Outubro Rosa

Coordenadora da Residência Médica do Estado visita a Funfarme para conhecer sua Residência e complexo hospitalar

08/09/2015

A Funfarme e seu complexo hospitalar têm hoje uma das maiores e mais disputadas residências médicas do Brasil. O feito ficou mais evidente este ano, quando o número de candidatos inscritos aumentou 64% em relação a 2014. Nesta quinta-feira, 27 de agosto, a Funfarme recebeu a médica Irene Abramovich, coordenadora da Residência Médica do Estado de São Paulo, que esteve durante toda a manhã visitando as unidades do complexo. Mais de 10 anos depois da última vez em que esteve na Fundação, Dra. Irene ficou impressionada com o crescimento da instituição, com a qualidade, humanização do atendimento, infraestrutura e tecnologia disponíveis para seus profissionais e população.

“Minha equipe me mantinha informada sobre a Funfarme e seus hospitais. Mas foi uma enorme surpresa ver o tamanho desta instituição e tudo que os residentes dispõem para ter a melhor formação. Presenciei médicos experientes e residentes tendo discussões ao lado dos quartos dos pacientes. Isso mostra que o hospital oferece o melhor a seus pacientes, e os residentes têm papel importante para que esta realidade perdure”, declarou a coordenadora.

Após visitar a Famerp – Faculdade de Medicina, o Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, que integram o complexo Funfarme, Dra. Irene fez questão de destacar também “a qualidade e conforto dos leitos, o zelo e o cuidado que os profissionais médicos, de enfermagem e de apoio dedicam aos pacientes”.

Sob a coordenação de Dra. Irene e sua equipe, estão programas de residências de 65 hospitais, que reúnem 6.500 novos médicos. O Programa de Residência da Funfame/HB/HCM concentra 472 médicos residentes que, junto com os 102 médicos em estágio de formação, totalizam 574 profissionais em especialização. Eles são fundamentais para o funcionamento dos hospitais escolas da Funfarme, pois representam quase metade de seu corpo clínico.

O prestígio que a residência médica da Funfarme adquiriu no Brasil fica evidente quando se verifica a procedência dos candidatos. Os 472 médicos residentes vêm de 21 dos 26 Estados brasileiros. “Ficamos muito felizes por poder apresentar nossa instituição à Dra. Irene. Ela certamente constatou porque nosso programa de residência desfruta de grande respeitabilidade não só no Estado, mas em todo o país, o que deixa muito orgulhosa toda a comunidade da Funfarme”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Fundação.

“A visita da Dra. Irene foi importantíssima, sobretudo no atual momento da instituição, de grande crescimento, para apresentá-la as novas unidades do complexo hospitalar e estreitar o relacionamento com esta área da Secretaria da Saúde. Estamos muito felizes por perceber que ela ficou muito impressionada com o dinamismo da fundação e da residência médica”, disse Dr. Emerson Quintino, coordenador da Residência Médica da Funfarme.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >