Localização

Colaboradores e paciente vestem azul em comemoração ao Dia de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

02/04/2018

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado hoje, 2 de abril, Flávia Oliveira, mãe do paciente Michel, 6, e os colaboradores da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto vestiram azul, cor tema da campanha. Michel foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) há dois anos. No final de 2017, a mãe do garoto recebeu a notícia de que o filho tinha uma leucemia e, assim, começou o tratamento no HCM.

A psicóloga do setor Jéssica Aires ressalta que o esclarecimento sobre o Transtorno e a inclusão soocioemocional destes portadores são essenciais para que eles se desenvolvam cada vez mais. “Há muitos mitos e preconceitos relacionados ao TEA e falar sobre o assunto faz com que as pessoas compreendam mais o problema e lidem melhor com as diferenças. Aliás, ser diferente é normal. Um mundo azul para todos nós!”, ressaltou Jéssica.

Flávia conta que apesar de todos os problemas, desdobra-se para que o ambiente hospitalar pese menos na rotina de Michel. “Eu tento fazer com que o hospital seja o mais lúdico possível. Na hora de fazer um raio x, por exemplo, falo para o Michel que a máquina é um personagem do filme Star Wars e ele se diverte. A equipe multiprofissional do hospital nos acolhe tão bem que depois que ele começou o tratamento aqui percebi que ele desenvolveu mais, conseguindo falar e se relacionamar mais com as pessoas”, comentou Flávia.

Os principais sintomas que portadores do autismo apresentam são: dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, na comunicação verbal, em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças.


Mais Notícias

Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+] Senador Major Olímpio vem a Rio Preto e faz questão de visitar Funfarme [+] Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar [+] Deputado Federal Capitão Derrite visita Funfarme para estudar novas parcerias [+] Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+]