Funfarme e Famerp realizam o maior Encontro de Cancerologia do interior do Brasil, com mais de 600 médicos de todo país - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme e Famerp realizam o maior Encontro de Cancerologia do interior do Brasil, com mais de 600 médicos de todo país

09/03/2018

Grandes novidades no tratamento de câncer estão em curso no mundo, chegam ao Brasil e estão sendo o tema principal do 2º Encontro de Cancerologia do Interior Paulista, que acontece nesta sexta-feira e sábado (9 e 10 de março), no Centro de Convenções da Famerp/Funfarme. Em paralelo, é realizado o e 9º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária. Mais de 600 médicos de todo o país estão discutindo o desenvolvimento dos biosimilares para combater o câncer. Eles já se comprovaram ser mais eficazes do que a quimioterapia e outros tratamentos convencionais.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, a diretora administrativa do Hospiral de Base, Dra. Amália Tieco, o vice-diretor geral da Famerp, Dr. Francisco de Assis Cury, o ex-diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, Dr. Fábio Leite, representando a Comissão Organizadora do II Ecip. 

onvidados referências no Brasil e mundo

Para discutir esta revolução, a Funfarme/Hospital de Base de Rio Preto convidaram o médico Antonio Carlos Buzaid, chefe do Centro de Oncologia dos hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein, de São Paulo, e o oncologista Gilberto Lopes, médico da Universidade de Miami. Este participou através de videoconferência.

Além do câncer de mama, a programação deste Encontro inclui módulos de cabeça e pescoço, ovário, TGI, pulmão, próstata, rim, melanoma, pesquisas clínicas e as últimas novidades da imuno-oncologia e das terapias-alvo.

A Comissão Científica do 2º Ecip é integrada pelos Dra. Gustavo Colagiovanni Girotto (coordenador), Aline Fusco Fares, Carla M. O. Ferreira Martin, Cejana Casimiro de Deus Cardoso, Daniel Vilarim Araújo, Eduardo Saadi Neto, Fábio Leite Couto Fernandez, José Luiz Esteves Francisco, Julio César P. Cardoso Neto e Selma Di Pace Bauab.

Novidade contra o câncer de mama

Um dos assuntos de maior destaque neste Encontro são os biosimilares. Semana passada, a Anvisa aprovou o Pertuzumab, utilizado no tratamento do câncer de mama HER2+, agressivo, que responde por 30% dos cânceres de mama no Brasil. Combinado a outros medicamentos, o Pertuzumab pode aumentar a sobrevida de pacientes atingidos.

“A ótima notícia é que os biosimilares (vacinas) aumentam a eficácia do tratamento do câncer e não têm efeitos colaterais, ao contrário da quimioterapia”, afirma o oncologista Gustavo Girotto, médico do Hospital de Base de Rio Preto e coordenador do Encontro.

Vacinas custam 10 a 20% do valor de medicamentos convencionais

Outro grande benefício é o custo dos biosimilares. A expectativa, segundo Girotto, é que estas vacinas custem de 10% a 20% do valor dos medicamentos de alto custo utilizados pelos pacientes com câncer. “Estas vacinas causarão um impacto no Brasil tão grande quanto os medicamentos genéricos”, afirma Girotto, também coordenador dos estudos clínicos em cancerologia no Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de Rio Preto.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >