Localização

Especialista em sepse fala a profissionais da Enfermagem sobre seu papel no diagnóstico e tratamento desta manifestação sistêmica

05/09/2016

Dentre os desafios diários enfrentados pelos profissionais de enfermagem junto à equipe multidisciplinar nas admissões de pacientes, em UTIs ou mesmo nas emergências, está a sepse. Para falar sobre a atuação e colaboração da equipe de enfermagem na rápida identificação e no tratamento da doença, a Funfarme trouxe até Rio Preto a chefe do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Serviço Público Estadual de São Paulo (HSPE), Renata Andrea Pereira Viana, nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, quando palestrou para cerca de 100 profissionais do complexo hospitalar da fundação.

A sepse é o conjunto de manifestações graves no organismo, produzidas por uma ou mais infecções, desregulando principalmente a circulação de pequenos vasos sanguíneos. "Essas manifestações resultam em uma disfunção ou até na falência de órgãos, levando o paciente à morte. Pouco conhecida, a síndrome mata mais do que infarto agudo ou câncer de mama", explicou a palestrante e membro titular do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.
Desde 2013, quando aderiu à campanha nacional "Controlando a Infecção, Sobrevivendo à Sepse", do Ministério da Saúde, a Funfarme reduziu a taxa de mortalidade de pacientes com sepse em 10%, percentual importante, segundo a enfermeira responsável pelo projeto, Márcia Lopes, que explicou como ele foi alcançado. "Já na ficha de triagem do enfermeiro e na avaliação médica, implementamos alertas da doença, o que nos permitiu, além do diagnóstico precoce, o levantamento desses dados para análise. Além disso, revimos os processos e fluxos para agilizar o atendimento ao paciente possivelmente séptico."


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]