Localização

Encerrando a 25ª Semana de Aleitamento Materno, médico referência em nutrição pediátrica fala para a comunidade e profissionais do HCM

08/08/2016

O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto encerrou a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 trazendo a Rio Preto o presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Dr. José Martins Filho, para ministrar duas palestras, uma à comunidade, na noite desta quinta-feira, e outra para os profissionais do hospital, na manhã desta sexta-feira (5 de agosto).

Pediatra há mais de 40 anos, com doutorado em medicina pela Unicamp, onde foi reitor e vice-reitor, Dr. José Martins Filho explanou sobre o tema “Desmame Precoce e a Terceirização da Infância”, durante a qual fez questão de frisar a importância da alimentação da criança com o leite materno nos seis primeiros meses de vida. “A amamentação garante ao bebê maior desenvolvimento imunológico e estreita o laço com a mãe. As pessoas praticamente desconhecem que, pelo menos até o sexto ano de vida, a família (mãe e pai) são fundamentais no desenvolvimento físico, psicológico e mental das crianças”, afirmou o médico, autor de oito livros e um dos profissionais que mais atuou para pressionar as autoridades públicas a aumentar a licença maternidade no Brasil de 3 para 4 meses e que agora luta para estendê-la para um ano.

Embora faça questão de acentuar seu apoio às conquistas femininas nos últimos anos, o presidente da Academia Brasileira de Pediatria disse ter saudades do tempo em que as crianças iam às consultas levadas pelas mães. "Hoje, é comum receber bebês acompanhados apenas da empregada no consultório. Esse tipo de “terceirização” na criação dos filhos é um problema que deve ser resolvido o quanto antes", explicou.

O médico elogiou a iniciativa do HCM de promover a palestra aberta à comunidade e aposta na conscientização dos pais e na capacitação do pediatra como solução para o incentivo ao aleitamento materno. “O que falta, às vezes, é o profissional saber orientar a mãe sobre a pega adequada, a prevenção das fissuras nas mamas e os melhores horários para amamentar”, finalizou o médico.

 

 


Mais Notícias

Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+] HCM promove manhã com muita diversão e faz alerta sobre as cardiopatias congênitas [+] HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita [+] HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+]