Localização

Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa sustentável que evita o uso de gás GLP.

05/06/2018

A Funfarme/Hospital de Base além de se preocupar com a saúde do paciente, se preocupa também com a saúde do Meio Ambiente. Entre as ações e melhorias que visam a sustentabilidade ambiental, está o uso de biomassa como combustível para a caldeira, que é responsável por fornecer vapor para setores indispensáveis para o funcionamento do complexo hospitalar, a Lavanderia e Cozinha.

Os briquetes, conhecidos também como lenha ecológica, adotados como fonte de energia há cerca de 5 anos na instituição, são provenientes do reaproveitamento da indústria de móveis. Os resíduos gerados na produção de móveis são prensados e aquecidos, transformando-se em pedaços de “madeiras”. A caldeira do HB possui também um sistema de tratamento e lavagem dos gases.

O uso deste combustível permite uma queima mais uniforme, melhorias no transporte, armazenamento, manuseio e alimentação das caldeiras industriais. Além disso, os briquetes são uma fonte de energia renovável não tóxica, não há riscos em contato com a pele e não causa asfixia.

“O projeto de inserção de briquetes como combustível da caldeira foi pioneiro e diminuiu o impacto causado no meio ambiente. Além de serem sustentáveis, eles são econômicos e mais eficientes”, conta Rodrigo Plazas, engenheiro clínico da Funfarme.

Além do uso de briquetes, a Funfarme também conta com outros projetos sustentáveis, como por exemplo o Funfarme Verde Colorido, que plantou em 2015 e 2016 mais de 130 árvores nativas e cambarás amarelos.  Além disso, participou do Projeto de Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que substituiu mais de 16 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led e realizou a troca do equipamento de ar condicionado, no valor de 1 milhão de reais.


Mais Notícias

Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+] Senador Major Olímpio vem a Rio Preto e faz questão de visitar Funfarme [+] Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar [+] Deputado Federal Capitão Derrite visita Funfarme para estudar novas parcerias [+] Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+]