Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª maior do Estado - Hospital da Criança e Maternidade

Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª maior do Estado

17/11/2021

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data foi criada com o intuito de alertar as gestantes sobre como prevenir os partos prematuros e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê e para a família.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) estima que no Brasil, por ano, mais de 340 mil bebês nascem prematuros. No HCM Rio Preto, até outubro de 2021, foram realizados 2.661 partos prematuros; 13% a mais do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitos 2.346 procedimentos.

O número de partos prematuros representa mais de 59% do total de partos realizados pela instituição neste ano. Por isso, o HCM Rio Preto é considerado referência em partos de alto risco, atendendo pacientes de mais de 100 municípios. Para atender essa demanda, o HCM conta com a maior UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do interior paulista e a terceira maior do Estado, com 47 leitos.

São considerados prematuros, os bebês que nascem antes da gestação completar 37 semanas. Os recém-nascidos prematuros são classificados em três níveis: prematuro extremo (menores de 27 semanas), prematuros moderados (entre 28 e 31 semanas) e leves (entre 32 e 36 semanas).

Segundo a Dra. Maria Carmen Carvalho, pediatra e chefe da UTI Neonatal do HCM Rio Preto, em muitos casos, o parto prematuro pode, ser prevenido com um pré-natal adequado e iniciado precocemente. “A detecção de problemas maternos, que podem desencadear o parto prematuro, deve ser feita durante as consultas de pré-natal, incluindo avaliação de exames clínico-laboratoriais”, explicou a pediatra.

“Porém, há casos, em que mesmo realizando um pré-natal adequado, o bebê pode nascer prematuro, seja por doenças maternas graves ou por problemas do próprio bebê”, completou a Dra. Maria Carmen.

Após o nascimento, os bebês prematuros precisam de cuidados especiais, que começam no hospital e se estendem após a alta hospitalar, com o apoio e dedicação da família. Um dos cuidados oferecidos ao recém-nascido é colocá-lo em contato pele a pele com sua mãe, o chamado Método Canguru.

Em 2016, o HCM Rio Preto foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar tratamento em recém-nascidos prematuros por meio do Método Canguru.

“O Método é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro, onde o bebê de baixo peso é colocado em contato com sua mãe, trazendo vários benefícios, entre eles o estímulo ao aleitamento materno”, explica a Dra. Lilian Beani, pediatra e chefe da UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru), do HCM Rio Preto.

Um dos pilares do Método Canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando a presença constante da mãe junto ao recém-nascido e o contato precoce com seu filho. Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno reduz em 13% a mortalidade dos bebês; diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão; além de facilitar a formação do vínculo entre mãe e bebê.

 

AÇÃO

Em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, a van itinerante do Banco de Leite Humano, da Prefeitura de Rio Preto, estará estacionada em frente ao HCM, nesta quarta-feira, 17 de novembro, das 09h às 11h. Na ocasião serão fornecidas orientações sobre doação de leite humano e aleitamento materno, além de possibilitar a coleta de leite humano.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >