Outubro Rosa

Colaboradores e paciente vestem azul em comemoração ao Dia de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

02/04/2018

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado hoje, 2 de abril, Flávia Oliveira, mãe do paciente Michel, 6, e os colaboradores da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto vestiram azul, cor tema da campanha. Michel foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) há dois anos. No final de 2017, a mãe do garoto recebeu a notícia de que o filho tinha uma leucemia e, assim, começou o tratamento no HCM.

A psicóloga do setor Jéssica Aires ressalta que o esclarecimento sobre o Transtorno e a inclusão soocioemocional destes portadores são essenciais para que eles se desenvolvam cada vez mais. “Há muitos mitos e preconceitos relacionados ao TEA e falar sobre o assunto faz com que as pessoas compreendam mais o problema e lidem melhor com as diferenças. Aliás, ser diferente é normal. Um mundo azul para todos nós!”, ressaltou Jéssica.

Flávia conta que apesar de todos os problemas, desdobra-se para que o ambiente hospitalar pese menos na rotina de Michel. “Eu tento fazer com que o hospital seja o mais lúdico possível. Na hora de fazer um raio x, por exemplo, falo para o Michel que a máquina é um personagem do filme Star Wars e ele se diverte. A equipe multiprofissional do hospital nos acolhe tão bem que depois que ele começou o tratamento aqui percebi que ele desenvolveu mais, conseguindo falar e se relacionamar mais com as pessoas”, comentou Flávia.

Os principais sintomas que portadores do autismo apresentam são: dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, na comunicação verbal, em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >