Funfarme homenageia Dia Nacional do Livro Infantil realizando sua segunda edição do Troca-Troca de Livros - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme homenageia Dia Nacional do Livro Infantil realizando sua segunda edição do Troca-Troca de Livros

18/04/2016

Com muita cor e diversão, a Funfarme abriu hoje a segunda edição do Troca-Troca de Livros da Fundação, no Anfiteatro do Hospital da Criança e Maternidade (HCM). A data foi escolhida em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. As trocas de livros acontecerão nos dias 19, 20, 25 e 26 de abril, das 10h às 14h, no pavilhão Fleury, na Famerp. Além disso, grupos de entretenimento oferecerão atividades e brincadeiras para os visitantes. Nesta edição, cinco instituições de atendimento infantil virão para o evento, Alarme, Apae, Caps Infantil, Renascer e Crami. A previsão é que mais de 200 crianças destas Associações estejam presentes na ação.

 "Antes de tudo, somos pais e educadores. Num cenário de tanta instabilidade política e reivindicações, é importante deixarmos aos nossos filhos o exemplo da leitura como meio para a compreensão do mundo. Nossa instituição preza por este valor e, justamente por isso, a ação foi criada: para incentivarmos o gosto pelas letras",  afirmou Dr. Antônio Carlos Tonelli Gusson, diretor do HCM durante discurso de abertura. 
Para entreter as crianças,  o grupo de voluntários “Operação Alegria” fez contação de diversas histórias infantis. A atriz Danila Bassi, integrante do grupo, abriu o espetáculo com a canção de Gilberto Gil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, dedicada às obras do escritor infantil Monteiro Lobato (patrono da data comemorativa, estipulada por neste dia ser aniversário do autor).

“Queremos incentivar os profissionais da Fundação, mas também envolver a comunidade infanto-juvenil. É justamente com o intuito de difundir a cultura, fomentar o lúdico e estimular o imaginário da criança é que convidamos todos a participarem do Troca-Troca”, convidou a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Funfarme, Cristiane Midori, na cerimônia.

Existe ainda um projeto futuro que pode ter seu pontapé nesta ação: a instalação de uma biblioteca infantil no HCM. “Temos voluntários que, como o ‘Operação Alegria’, fazem contação de histórias aqui no hospital. Sabemos da importância da literatura para a formação da criança e para o auxilio no tratamento médico e, por isso, começamos a formatar o projeto. Se tivermos bastantes doações de linhas infanto-juvenis, poderemos começar um acervo dedicado às crianças”, salienta a gerente do hospital, Gianna Matheus.

Apesar de a data remeter às obras infantis, as atividades também envolvem a participação e a troca de livros da categoria adulta. O evento permitirá a atualização do acervo da Biblioteca da Funfarme, “Dr. José Paulo Cipullo”. Atualmente a biblioteca conta com 3.500 exemplares de literatura não médica e tem também um carrinho itinerante que leva as obras até o leito dos pacientes internados.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >