Com a presença dos principais hospitais universitários do Estado de São Paulo, Funfarme promove encontro e debate gestão de compras e tecnologia da informação - Hospital da Criança e Maternidade

Com a presença dos principais hospitais universitários do Estado de São Paulo, Funfarme promove encontro e debate gestão de compras e tecnologia da informação

11/12/2015

Referência em atendimento, pesquisa e ensino para todo o Brasil, a Funfarme proporcionou, nesta quinta-feira, 10 de dezembro, encontro entre hospitais escolas do Estado de São Paulo, onde estiveram presentes representantes dos principais centros de saúde: Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital da Faculdade de Medicina de Marília, Unicamp de Campinas e do Hospital das Clínicas de Botucatu. O objetivo do encontro foi, por meio de troca de experiências entre estas instituições, aprimorar o conhecimento em gestão nas áreas hospitalares de Compras e Tecnologia da Informação (TI), tornando o atendimento aos usuários finais ainda mais eficiente e com maior excelência.

Além de serem centros de formação acadêmica, os hospitais envolvidos no encontro são únicos em algumas regiões do país capazes de prestar serviços altamente especializados, com qualidade e tecnologia de ponta à população. Daí, a riqueza e importância deste intercâmbio de conhecimento.
Os setores envolvidos foram os da Tecnologia da Informação (TI) e o de Compras, essenciais no âmbito hospitalar, mas geralmente pouco debatidos em eventos e simpósios. Na ocasião, Miguel Freddi, coordenador da TI e Ferdinando Rodrigues, coordenador do Setor de Compras, da Funfarme expuseram os maiores desafios da instituição, traçaram panorama e apresentaram os cases de sucesso da Funfarme.
“Os hospitais universitários são uma das organizações mais complexas que existem, e a quantidade das informações que precisam ser gerenciadas é imensa, desde as sobre os pacientes, até os aspectos administrativos. Daí a necessidade do debate sobre gestão, de maneira eficaz, destas informações”, explicou Miguel Freddi, coordenador da TI Funfarme.
A área dos custos que envolvem as instituições de saúde também entrou em pauta. “É fundamental para uma boa gestão hospitalar o total conhecimento do Setor de Compras, já que complexos deste tipo estão inseridos em um contexto de despesas elevadas, recursos escassos, pressão por qualidade e bons serviços” explicou Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme.
Segundo o coordenador de TI do Hospital da Faculdade de Marília, Nelson Miranda, a reunião foi extremamente proveitosa. “A faculdade de Marília e a de Rio Preto (Famerp) nasceram praticamente juntas, então vivemos cenários parecidos. Podemos aprender um pouco mais e criamos até um grupo para debates futuros”, disse o coordenador.
A diretora de apoio administrativo do HC de Ribeirão Preto, Bianca D´Affonseca, também enalteceu a iniciativa. “Já participamos de algumas atividades parecidas, mas com a possibilidade da troca de informação entre mais de uma instituição foi o diferencial. Conhecemos não só a realidade de atuação da Funfarme, como de outros hospitais escolas também”, pontua a diretora.


Mais Notícias

40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+]
Veja mais notícias >