estas mães que doam o leite: obrigado e Deus as abençoe por dar o alimento e a força às nossas filhas”, completou Kalliany.

BANCO DE LEITE VAI ATÉ A DOADORA, ONDE ELA ESTIVER

Se quiser ou não puder, a doadora não precisa ir ao Banco de Leite Humano de Rio Preto. A Unidade Volante vai até ela para colher o leite. Basta telefonar para o telefone do serviço (17) 3214-3422.

Endereço: Av. dos Estudantes, 1886 - Vila Aeroporto - São José do Rio Preto 


Mais Notícias

40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+]
Veja mais notícias >