Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê - Hospital da Criança e Maternidade

Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê

12/09/2019

Hoje, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) promove o 1º Simpósio de Incentivo ao Parto Normal. Voltado para os profissionais e estudantes da área de obstetrícia, o intuito do evento debater atualizações desta área, mostrando como este tipo de nascimento beneficia mãe e bebê.

Indo na contramão das estatísticas brasileiras, o HCM, desde que aderiu ao Projeto Parto adequado, em 2016, já praticamente dobrou a média de partos normais e humanizados realizados na instituição, subindo de 18% para 32%. O intuito é conseguir criar um pré-natal bastante consistente e aumentar essa média para 40%.

“Existem muitos mitos; muitas têm medo da dor, ou ainda que o bebê possa entrar em sofrimento e etc. Basta olhar o protocolo de outras nacionalidades que são referência, como os EUA e países da Europa. O parto normal, neste lugares, são priorizados. O que se tem lá e que temos pouco aqui? Informação no pré-natal. É a desconfiança e a falta de informação que deixa a parturiente insegura. Por isso, a importância do Simpósio. Assim, tendo profissionais conscientes, teremos também gestantes e parturientes conscientes e seguras para tomarem a melhor decisão para ela e o filho”, explica Dra. Rudiane Sivieri, coordenadora do Parto Adequado e médica obstetra do HCM.

Na abertura do evento estiveram presentes diretores da Fundação, do HCM e lideranças do complexo. Todos elogiaram o intuito do evento. A enfermeira Alari Furlan, diretora administrativa do Hospital, resumiu os agradecimentos. “Depois se decidiu pela mudança da cultura do parto na instituição, todas as equipes, multiprofissionais, assistenciais e médicas abraçaram a ideia e se dispuseram a fazer a diferença. O simpósio é mais um passo nesta mudança de postura”, pontuou.

 

Cesáreas apresentam maior risco para a mãe

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que há quatro vezes mais riscos de se contrair uma infecção pós-parto em uma cesariana que em um parto normal. A mortalidade materna também aumenta muito nos casos cirúrgicos, sendo três vezes maior do que no nascimento vaginal.

Atualmente, o Brasil é um dos países com maiores proporções de partos cesarianos no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A taxa, no país, é 30% no SUS, o dobro da recomendada pela Organização, que é de 15%, em média. Já no sistema privado é cinco vezes maior do que o preconizado; praticamente 50% dos nascimentos são cesárias, enquanto a Organização dita que o ideal é cerca de 10%.

 

Benefícios do parto normal

Além de favorecer a produção do leite materno, que é o alimento que mais protege o recém-nascido, após o nascimento por via vaginal, o útero da mulher volta mais rapidamente ao tamanho normal. Ao contrário da cesárea, que é uma cirurgia, algumas horas após o nascimento, a mãe já está apta a voltar a suas atividades diárias, sem transtornos ou dor.

 

Outros debates

Além do Parto Adequado, o 1º Simpósio também debateu o respeito à fisiologia do parto normal, o Baby Blues, assistência hospitalar no parto normal, o pós-parto e o trabalho da doula.


Mais Notícias

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+] Eventos solidários em prol da Funfarme arrecadam R$ 159,6 mil para compra de equipamentos [+] Segunda corrida da família reúne 500 atletas em prol HCM [+] Terceiro Bazar Solidário promovido por Natália Toscano em prol do HCM é um sucesso [+] Aquecimento da corrida do HCM reúne crianças na Praça do Vivendas [+]
Veja mais notícias >