Localização

Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa sustentável que evita o uso de gás GLP.

05/06/2018

A Funfarme/Hospital de Base além de se preocupar com a saúde do paciente, se preocupa também com a saúde do Meio Ambiente. Entre as ações e melhorias que visam a sustentabilidade ambiental, está o uso de biomassa como combustível para a caldeira, que é responsável por fornecer vapor para setores indispensáveis para o funcionamento do complexo hospitalar, a Lavanderia e Cozinha.

Os briquetes, conhecidos também como lenha ecológica, adotados como fonte de energia há cerca de 5 anos na instituição, são provenientes do reaproveitamento da indústria de móveis. Os resíduos gerados na produção de móveis são prensados e aquecidos, transformando-se em pedaços de “madeiras”. A caldeira do HB possui também um sistema de tratamento e lavagem dos gases.

O uso deste combustível permite uma queima mais uniforme, melhorias no transporte, armazenamento, manuseio e alimentação das caldeiras industriais. Além disso, os briquetes são uma fonte de energia renovável não tóxica, não há riscos em contato com a pele e não causa asfixia.

“O projeto de inserção de briquetes como combustível da caldeira foi pioneiro e diminuiu o impacto causado no meio ambiente. Além de serem sustentáveis, eles são econômicos e mais eficientes”, conta Rodrigo Plazas, engenheiro clínico da Funfarme.

Além do uso de briquetes, a Funfarme também conta com outros projetos sustentáveis, como por exemplo o Funfarme Verde Colorido, que plantou em 2015 e 2016 mais de 130 árvores nativas e cambarás amarelos.  Além disso, participou do Projeto de Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que substituiu mais de 16 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led e realizou a troca do equipamento de ar condicionado, no valor de 1 milhão de reais.


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]