Localização

Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar

23/09/2019

Atualmente, com mais de 500 voluntários atuando no complexo Funfarme, as equipes que coordenam os grupos solidários decidiram oferecer um treinamento diferente àqueles que fazem este tipo de trabalho em entidades de saúde. O curso aconteceu, pela primeira vez, fora da Fundação, no Teatro Paulo Moura.

“Percebemos que o número de pessoas que querem atuar como voluntário na saúde cresceu. Se levarmos em consideração somente nossa Fundação, por exemplo, este valor dobrou, saltando de 250 pessoas, há 7 anos, para 500, hoje. Por isso, estruturamos um treinamento especial que mostra todas as peculiaridades quando falamos de um ambiente hospitalar, por exemplo”, explica Silvia Kawata, uma das coordenadoras do treinamento e profissional da hospitalidade do complexo.

A abertura do evento contou com abraços grátis e uma apresentação do Coral EmCanto do grupo Operação Alegria. Além disso, foram feitas três esquetes. A primeira, com o grupo Sementes da Alegria, falou sobre a NR32 (norma regulamentadora que rege o trabalho dentro do hospital) de maneira divertida fazendo um desfile pra lá de animado com voluntários vestidos de maneira correta e incorreta para o atuar dentro do ambiente hospitalar; a segunda, com os membros do Sorrindo, falou o respeito todas as religiões, sobre o sigilo das informações e também da importância de respeitar as orientações médicas, como jejum; a terceira, do Xô Dodói, falou sobre a importância de higienizar corretamente às mãos e também sobre os cuidados com pacientes em precaução de contato, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. 

Outra organizadora do curso, que também é responsável pela hospitalidade da Fundação, Andreza Rocha ressalta que as peças teatrais foram importantes para chamar a atenção do público às situações mais inusitadas que podem acontecer no voluntariado e, após, debater como é possível solucioná-las. “Colocamos estas atuações dramáticas, com bastante humor para mostrar que os cuidado de quem atua na saúde tem de ser redobrado para não comprometer o bem-estar do paciente”, pontua Rocha.


Mais Notícias

Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+] Senador Major Olímpio vem a Rio Preto e faz questão de visitar Funfarme [+] Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar [+] Deputado Federal Capitão Derrite visita Funfarme para estudar novas parcerias [+] Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+]