Funfarme promove atividades de conscientização para pacientes e colaboradores no Dia Mundial de Higienização das Mãos

05/05/2017

Para celebrar neste 5 de maio o Dia Mundial de Higienização das Mãos e evidenciar para os colaboradores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) a extrema importância deste simples ato, profissionais da CCIH do Hospital de Base de Rio Preto (HB) e do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) percorreram todos os setores dos dois hospitais e do Ambulatório de Especialidades para conversar com os seus colegas e com os pacientes.

Higienizar as mãos previne e reduz o risco de infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários de hospitais e serviços de saúde.

O dia começou com a visita às Diretorias dos hospitais, onde os médicos e enfermeiros do CCIH reforçaram aos diretores e secretários a importância do ato rotineiro. Ainda, todos assinaram um livro no qual se comprometem a disseminar e conscientizar os profissionais da Funfarme sobre a higienização correta das mãos. “Este Dia Mundial é importantíssimo, pois mobiliza toda nossa instituição em torno de um ato, a princípio, simples, mas fundamental para nossa segurança e a dos pacientes”, declarou Dra. Leila Borin, diretora do HCM.

Partindo das diretorias dos hospitais, a equipe do CCIH passou por todos os setores para conversar com os colaboradores e pacientes sobre a importância da higienização de mãos. “Antes de realizar o atendimento ao paciente, o profissional de saúde deve lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel. Caso o paciente perceba que a pessoa não fez a limpeza das mãos, tem o direito de pedir que a higienização seja feita antes de ser tocado por ela”, diz a médica infectologista Dra. Luciana Jorge.

Cleber Donizete Ferreira Cabral, de Rio Preto, estava passando pelo HB, presenciou a orientação dada pela equipe do CCIH e aprovou a iniciativa. “Hoje em dia as pessoas são muito desatentas com a higiene pessoal. Acho bacana o hospital conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene para a saúde de todos nós”, comenta Cleber.


Mais Notícias

Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+]
Veja mais notícias >