Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª maior do Estado - Hospital da Criança e Maternidade

Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª maior do Estado

17/11/2021

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data foi criada com o intuito de alertar as gestantes sobre como prevenir os partos prematuros e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê e para a família.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) estima que no Brasil, por ano, mais de 340 mil bebês nascem prematuros. No HCM Rio Preto, até outubro de 2021, foram realizados 2.661 partos prematuros; 13% a mais do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitos 2.346 procedimentos.

O número de partos prematuros representa mais de 59% do total de partos realizados pela instituição neste ano. Por isso, o HCM Rio Preto é considerado referência em partos de alto risco, atendendo pacientes de mais de 100 municípios. Para atender essa demanda, o HCM conta com a maior UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do interior paulista e a terceira maior do Estado, com 47 leitos.

São considerados prematuros, os bebês que nascem antes da gestação completar 37 semanas. Os recém-nascidos prematuros são classificados em três níveis: prematuro extremo (menores de 27 semanas), prematuros moderados (entre 28 e 31 semanas) e leves (entre 32 e 36 semanas).

Segundo a Dra. Maria Carmen Carvalho, pediatra e chefe da UTI Neonatal do HCM Rio Preto, em muitos casos, o parto prematuro pode, ser prevenido com um pré-natal adequado e iniciado precocemente. “A detecção de problemas maternos, que podem desencadear o parto prematuro, deve ser feita durante as consultas de pré-natal, incluindo avaliação de exames clínico-laboratoriais”, explicou a pediatra.

“Porém, há casos, em que mesmo realizando um pré-natal adequado, o bebê pode nascer prematuro, seja por doenças maternas graves ou por problemas do próprio bebê”, completou a Dra. Maria Carmen.

Após o nascimento, os bebês prematuros precisam de cuidados especiais, que começam no hospital e se estendem após a alta hospitalar, com o apoio e dedicação da família. Um dos cuidados oferecidos ao recém-nascido é colocá-lo em contato pele a pele com sua mãe, o chamado Método Canguru.

Em 2016, o HCM Rio Preto foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar tratamento em recém-nascidos prematuros por meio do Método Canguru.

“O Método é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro, onde o bebê de baixo peso é colocado em contato com sua mãe, trazendo vários benefícios, entre eles o estímulo ao aleitamento materno”, explica a Dra. Lilian Beani, pediatra e chefe da UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru), do HCM Rio Preto.

Um dos pilares do Método Canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando a presença constante da mãe junto ao recém-nascido e o contato precoce com seu filho. Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno reduz em 13% a mortalidade dos bebês; diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão; além de facilitar a formação do vínculo entre mãe e bebê.

 

AÇÃO

Em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, a van itinerante do Banco de Leite Humano, da Prefeitura de Rio Preto, estará estacionada em frente ao HCM, nesta quarta-feira, 17 de novembro, das 09h às 11h. Na ocasião serão fornecidas orientações sobre doação de leite humano e aleitamento materno, além de possibilitar a coleta de leite humano.


Mais Notícias

Funfarme recebe visita oficial de representantes da Samsung Healthcare Brasil [+] HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+]
Veja mais notícias >