Funfarme e Famerp realizam o maior Encontro de Cancerologia do interior do Brasil, com mais de 600 médicos de todo país

09/03/2018

Grandes novidades no tratamento de câncer estão em curso no mundo, chegam ao Brasil e estão sendo o tema principal do 2º Encontro de Cancerologia do Interior Paulista, que acontece nesta sexta-feira e sábado (9 e 10 de março), no Centro de Convenções da Famerp/Funfarme. Em paralelo, é realizado o e 9º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária. Mais de 600 médicos de todo o país estão discutindo o desenvolvimento dos biosimilares para combater o câncer. Eles já se comprovaram ser mais eficazes do que a quimioterapia e outros tratamentos convencionais.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, a diretora administrativa do Hospiral de Base, Dra. Amália Tieco, o vice-diretor geral da Famerp, Dr. Francisco de Assis Cury, o ex-diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, Dr. Fábio Leite, representando a Comissão Organizadora do II Ecip. 

onvidados referências no Brasil e mundo

Para discutir esta revolução, a Funfarme/Hospital de Base de Rio Preto convidaram o médico Antonio Carlos Buzaid, chefe do Centro de Oncologia dos hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein, de São Paulo, e o oncologista Gilberto Lopes, médico da Universidade de Miami. Este participou através de videoconferência.

Além do câncer de mama, a programação deste Encontro inclui módulos de cabeça e pescoço, ovário, TGI, pulmão, próstata, rim, melanoma, pesquisas clínicas e as últimas novidades da imuno-oncologia e das terapias-alvo.

A Comissão Científica do 2º Ecip é integrada pelos Dra. Gustavo Colagiovanni Girotto (coordenador), Aline Fusco Fares, Carla M. O. Ferreira Martin, Cejana Casimiro de Deus Cardoso, Daniel Vilarim Araújo, Eduardo Saadi Neto, Fábio Leite Couto Fernandez, José Luiz Esteves Francisco, Julio César P. Cardoso Neto e Selma Di Pace Bauab.

Novidade contra o câncer de mama

Um dos assuntos de maior destaque neste Encontro são os biosimilares. Semana passada, a Anvisa aprovou o Pertuzumab, utilizado no tratamento do câncer de mama HER2+, agressivo, que responde por 30% dos cânceres de mama no Brasil. Combinado a outros medicamentos, o Pertuzumab pode aumentar a sobrevida de pacientes atingidos.

“A ótima notícia é que os biosimilares (vacinas) aumentam a eficácia do tratamento do câncer e não têm efeitos colaterais, ao contrário da quimioterapia”, afirma o oncologista Gustavo Girotto, médico do Hospital de Base de Rio Preto e coordenador do Encontro.

Vacinas custam 10 a 20% do valor de medicamentos convencionais

Outro grande benefício é o custo dos biosimilares. A expectativa, segundo Girotto, é que estas vacinas custem de 10% a 20% do valor dos medicamentos de alto custo utilizados pelos pacientes com câncer. “Estas vacinas causarão um impacto no Brasil tão grande quanto os medicamentos genéricos”, afirma Girotto, também coordenador dos estudos clínicos em cancerologia no Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de Rio Preto.


Mais Notícias

Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+]
Veja mais notícias >