Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores e comunidade

06/05/2019

Para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a Funfarme preparou uma semana repleta de ações para conscientizar colaboradores, pacientes, acompanhantes e comunidade sobre importância de manter as mãos limpas para prevenir infecções. Hoje, 6, foi realizada abertura oficial da semana, no Hospital de Base. Estiveram presentes líderes de setores, diretores, equipe da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e membros do Grupo de Higienização de Mãos da Fundação. Dra. Amália Tieco, diretora do Hospital de Base (HB), recebeu da CCIH e do Grupo o título de embaixadora da campanha, este ano.

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Fundação, abriu a cerimônia alertando para as necessidade de ajuda mútua dos setores em busca de mudança de hábitos, tornando a higiene de mãos uma cultura de todos. Já a superintendente assistencial, Maria Regina Jabur, ressaltou que as equipes de apoio do complexo estão à disposição para contribuir com estas mudanças e, por fim, Dr. Inaldo Júnior, médico infectologista da CCIH e coordenador do Grupo, reiterou a importância do envolvimento de todos para evitar a transmissão de bactérias pelas mãos, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um dos principais meios de contágios de diversas doenças.

Ao final do evento, foi apresentado vídeo oficial da campanha na Fundação, uma paródia que alerta para a necessidade de usar o álcool gel e de lavar as mãos corretamente, conforme recomendação da OMS. O vídeo idealizado pela Dra. Amália Tieco e produzido pela Comunicação, CCIH e Grupo de Higiene de Mãos. Depois da abertura oficial, os membros do Grupo foram à praça Dom José Marcondes, no centro da cidade, distribuir panfletos, álcool gel e oferecer orientações à população.

Entre os dias 6 e 8, uma caixa pedagógica que demonstra a efetividade da técnica de higienização de mãos. Outra iniciativa da programação é a distribuição de adesivos, canetas e álcool gel aos profissionais de todas as áreas do complexo, com horários diferentes para alcançar a todos os turnos. Além disso, as técnicas e momentos corretos de higienização das mãos estão sendo reforçadas com todos.


A campanha

Em 2019, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é: “CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS”.

Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática de alcance universal da saúde é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde.


Mais Notícias

HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+]
Veja mais notícias >