Funfarme homenageia Dia Nacional do Livro Infantil realizando sua segunda edição do Troca-Troca de Livros

18/04/2016

Com muita cor e diversão, a Funfarme abriu hoje a segunda edição do Troca-Troca de Livros da Fundação, no Anfiteatro do Hospital da Criança e Maternidade (HCM). A data foi escolhida em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. As trocas de livros acontecerão nos dias 19, 20, 25 e 26 de abril, das 10h às 14h, no pavilhão Fleury, na Famerp. Além disso, grupos de entretenimento oferecerão atividades e brincadeiras para os visitantes. Nesta edição, cinco instituições de atendimento infantil virão para o evento, Alarme, Apae, Caps Infantil, Renascer e Crami. A previsão é que mais de 200 crianças destas Associações estejam presentes na ação.

 "Antes de tudo, somos pais e educadores. Num cenário de tanta instabilidade política e reivindicações, é importante deixarmos aos nossos filhos o exemplo da leitura como meio para a compreensão do mundo. Nossa instituição preza por este valor e, justamente por isso, a ação foi criada: para incentivarmos o gosto pelas letras",  afirmou Dr. Antônio Carlos Tonelli Gusson, diretor do HCM durante discurso de abertura. 
Para entreter as crianças,  o grupo de voluntários “Operação Alegria” fez contação de diversas histórias infantis. A atriz Danila Bassi, integrante do grupo, abriu o espetáculo com a canção de Gilberto Gil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, dedicada às obras do escritor infantil Monteiro Lobato (patrono da data comemorativa, estipulada por neste dia ser aniversário do autor).

“Queremos incentivar os profissionais da Fundação, mas também envolver a comunidade infanto-juvenil. É justamente com o intuito de difundir a cultura, fomentar o lúdico e estimular o imaginário da criança é que convidamos todos a participarem do Troca-Troca”, convidou a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Funfarme, Cristiane Midori, na cerimônia.

Existe ainda um projeto futuro que pode ter seu pontapé nesta ação: a instalação de uma biblioteca infantil no HCM. “Temos voluntários que, como o ‘Operação Alegria’, fazem contação de histórias aqui no hospital. Sabemos da importância da literatura para a formação da criança e para o auxilio no tratamento médico e, por isso, começamos a formatar o projeto. Se tivermos bastantes doações de linhas infanto-juvenis, poderemos começar um acervo dedicado às crianças”, salienta a gerente do hospital, Gianna Matheus.

Apesar de a data remeter às obras infantis, as atividades também envolvem a participação e a troca de livros da categoria adulta. O evento permitirá a atualização do acervo da Biblioteca da Funfarme, “Dr. José Paulo Cipullo”. Atualmente a biblioteca conta com 3.500 exemplares de literatura não médica e tem também um carrinho itinerante que leva as obras até o leito dos pacientes internados.


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >