Aumenta 220% o número de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região Noroeste do Estado de São Paulo - Hospital da Criança e Maternidade

Aumenta 220% o número de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região Noroeste do Estado de São Paulo

13/05/2016

O trabalho de seis anos dos profissionais da organização de procura de órgãos do hospital de base de rio preto, envolvendo outros 12 hospitais do noroeste do Estado de São Paulo, possibilitou aumento de 220% no número de notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região. O número mais do que triplicou em 2015 em relação a 2009. Ano passado, a OPO do HB recebeu 160 notificações de potenciais doadores, contra 50, sete anos atrás, quando começou o trabalho de conscientização e treinamento executo pela OPO junto aos profissionais das instituições de saúde da região. Outro aumento importante foi o do número de doadores de múltiplos órgãos, que saltou de 38, em 2014, para 60 em 2015.

"Esses dados refletem o engajamento dos profissionais do HB que realizam reuniões, eventos e treinamentos, capacitando atualmente 12 instituições de saúde na região de atuação para que, mesmo em instituições de menor porte, tenhamos enfermeiros e médicos aptos a notificar um possível doador. Outro importante dado que demonstra o quanto estas instituições aderiram ao trabalho de captação é que, antes, o HB respondia por 99% dos órgãos notificados na região. Agora, as cidades vizinhas obtêm quase 50% dos potenciais doadores", ressalta o coordenador da OPO e diretor clínico do HB, João Fernando Pícollo.

Há outras duas causas do aumento das notificações, na análise do médico nefrologista Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme. "Por ser o HB e o Hospital da Criança e Maternidade centros de referência em transplantes e com uma OPO atuante, facilita e motiva as comunidades da região a decidirem pela doação, porque sabem que contarão com profissionais bem preparados e infraestrutura pronta para fazer a captação e transplante", afirma Dr. Horácio.

Outro fator que colaborou para o aumento das notificações nesses últimos foi a queda do índice de rejeição familiar, uma das principais barreiras da doação no país. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em alguns Estados, como Sergipe, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão, o índice chega a cerca de 70%. Na região Noroeste do Estado de São Paulo, este índice é de 25%, em média, veja gráfico.

INSTITUIÇÕES DE SAÚDE QUE MAIS NOTIFICAM

Entre as instituições que mais notificam estão os hospitais de Catanduva e de Araçatuba, com 15% e 17%, respectivamente. "Em 2014, a Santa Casa de Araçatuba realizou apenas 3 notificações, representando 1,2% do total dos casos. Já em 2015, com a implantação definitiva pela OPO do HB e a Secretaria Estadual de Saúde da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT), as notificações de suspeita de morte encefálica e na doação de órgãos saltaram para 27, correspondendo a 16,9% dos casos da região", comemora o médico coordenador da comissão na Santa Casa de Araçatuba, Dr. Rafael Saad.

NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES DE POSSÍVEIS DOADORES DE ÓRGÃOS NA FUNFARME E EM OUTROS ESTADOS

O resultado da OPO do Hospital de Base em 2015 ultrapassa os de 14 Estados brasileiros:

OPO HOSPITAL DE BASE - 160 notificações de possíveis doadores

Acre – 61, Alagoas – 53, Amapá – 0, Amazonas – 126, Maranhão – 137, Mato Grosso – 58, Mato Grosso do Sul – 133, Paraíba – 142, Piauí – 85, Rio Grande do Norte – 157, Rondônia – 62, Roraima -13, Sergipe – 100, Tocantins - 20


Mais Notícias

HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+] HCM recebe doação de 200 unidades de refrigerantes [+]
Veja mais notícias >