Colaboradores e paciente vestem azul em comemoração ao Dia de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista - Hospital da Criança e Maternidade

Colaboradores e paciente vestem azul em comemoração ao Dia de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

02/04/2018

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado hoje, 2 de abril, Flávia Oliveira, mãe do paciente Michel, 6, e os colaboradores da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto vestiram azul, cor tema da campanha. Michel foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) há dois anos. No final de 2017, a mãe do garoto recebeu a notícia de que o filho tinha uma leucemia e, assim, começou o tratamento no HCM.

A psicóloga do setor Jéssica Aires ressalta que o esclarecimento sobre o Transtorno e a inclusão soocioemocional destes portadores são essenciais para que eles se desenvolvam cada vez mais. “Há muitos mitos e preconceitos relacionados ao TEA e falar sobre o assunto faz com que as pessoas compreendam mais o problema e lidem melhor com as diferenças. Aliás, ser diferente é normal. Um mundo azul para todos nós!”, ressaltou Jéssica.

Flávia conta que apesar de todos os problemas, desdobra-se para que o ambiente hospitalar pese menos na rotina de Michel. “Eu tento fazer com que o hospital seja o mais lúdico possível. Na hora de fazer um raio x, por exemplo, falo para o Michel que a máquina é um personagem do filme Star Wars e ele se diverte. A equipe multiprofissional do hospital nos acolhe tão bem que depois que ele começou o tratamento aqui percebi que ele desenvolveu mais, conseguindo falar e se relacionamar mais com as pessoas”, comentou Flávia.

Os principais sintomas que portadores do autismo apresentam são: dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, na comunicação verbal, em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças.


Mais Notícias

Ações humanizadas no HCM garantem acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+]
Veja mais notícias >