Outubro Rosa

Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa sustentável que evita o uso de gás GLP.

05/06/2018

A Funfarme/Hospital de Base além de se preocupar com a saúde do paciente, se preocupa também com a saúde do Meio Ambiente. Entre as ações e melhorias que visam a sustentabilidade ambiental, está o uso de biomassa como combustível para a caldeira, que é responsável por fornecer vapor para setores indispensáveis para o funcionamento do complexo hospitalar, a Lavanderia e Cozinha.

Os briquetes, conhecidos também como lenha ecológica, adotados como fonte de energia há cerca de 5 anos na instituição, são provenientes do reaproveitamento da indústria de móveis. Os resíduos gerados na produção de móveis são prensados e aquecidos, transformando-se em pedaços de “madeiras”. A caldeira do HB possui também um sistema de tratamento e lavagem dos gases.

O uso deste combustível permite uma queima mais uniforme, melhorias no transporte, armazenamento, manuseio e alimentação das caldeiras industriais. Além disso, os briquetes são uma fonte de energia renovável não tóxica, não há riscos em contato com a pele e não causa asfixia.

“O projeto de inserção de briquetes como combustível da caldeira foi pioneiro e diminuiu o impacto causado no meio ambiente. Além de serem sustentáveis, eles são econômicos e mais eficientes”, conta Rodrigo Plazas, engenheiro clínico da Funfarme.

Além do uso de briquetes, a Funfarme também conta com outros projetos sustentáveis, como por exemplo o Funfarme Verde Colorido, que plantou em 2015 e 2016 mais de 130 árvores nativas e cambarás amarelos.  Além disso, participou do Projeto de Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que substituiu mais de 16 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led e realizou a troca do equipamento de ar condicionado, no valor de 1 milhão de reais.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >