Outubro Rosa

"Força Motriz": Funfarme recebe 455 novos jovens profissionais em programas de residência, aprimoramento e aperfeiçoamento

02/03/2017

Consolidada como uma das mais importantes instituições de ensino e de serviço da Saúde do país, a Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, recebeu, na manhã de 2 de março, 455 novos residentes de medicina, aprimorandos, aperfeiçoandos e residentes multiprofissionais de enfermagem, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, farmácia e nutrição. A reunião aconteceu no novo Centro de Convenções da Famerp e recebeu diretores das instituições da Fundação, HB, HCM, líderes e autoridades locais, como o assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto e docente da Fundação, Dr. Aldenis Borim (representando o secretário de Saúde, Dr. Eleuses Paiva) e Sonia Maria Olhas Gouvêa, da Delegacia Regional de Saúde, DRS XV.

Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Faculdade de Medicina, Famerp, abriu a cerimônia dando as boas-vindas aos jovens profissionais. “A Famerp recebe a todos de braços abertos. Nossa instituição é como uma família e queremos disponibilizar uma excelente qualidade de ensino, portanto, nossos docentes estão à disposição, aproveitem ao máximo a residência de vocês“.
Apresentando a pujança do complexo hospitalar do qual já fazem parte, Dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Funfarme, mostrou números da instituição e falou sobre a evolução que estes novos alunos ajudam a traçar. “Estabelecemos aqui o compromisso de fazer nossas instituições avançarem cada dia mais, como tem acontecido nos últimos 8 anos. Vocês são a força motriz da Fundação. Sejam bem-vindos”.

O total de residentes médicos, aperfeiçoandos, aprimorandos e residentes multiprofissionais pode mudar, pois há ainda algumas vagas a preencher. Em 2017, a expectativa é que Funfarme receba, além dos 270 novos médicos residentes, 54 profissionais de aprimoramento, 63 de aperfeiçoamento e 68 de residência multiprofissional.

 

Qualidade de ensino e fomento à educação

O Coordenador da Comissão de Residência Médica, Coreme, Dr. Emerson Quintino, ressaltou que a qualidade de ensino oferecida pela Funfarme chama a atenção de jovens médicos do país inteiro e até mesmo de outras nações. “Somos, certamente, um dos maiores programas de Residência Médica do estado de São Paulo e queremos ser um canal aberto de comunicação e troca de experiências com vocês”.

Filho de pai boliviano e mãe brasileira, o médico Daniel Borges, deixou seu país de origem, após graduar-se em medicina lá. Escolheu a nefrologia da instituição para completar sua formação “porque acredito que aqui há mais excelência no ensino médico que na Bolívia. Além disso, já tinha ouvido falar da qualidade do serviço de saúde e da infraestrutura deste complexo lá fora. Quando fiz clínica geral numa instituição da região, fui muito incentivado a vir para cá. Estou muito feliz pela escolha”.

Na área multiprofissional, os cursos de psicologia e fisioterapia, pela primeira vez na história da Funfarme, tiveram mais procura que a enfermagem. É o caso de Gabriela Antonio Fontes, aluna da Fisioterapia. “Sempre ouvi meus professores falarem bem do corpo docente daqui, da estrutura que oferece a seus profissionais e da variedade de serviços que dispõe aos seus pacientes.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >