Localização

Funfarme promove atividades de conscientização para pacientes e colaboradores no Dia Mundial de Higienização das Mãos

05/05/2017

Para celebrar neste 5 de maio o Dia Mundial de Higienização das Mãos e evidenciar para os colaboradores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) a extrema importância deste simples ato, profissionais da CCIH do Hospital de Base de Rio Preto (HB) e do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) percorreram todos os setores dos dois hospitais e do Ambulatório de Especialidades para conversar com os seus colegas e com os pacientes.

Higienizar as mãos previne e reduz o risco de infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários de hospitais e serviços de saúde.

O dia começou com a visita às Diretorias dos hospitais, onde os médicos e enfermeiros do CCIH reforçaram aos diretores e secretários a importância do ato rotineiro. Ainda, todos assinaram um livro no qual se comprometem a disseminar e conscientizar os profissionais da Funfarme sobre a higienização correta das mãos. “Este Dia Mundial é importantíssimo, pois mobiliza toda nossa instituição em torno de um ato, a princípio, simples, mas fundamental para nossa segurança e a dos pacientes”, declarou Dra. Leila Borin, diretora do HCM.

Partindo das diretorias dos hospitais, a equipe do CCIH passou por todos os setores para conversar com os colaboradores e pacientes sobre a importância da higienização de mãos. “Antes de realizar o atendimento ao paciente, o profissional de saúde deve lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel. Caso o paciente perceba que a pessoa não fez a limpeza das mãos, tem o direito de pedir que a higienização seja feita antes de ser tocado por ela”, diz a médica infectologista Dra. Luciana Jorge.

Cleber Donizete Ferreira Cabral, de Rio Preto, estava passando pelo HB, presenciou a orientação dada pela equipe do CCIH e aprovou a iniciativa. “Hoje em dia as pessoas são muito desatentas com a higiene pessoal. Acho bacana o hospital conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene para a saúde de todos nós”, comenta Cleber.


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]