Localização

Contação de história no Centro Cirúrgico do HCM ajuda pacientes e acompanhantes a passarem mais tranquilamente por momentos de ansiedade

20/04/2017

Os impactos positivos que a literatura e contação de histórias podem ter no desenvolvimento e na superação de traumas de crianças são temas de diversos estudos pedagógicos. O estímulo da imaginação faz com que a criança entenda melhor as situações pelas quais passam e desenvolvam alternativas para problemas que poderiam deixar marcas. Pensando nisso, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) oferece todas as terças e quintas, a partir das 8h, contação de histórias às crianças e acompanhantes da recepção de seu Centro Cirúrgico (CC).

A ideia de estender o projeto, que já acontece há anos na pediatria do hospital, veio da gerente de enfermagem Alari Furlan, que viu no grupo de contadores de história a possibilidade de tornar a espera pela cirurgia um momento lúdico e de fantasia para as crianças nesta situação e assim acalmar também seus familiares.

A atuação no CC começou em fevereiro deste ano e os profissionais do setor já sentem mudança na expectativa tanto da criança quanto dos pais que, muitas vezes, sentem-se angustiados.  “O intuito é o de humanizar ainda mais o atendimento e tornar uma situação de insegurança, como a cirurgia, num ambiente mais leve. Desta maneira, tanto o paciente que está entrando para o procedimento quanto o que está saindo, além dos pais, podem encontrar na fantasia, uma maneira de lidar melhor com a ansiedade”, enfatiza a enfermeira do CC Michelle Ribeiro Achcar.

Por meio de bonecos de fantoches, fantasias, livros e ilustrações, o grupo de voluntários Operação Alegria, comanda as histórias. Durante cerca de duas horas, os voluntários entretém os presentes da recepção do CC e do pré-anestésico, levando-os ao mundo mágico e lúdico da literatura.

O efeito das atividades é visível. Para a mãe da pequena Nicoly, Cleuza Rodrigues Rosário, a presença do grupo diminuiu a tensão da menina e dela mesma. “Que mãe que não se preocupa numa situação destas, não é mesmo? Com a alegria toda das histórias, vendo ela sorrir, mais ‘solta’, me dá até alívio”, explica tranquilizada.


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]