Colaboradores e paciente vestem azul em comemoração ao Dia de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista - Hospital da Criança e Maternidade

Colaboradores e paciente vestem azul em comemoração ao Dia de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

02/04/2018

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado hoje, 2 de abril, Flávia Oliveira, mãe do paciente Michel, 6, e os colaboradores da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto vestiram azul, cor tema da campanha. Michel foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) há dois anos. No final de 2017, a mãe do garoto recebeu a notícia de que o filho tinha uma leucemia e, assim, começou o tratamento no HCM.

A psicóloga do setor Jéssica Aires ressalta que o esclarecimento sobre o Transtorno e a inclusão soocioemocional destes portadores são essenciais para que eles se desenvolvam cada vez mais. “Há muitos mitos e preconceitos relacionados ao TEA e falar sobre o assunto faz com que as pessoas compreendam mais o problema e lidem melhor com as diferenças. Aliás, ser diferente é normal. Um mundo azul para todos nós!”, ressaltou Jéssica.

Flávia conta que apesar de todos os problemas, desdobra-se para que o ambiente hospitalar pese menos na rotina de Michel. “Eu tento fazer com que o hospital seja o mais lúdico possível. Na hora de fazer um raio x, por exemplo, falo para o Michel que a máquina é um personagem do filme Star Wars e ele se diverte. A equipe multiprofissional do hospital nos acolhe tão bem que depois que ele começou o tratamento aqui percebi que ele desenvolveu mais, conseguindo falar e se relacionamar mais com as pessoas”, comentou Flávia.

Os principais sintomas que portadores do autismo apresentam são: dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, na comunicação verbal, em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças.


Mais Notícias

Funfarme recebe visita oficial de representantes da Samsung Healthcare Brasil [+] HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+]
Veja mais notícias >