Famerp/ Funfarme inicia testes finais em humanos da primeira vacina contra dengue, em evento com presença do governador Geraldo Alckmin

23/06/2016

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, estiveram nesta quinta-feira (23/06) em Rio Preto para acompanharem o início dos testes finais em humanos da primeira vacina brasileira da dengue. Os ensaios clínicos em Rio Preto serão conduzidos pela Famerp/Funfarme, com o apoio da Secretaria de Saúde do município.
“A comunidade da Famerp /Funfarme está muito feliz por desempenhar papel tão importante deste estudo que beneficiará não só a população brasileira, mas a de países onde há a dengue. É mais uma demonstração do reconhecimento por parte do governo do Estado e da sociedade em relação à eficiência e a seriedade com que nossa instituição conduz pesquisas e oferece saúde à população”, declarou o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho.
Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Famerp, explica que a faculdade foi convidada a participar dos testes por conta da expertise na área de dengue. “Esse estudo fortalece a atuação da faculdade em pesquisas importantes e reconhecidas nacionalmente. Para nós, é muito importante fazer parte de um estudo histórico como esse”, finaliza.
Para Dr. Mauricio Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp e pesquisador principal do estudo em Rio Preto,  conduzi-lo “será uma grande oportunidade de crescimento científico para a faculdade”.
A primeira vacina brasileira da dengue foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, cujo diretor, Dr. Jorge Kalil, também esteve presente à cerimônia em Rio Preto.
Cerca de 1.200 rio-pretenses devem participar do estudo, que integra a terceira e última etapa antes de a vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possa ser produzida em larga escala pelo Butatan e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.
A Famerp Funfarme é a segunda de 14 instituições brasileiras credenciadas pelo Butatan para iniciar os estudos da terceira e última fase de testes, que envolverão 17 mil pessoas, em 13 cidades, nas cinco regiões do país. A primeira instituição foi o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
São convidadas a participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não a doença em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Os participantes serão acompanhados por uma equipe médica pelo período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina.
Rio Preto é a única cidade do interior do Brasil a participar dos testes. A alta incidência de casos de dengue e a estrutura da saúde foram requisitos para a cidade ser escolhida para fazer o teste.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto, de janeiro a junho a cidade registrou 11.396 casos positivos de dengue. E há 4.284 casos em investigação. Em 2015, a cidade registrou 21.839 casos positivos.
Dr. Maurício Nogueira explica que, durante o período de estudos da vacina, os pesquisadores vão comparar os casos de dengue entre os pacientes que receberam a vacina e entender o comportamento da imunização em cada um. Após esse período os primeiros resultados serão divulgados.
Serão 20 profissionais envolvidos, entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos, biomédicos e agentes comunitários.


Mais Notícias

Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+] Deputado Luiz Carlos Motta assegura apoio a novos projetos do Hospital de Base [+]
Veja mais notícias >