Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar

23/09/2019

Atualmente, com mais de 500 voluntários atuando no complexo Funfarme, as equipes que coordenam os grupos solidários decidiram oferecer um treinamento diferente àqueles que fazem este tipo de trabalho em entidades de saúde. O curso aconteceu, pela primeira vez, fora da Fundação, no Teatro Paulo Moura.

“Percebemos que o número de pessoas que querem atuar como voluntário na saúde cresceu. Se levarmos em consideração somente nossa Fundação, por exemplo, este valor dobrou, saltando de 250 pessoas, há 7 anos, para 500, hoje. Por isso, estruturamos um treinamento especial que mostra todas as peculiaridades quando falamos de um ambiente hospitalar, por exemplo”, explica Silvia Kawata, uma das coordenadoras do treinamento e profissional da hospitalidade do complexo.

A abertura do evento contou com abraços grátis e uma apresentação do Coral EmCanto do grupo Operação Alegria. Além disso, foram feitas três esquetes. A primeira, com o grupo Sementes da Alegria, falou sobre a NR32 (norma regulamentadora que rege o trabalho dentro do hospital) de maneira divertida fazendo um desfile pra lá de animado com voluntários vestidos de maneira correta e incorreta para o atuar dentro do ambiente hospitalar; a segunda, com os membros do Sorrindo, falou o respeito todas as religiões, sobre o sigilo das informações e também da importância de respeitar as orientações médicas, como jejum; a terceira, do Xô Dodói, falou sobre a importância de higienizar corretamente às mãos e também sobre os cuidados com pacientes em precaução de contato, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. 

Outra organizadora do curso, que também é responsável pela hospitalidade da Fundação, Andreza Rocha ressalta que as peças teatrais foram importantes para chamar a atenção do público às situações mais inusitadas que podem acontecer no voluntariado e, após, debater como é possível solucioná-las. “Colocamos estas atuações dramáticas, com bastante humor para mostrar que os cuidado de quem atua na saúde tem de ser redobrado para não comprometer o bem-estar do paciente”, pontua Rocha.


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >