Famerp/ Funfarme inicia testes finais em humanos da primeira vacina contra dengue, em evento com presença do governador Geraldo Alckmin - Hospital da Criança e Maternidade

Famerp/ Funfarme inicia testes finais em humanos da primeira vacina contra dengue, em evento com presença do governador Geraldo Alckmin

23/06/2016

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, estiveram nesta quinta-feira (23/06) em Rio Preto para acompanharem o início dos testes finais em humanos da primeira vacina brasileira da dengue. Os ensaios clínicos em Rio Preto serão conduzidos pela Famerp/Funfarme, com o apoio da Secretaria de Saúde do município.
“A comunidade da Famerp /Funfarme está muito feliz por desempenhar papel tão importante deste estudo que beneficiará não só a população brasileira, mas a de países onde há a dengue. É mais uma demonstração do reconhecimento por parte do governo do Estado e da sociedade em relação à eficiência e a seriedade com que nossa instituição conduz pesquisas e oferece saúde à população”, declarou o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho.
Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Famerp, explica que a faculdade foi convidada a participar dos testes por conta da expertise na área de dengue. “Esse estudo fortalece a atuação da faculdade em pesquisas importantes e reconhecidas nacionalmente. Para nós, é muito importante fazer parte de um estudo histórico como esse”, finaliza.
Para Dr. Mauricio Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp e pesquisador principal do estudo em Rio Preto,  conduzi-lo “será uma grande oportunidade de crescimento científico para a faculdade”.
A primeira vacina brasileira da dengue foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, cujo diretor, Dr. Jorge Kalil, também esteve presente à cerimônia em Rio Preto.
Cerca de 1.200 rio-pretenses devem participar do estudo, que integra a terceira e última etapa antes de a vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possa ser produzida em larga escala pelo Butatan e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.
A Famerp Funfarme é a segunda de 14 instituições brasileiras credenciadas pelo Butatan para iniciar os estudos da terceira e última fase de testes, que envolverão 17 mil pessoas, em 13 cidades, nas cinco regiões do país. A primeira instituição foi o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
São convidadas a participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não a doença em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Os participantes serão acompanhados por uma equipe médica pelo período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina.
Rio Preto é a única cidade do interior do Brasil a participar dos testes. A alta incidência de casos de dengue e a estrutura da saúde foram requisitos para a cidade ser escolhida para fazer o teste.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto, de janeiro a junho a cidade registrou 11.396 casos positivos de dengue. E há 4.284 casos em investigação. Em 2015, a cidade registrou 21.839 casos positivos.
Dr. Maurício Nogueira explica que, durante o período de estudos da vacina, os pesquisadores vão comparar os casos de dengue entre os pacientes que receberam a vacina e entender o comportamento da imunização em cada um. Após esse período os primeiros resultados serão divulgados.
Serão 20 profissionais envolvidos, entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos, biomédicos e agentes comunitários.


Mais Notícias

Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+]
Veja mais notícias >