Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores e comunidade - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores e comunidade

06/05/2019

Para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a Funfarme preparou uma semana repleta de ações para conscientizar colaboradores, pacientes, acompanhantes e comunidade sobre importância de manter as mãos limpas para prevenir infecções. Hoje, 6, foi realizada abertura oficial da semana, no Hospital de Base. Estiveram presentes líderes de setores, diretores, equipe da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e membros do Grupo de Higienização de Mãos da Fundação. Dra. Amália Tieco, diretora do Hospital de Base (HB), recebeu da CCIH e do Grupo o título de embaixadora da campanha, este ano.

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Fundação, abriu a cerimônia alertando para as necessidade de ajuda mútua dos setores em busca de mudança de hábitos, tornando a higiene de mãos uma cultura de todos. Já a superintendente assistencial, Maria Regina Jabur, ressaltou que as equipes de apoio do complexo estão à disposição para contribuir com estas mudanças e, por fim, Dr. Inaldo Júnior, médico infectologista da CCIH e coordenador do Grupo, reiterou a importância do envolvimento de todos para evitar a transmissão de bactérias pelas mãos, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um dos principais meios de contágios de diversas doenças.

Ao final do evento, foi apresentado vídeo oficial da campanha na Fundação, uma paródia que alerta para a necessidade de usar o álcool gel e de lavar as mãos corretamente, conforme recomendação da OMS. O vídeo idealizado pela Dra. Amália Tieco e produzido pela Comunicação, CCIH e Grupo de Higiene de Mãos. Depois da abertura oficial, os membros do Grupo foram à praça Dom José Marcondes, no centro da cidade, distribuir panfletos, álcool gel e oferecer orientações à população.

Entre os dias 6 e 8, uma caixa pedagógica que demonstra a efetividade da técnica de higienização de mãos. Outra iniciativa da programação é a distribuição de adesivos, canetas e álcool gel aos profissionais de todas as áreas do complexo, com horários diferentes para alcançar a todos os turnos. Além disso, as técnicas e momentos corretos de higienização das mãos estão sendo reforçadas com todos.


A campanha

Em 2019, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é: “CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS”.

Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática de alcance universal da saúde é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde.


Mais Notícias

Novembro Dourado: Mês de Combate ao Câncer Infantojuvenil [+] CardioPedBrasil celebra 20 anos de atuação no tratamento de cardiopatias congênitas [+] Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª... [+] Digital influencer e esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, comemora número de... [+] CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM é a primeira instituição da América... [+] Equipes médicas e de enfermagem se vestem a caráter para o Halloween [+] Pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM participam de atividades para comemorar Halloween [+] HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+]
Veja mais notícias >