Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores e comunidade - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores e comunidade

06/05/2019

Para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a Funfarme preparou uma semana repleta de ações para conscientizar colaboradores, pacientes, acompanhantes e comunidade sobre importância de manter as mãos limpas para prevenir infecções. Hoje, 6, foi realizada abertura oficial da semana, no Hospital de Base. Estiveram presentes líderes de setores, diretores, equipe da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e membros do Grupo de Higienização de Mãos da Fundação. Dra. Amália Tieco, diretora do Hospital de Base (HB), recebeu da CCIH e do Grupo o título de embaixadora da campanha, este ano.

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Fundação, abriu a cerimônia alertando para as necessidade de ajuda mútua dos setores em busca de mudança de hábitos, tornando a higiene de mãos uma cultura de todos. Já a superintendente assistencial, Maria Regina Jabur, ressaltou que as equipes de apoio do complexo estão à disposição para contribuir com estas mudanças e, por fim, Dr. Inaldo Júnior, médico infectologista da CCIH e coordenador do Grupo, reiterou a importância do envolvimento de todos para evitar a transmissão de bactérias pelas mãos, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um dos principais meios de contágios de diversas doenças.

Ao final do evento, foi apresentado vídeo oficial da campanha na Fundação, uma paródia que alerta para a necessidade de usar o álcool gel e de lavar as mãos corretamente, conforme recomendação da OMS. O vídeo idealizado pela Dra. Amália Tieco e produzido pela Comunicação, CCIH e Grupo de Higiene de Mãos. Depois da abertura oficial, os membros do Grupo foram à praça Dom José Marcondes, no centro da cidade, distribuir panfletos, álcool gel e oferecer orientações à população.

Entre os dias 6 e 8, uma caixa pedagógica que demonstra a efetividade da técnica de higienização de mãos. Outra iniciativa da programação é a distribuição de adesivos, canetas e álcool gel aos profissionais de todas as áreas do complexo, com horários diferentes para alcançar a todos os turnos. Além disso, as técnicas e momentos corretos de higienização das mãos estão sendo reforçadas com todos.


A campanha

Em 2019, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é: “CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS”.

Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática de alcance universal da saúde é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde.


Mais Notícias

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+] Eventos solidários em prol da Funfarme arrecadam R$ 159,6 mil para compra de equipamentos [+] Segunda corrida da família reúne 500 atletas em prol HCM [+] Terceiro Bazar Solidário promovido por Natália Toscano em prol do HCM é um sucesso [+] Aquecimento da corrida do HCM reúne crianças na Praça do Vivendas [+]
Veja mais notícias >