Encerrando a 25ª Semana de Aleitamento Materno, médico referência em nutrição pediátrica fala para a comunidade e profissionais do HCM

08/08/2016

O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto encerrou a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 trazendo a Rio Preto o presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Dr. José Martins Filho, para ministrar duas palestras, uma à comunidade, na noite desta quinta-feira, e outra para os profissionais do hospital, na manhã desta sexta-feira (5 de agosto).

Pediatra há mais de 40 anos, com doutorado em medicina pela Unicamp, onde foi reitor e vice-reitor, Dr. José Martins Filho explanou sobre o tema “Desmame Precoce e a Terceirização da Infância”, durante a qual fez questão de frisar a importância da alimentação da criança com o leite materno nos seis primeiros meses de vida. “A amamentação garante ao bebê maior desenvolvimento imunológico e estreita o laço com a mãe. As pessoas praticamente desconhecem que, pelo menos até o sexto ano de vida, a família (mãe e pai) são fundamentais no desenvolvimento físico, psicológico e mental das crianças”, afirmou o médico, autor de oito livros e um dos profissionais que mais atuou para pressionar as autoridades públicas a aumentar a licença maternidade no Brasil de 3 para 4 meses e que agora luta para estendê-la para um ano.

Embora faça questão de acentuar seu apoio às conquistas femininas nos últimos anos, o presidente da Academia Brasileira de Pediatria disse ter saudades do tempo em que as crianças iam às consultas levadas pelas mães. "Hoje, é comum receber bebês acompanhados apenas da empregada no consultório. Esse tipo de “terceirização” na criação dos filhos é um problema que deve ser resolvido o quanto antes", explicou.

O médico elogiou a iniciativa do HCM de promover a palestra aberta à comunidade e aposta na conscientização dos pais e na capacitação do pediatra como solução para o incentivo ao aleitamento materno. “O que falta, às vezes, é o profissional saber orientar a mãe sobre a pega adequada, a prevenção das fissuras nas mamas e os melhores horários para amamentar”, finalizou o médico.

 

 


Mais Notícias

Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+]
Veja mais notícias >