Encerrando a 25ª Semana de Aleitamento Materno, médico referência em nutrição pediátrica fala para a comunidade e profissionais do HCM

08/08/2016

O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto encerrou a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 trazendo a Rio Preto o presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Dr. José Martins Filho, para ministrar duas palestras, uma à comunidade, na noite desta quinta-feira, e outra para os profissionais do hospital, na manhã desta sexta-feira (5 de agosto).

Pediatra há mais de 40 anos, com doutorado em medicina pela Unicamp, onde foi reitor e vice-reitor, Dr. José Martins Filho explanou sobre o tema “Desmame Precoce e a Terceirização da Infância”, durante a qual fez questão de frisar a importância da alimentação da criança com o leite materno nos seis primeiros meses de vida. “A amamentação garante ao bebê maior desenvolvimento imunológico e estreita o laço com a mãe. As pessoas praticamente desconhecem que, pelo menos até o sexto ano de vida, a família (mãe e pai) são fundamentais no desenvolvimento físico, psicológico e mental das crianças”, afirmou o médico, autor de oito livros e um dos profissionais que mais atuou para pressionar as autoridades públicas a aumentar a licença maternidade no Brasil de 3 para 4 meses e que agora luta para estendê-la para um ano.

Embora faça questão de acentuar seu apoio às conquistas femininas nos últimos anos, o presidente da Academia Brasileira de Pediatria disse ter saudades do tempo em que as crianças iam às consultas levadas pelas mães. "Hoje, é comum receber bebês acompanhados apenas da empregada no consultório. Esse tipo de “terceirização” na criação dos filhos é um problema que deve ser resolvido o quanto antes", explicou.

O médico elogiou a iniciativa do HCM de promover a palestra aberta à comunidade e aposta na conscientização dos pais e na capacitação do pediatra como solução para o incentivo ao aleitamento materno. “O que falta, às vezes, é o profissional saber orientar a mãe sobre a pega adequada, a prevenção das fissuras nas mamas e os melhores horários para amamentar”, finalizou o médico.

 

 


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >