Localização

Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa sustentável que evita o uso de gás GLP.

05/06/2018

A Funfarme/Hospital de Base além de se preocupar com a saúde do paciente, se preocupa também com a saúde do Meio Ambiente. Entre as ações e melhorias que visam a sustentabilidade ambiental, está o uso de biomassa como combustível para a caldeira, que é responsável por fornecer vapor para setores indispensáveis para o funcionamento do complexo hospitalar, a Lavanderia e Cozinha.

Os briquetes, conhecidos também como lenha ecológica, adotados como fonte de energia há cerca de 5 anos na instituição, são provenientes do reaproveitamento da indústria de móveis. Os resíduos gerados na produção de móveis são prensados e aquecidos, transformando-se em pedaços de “madeiras”. A caldeira do HB possui também um sistema de tratamento e lavagem dos gases.

O uso deste combustível permite uma queima mais uniforme, melhorias no transporte, armazenamento, manuseio e alimentação das caldeiras industriais. Além disso, os briquetes são uma fonte de energia renovável não tóxica, não há riscos em contato com a pele e não causa asfixia.

“O projeto de inserção de briquetes como combustível da caldeira foi pioneiro e diminuiu o impacto causado no meio ambiente. Além de serem sustentáveis, eles são econômicos e mais eficientes”, conta Rodrigo Plazas, engenheiro clínico da Funfarme.

Além do uso de briquetes, a Funfarme também conta com outros projetos sustentáveis, como por exemplo o Funfarme Verde Colorido, que plantou em 2015 e 2016 mais de 130 árvores nativas e cambarás amarelos.  Além disso, participou do Projeto de Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que substituiu mais de 16 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led e realizou a troca do equipamento de ar condicionado, no valor de 1 milhão de reais.


Mais Notícias

HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Funfarme Materna XI [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+]