Localização

Funfarme homenageia Dia Nacional do Livro Infantil realizando sua segunda edição do Troca-Troca de Livros

18/04/2016

Com muita cor e diversão, a Funfarme abriu hoje a segunda edição do Troca-Troca de Livros da Fundação, no Anfiteatro do Hospital da Criança e Maternidade (HCM). A data foi escolhida em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. As trocas de livros acontecerão nos dias 19, 20, 25 e 26 de abril, das 10h às 14h, no pavilhão Fleury, na Famerp. Além disso, grupos de entretenimento oferecerão atividades e brincadeiras para os visitantes. Nesta edição, cinco instituições de atendimento infantil virão para o evento, Alarme, Apae, Caps Infantil, Renascer e Crami. A previsão é que mais de 200 crianças destas Associações estejam presentes na ação.

 "Antes de tudo, somos pais e educadores. Num cenário de tanta instabilidade política e reivindicações, é importante deixarmos aos nossos filhos o exemplo da leitura como meio para a compreensão do mundo. Nossa instituição preza por este valor e, justamente por isso, a ação foi criada: para incentivarmos o gosto pelas letras",  afirmou Dr. Antônio Carlos Tonelli Gusson, diretor do HCM durante discurso de abertura. 
Para entreter as crianças,  o grupo de voluntários “Operação Alegria” fez contação de diversas histórias infantis. A atriz Danila Bassi, integrante do grupo, abriu o espetáculo com a canção de Gilberto Gil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, dedicada às obras do escritor infantil Monteiro Lobato (patrono da data comemorativa, estipulada por neste dia ser aniversário do autor).

“Queremos incentivar os profissionais da Fundação, mas também envolver a comunidade infanto-juvenil. É justamente com o intuito de difundir a cultura, fomentar o lúdico e estimular o imaginário da criança é que convidamos todos a participarem do Troca-Troca”, convidou a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Funfarme, Cristiane Midori, na cerimônia.

Existe ainda um projeto futuro que pode ter seu pontapé nesta ação: a instalação de uma biblioteca infantil no HCM. “Temos voluntários que, como o ‘Operação Alegria’, fazem contação de histórias aqui no hospital. Sabemos da importância da literatura para a formação da criança e para o auxilio no tratamento médico e, por isso, começamos a formatar o projeto. Se tivermos bastantes doações de linhas infanto-juvenis, poderemos começar um acervo dedicado às crianças”, salienta a gerente do hospital, Gianna Matheus.

Apesar de a data remeter às obras infantis, as atividades também envolvem a participação e a troca de livros da categoria adulta. O evento permitirá a atualização do acervo da Biblioteca da Funfarme, “Dr. José Paulo Cipullo”. Atualmente a biblioteca conta com 3.500 exemplares de literatura não médica e tem também um carrinho itinerante que leva as obras até o leito dos pacientes internados.


Mais Notícias

Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Funfarme Materna XI [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+]