Expectativa é positiva para fazer do Hospital de Base centro de transplante de pulmão, afirma representante do Ministério da Saúde, após visita técnica - Hospital da Criança e Maternidade

Expectativa é positiva para fazer do Hospital de Base centro de transplante de pulmão, afirma representante do Ministério da Saúde, após visita técnica

18/09/2015

Em, no máximo, três meses, o Serviço de Transplante de Pulmão do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto deve finalmente iniciar os procedimentos que salvarão as vidas de pacientes a espera do órgão. Esta é a boa notícia, a julgar pela avaliação dos representantes do Ministério da Saúde que fizeram a visita técnica ao hospital, na manhã desta sexta-feira, 18 de setembro. “A expectativa é positiva com relação o credenciamento do serviço, pois o Hospital de Base mostra ter equipe preparada e infraestrutura para fazer os transplantes. É interesse do Ministério da Saúde ter mais centros transplantadores, pois a demanda de pacientes é grande”, afirmou o cirurgião torácico Antero Gomes Neto, representante da Câmara Técnica de Transplante de Pulmão do Ministério da Saúde.

No Brasil, cerca de 200 pessoas estão na fila de espera pelo transplante de pulmão. Só no Estado de São Paulo, são 110.
O relatório de avaliação do HB será enviado ao Ministério para análise e, aprovado, o credenciamento será publicado no Diário Oficial para início das atividades, como explicou Diego Emilio Romero Rovaris, analista da Coordenação Geral de Transplantes do Ministério que integrou também a equipe na visita técnica, juntamente com Cláudia Wolf, diretora da Central de Transplantes Regional da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 
“O Hospital de Base apresenta todas as condições para ser um centro transplantador de pulmão: uma equipe multidisciplinar, infraestrutura completa e, muito importante, apoio institucional, com total respaldo da diretoria”, declarou Dr. Antero, ao fazer esta constatação durante a minuciosa visita que durou o dia todo e passou pelo oitavo andar dedicado exclusivamente à Área de Transplantes, UTIs, centro de reabilitação, laboratórios de imunologia e microbiologia, o Centro Integrado de Pesquisa (CIP), centro cirúrgico, serviços de diagnóstico por imagem, de hemodinâmica e de radiologia, ambulatório, hemocentro e farmácia de alto custo.
Ao recepcionar a equipe do Ministério, o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, ressaltou o empenho do Hospital de Base para capacitar a equipe e preparar uma estrutura para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. “São três anos de muito trabalho, durante os quais os médicos e equipe multidisciplinar passaram por capacitação nos principais centros transplantadores do Brasil e do Canadá”, afirmou Dr. Horácio.
O Serviço de Transplante de Pulmão já conta com 12 médicos cirurgiões, pneumologistas, infectologistas e intensivistas, além de fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais e apoio administrativo, num total de 25 profissionais.  O Serviço ainda tem o respaldo de todas as outras áreas do hospital, visitadas pela equipe do Ministério da Saúde.
“Depois da visita, é ainda maior a certeza do credenciamento pelo Ministério. Temos tudo pronto para oferecer o melhor aos nossos pacientes”, disse o coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do HB, o cirurgião torácico Henrique Nietmann.

Estruturação do Serviço de Transplante de Pulmão do HB durou 3 anos
O projeto de implantação do Serviço no Hospital de Base iniciou-se em 2012 por Dr. Henrique, após adquirir conhecimento e experiência quando trabalhou no Hospital da Universidade de Toronto, no Canadá, onde foi realizado o primeiro transplante de pulmão no mundo, em 1986, e considerado um dos principais centros de referências neste procedimento.
Dr. Rafael Musolino, pneumologista do Hospital de Base, explica que o Serviço realiza acompanhamento ambulatorial e médico dos pacientes para assegurar o seu bem-estar e as melhores condições físicas e psicológicas.
No centro de reabilitação, por exemplo, eles fazem exercícios orientados para melhorarem o condicionamento físico e a capacidade respiratória. “São requisitos fundamentais para que, ao receberem o pulmão, terem a melhor recuperação pós-cirúrgica possível”, salienta Dr. Musolino.

Complexo Funfarme/Hospital de Base/Hospital da Criança e Maternidade é referência em transplantes de órgãos
O complexo hospitalar da Funfarme é referência em transplantes de órgãos e tecidos no Brasil. Desde 1992, já realizou mais de 4 mil transplantes de pâncreas, córneas, rins, coração, fígado e medula. Somente este ano, foram mais de 170 procedimentos.
Esta semana, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), inaugurado em 2013, realizou seu primeiro transplante de coração.
Centros transplantadores de pulmão no Brasil
Os centros transplantadores de pulmão existentes hoje são o Hospital Clínicas de Belo Horizonte, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, o Hospital de Messejana, de Fortaleza, o Hospital Clínicas e a Santa Casa de Misericórdia, ambos de Porto Alegre, e o Hospital Albert Einstein e o Instituto do Coração, os dois de São Paulo.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >