Localização

Contação de história no Centro Cirúrgico do HCM ajuda pacientes e acompanhantes a passarem mais tranquilamente por momentos de ansiedade

20/04/2017

Os impactos positivos que a literatura e contação de histórias podem ter no desenvolvimento e na superação de traumas de crianças são temas de diversos estudos pedagógicos. O estímulo da imaginação faz com que a criança entenda melhor as situações pelas quais passam e desenvolvam alternativas para problemas que poderiam deixar marcas. Pensando nisso, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) oferece todas as terças e quintas, a partir das 8h, contação de histórias às crianças e acompanhantes da recepção de seu Centro Cirúrgico (CC).

A ideia de estender o projeto, que já acontece há anos na pediatria do hospital, veio da gerente de enfermagem Alari Furlan, que viu no grupo de contadores de história a possibilidade de tornar a espera pela cirurgia um momento lúdico e de fantasia para as crianças nesta situação e assim acalmar também seus familiares.

A atuação no CC começou em fevereiro deste ano e os profissionais do setor já sentem mudança na expectativa tanto da criança quanto dos pais que, muitas vezes, sentem-se angustiados.  “O intuito é o de humanizar ainda mais o atendimento e tornar uma situação de insegurança, como a cirurgia, num ambiente mais leve. Desta maneira, tanto o paciente que está entrando para o procedimento quanto o que está saindo, além dos pais, podem encontrar na fantasia, uma maneira de lidar melhor com a ansiedade”, enfatiza a enfermeira do CC Michelle Ribeiro Achcar.

Por meio de bonecos de fantoches, fantasias, livros e ilustrações, o grupo de voluntários Operação Alegria, comanda as histórias. Durante cerca de duas horas, os voluntários entretém os presentes da recepção do CC e do pré-anestésico, levando-os ao mundo mágico e lúdico da literatura.

O efeito das atividades é visível. Para a mãe da pequena Nicoly, Cleuza Rodrigues Rosário, a presença do grupo diminuiu a tensão da menina e dela mesma. “Que mãe que não se preocupa numa situação destas, não é mesmo? Com a alegria toda das histórias, vendo ela sorrir, mais ‘solta’, me dá até alívio”, explica tranquilizada.


Mais Notícias

Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+] Senador Major Olímpio vem a Rio Preto e faz questão de visitar Funfarme [+] Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar [+] Deputado Federal Capitão Derrite visita Funfarme para estudar novas parcerias [+] Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+]