Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê - Hospital da Criança e Maternidade

Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê

12/09/2019

Hoje, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) promove o 1º Simpósio de Incentivo ao Parto Normal. Voltado para os profissionais e estudantes da área de obstetrícia, o intuito do evento debater atualizações desta área, mostrando como este tipo de nascimento beneficia mãe e bebê.

Indo na contramão das estatísticas brasileiras, o HCM, desde que aderiu ao Projeto Parto adequado, em 2016, já praticamente dobrou a média de partos normais e humanizados realizados na instituição, subindo de 18% para 32%. O intuito é conseguir criar um pré-natal bastante consistente e aumentar essa média para 40%.

“Existem muitos mitos; muitas têm medo da dor, ou ainda que o bebê possa entrar em sofrimento e etc. Basta olhar o protocolo de outras nacionalidades que são referência, como os EUA e países da Europa. O parto normal, neste lugares, são priorizados. O que se tem lá e que temos pouco aqui? Informação no pré-natal. É a desconfiança e a falta de informação que deixa a parturiente insegura. Por isso, a importância do Simpósio. Assim, tendo profissionais conscientes, teremos também gestantes e parturientes conscientes e seguras para tomarem a melhor decisão para ela e o filho”, explica Dra. Rudiane Sivieri, coordenadora do Parto Adequado e médica obstetra do HCM.

Na abertura do evento estiveram presentes diretores da Fundação, do HCM e lideranças do complexo. Todos elogiaram o intuito do evento. A enfermeira Alari Furlan, diretora administrativa do Hospital, resumiu os agradecimentos. “Depois se decidiu pela mudança da cultura do parto na instituição, todas as equipes, multiprofissionais, assistenciais e médicas abraçaram a ideia e se dispuseram a fazer a diferença. O simpósio é mais um passo nesta mudança de postura”, pontuou.

 

Cesáreas apresentam maior risco para a mãe

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que há quatro vezes mais riscos de se contrair uma infecção pós-parto em uma cesariana que em um parto normal. A mortalidade materna também aumenta muito nos casos cirúrgicos, sendo três vezes maior do que no nascimento vaginal.

Atualmente, o Brasil é um dos países com maiores proporções de partos cesarianos no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A taxa, no país, é 30% no SUS, o dobro da recomendada pela Organização, que é de 15%, em média. Já no sistema privado é cinco vezes maior do que o preconizado; praticamente 50% dos nascimentos são cesárias, enquanto a Organização dita que o ideal é cerca de 10%.

 

Benefícios do parto normal

Além de favorecer a produção do leite materno, que é o alimento que mais protege o recém-nascido, após o nascimento por via vaginal, o útero da mulher volta mais rapidamente ao tamanho normal. Ao contrário da cesárea, que é uma cirurgia, algumas horas após o nascimento, a mãe já está apta a voltar a suas atividades diárias, sem transtornos ou dor.

 

Outros debates

Além do Parto Adequado, o 1º Simpósio também debateu o respeito à fisiologia do parto normal, o Baby Blues, assistência hospitalar no parto normal, o pós-parto e o trabalho da doula.


Mais Notícias

Novembro Dourado: Mês de Combate ao Câncer Infantojuvenil [+] CardioPedBrasil celebra 20 anos de atuação no tratamento de cardiopatias congênitas [+] Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª... [+] Digital influencer e esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, comemora número de... [+] CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM é a primeira instituição da América... [+] Equipes médicas e de enfermagem se vestem a caráter para o Halloween [+] Pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM participam de atividades para comemorar Halloween [+] HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+]
Veja mais notícias >