Aumenta 220% o número de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região Noroeste do Estado de São Paulo - Hospital da Criança e Maternidade

Aumenta 220% o número de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região Noroeste do Estado de São Paulo

13/05/2016

O trabalho de seis anos dos profissionais da organização de procura de órgãos do hospital de base de rio preto, envolvendo outros 12 hospitais do noroeste do Estado de São Paulo, possibilitou aumento de 220% no número de notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região. O número mais do que triplicou em 2015 em relação a 2009. Ano passado, a OPO do HB recebeu 160 notificações de potenciais doadores, contra 50, sete anos atrás, quando começou o trabalho de conscientização e treinamento executo pela OPO junto aos profissionais das instituições de saúde da região. Outro aumento importante foi o do número de doadores de múltiplos órgãos, que saltou de 38, em 2014, para 60 em 2015.

"Esses dados refletem o engajamento dos profissionais do HB que realizam reuniões, eventos e treinamentos, capacitando atualmente 12 instituições de saúde na região de atuação para que, mesmo em instituições de menor porte, tenhamos enfermeiros e médicos aptos a notificar um possível doador. Outro importante dado que demonstra o quanto estas instituições aderiram ao trabalho de captação é que, antes, o HB respondia por 99% dos órgãos notificados na região. Agora, as cidades vizinhas obtêm quase 50% dos potenciais doadores", ressalta o coordenador da OPO e diretor clínico do HB, João Fernando Pícollo.

Há outras duas causas do aumento das notificações, na análise do médico nefrologista Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme. "Por ser o HB e o Hospital da Criança e Maternidade centros de referência em transplantes e com uma OPO atuante, facilita e motiva as comunidades da região a decidirem pela doação, porque sabem que contarão com profissionais bem preparados e infraestrutura pronta para fazer a captação e transplante", afirma Dr. Horácio.

Outro fator que colaborou para o aumento das notificações nesses últimos foi a queda do índice de rejeição familiar, uma das principais barreiras da doação no país. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em alguns Estados, como Sergipe, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão, o índice chega a cerca de 70%. Na região Noroeste do Estado de São Paulo, este índice é de 25%, em média, veja gráfico.

INSTITUIÇÕES DE SAÚDE QUE MAIS NOTIFICAM

Entre as instituições que mais notificam estão os hospitais de Catanduva e de Araçatuba, com 15% e 17%, respectivamente. "Em 2014, a Santa Casa de Araçatuba realizou apenas 3 notificações, representando 1,2% do total dos casos. Já em 2015, com a implantação definitiva pela OPO do HB e a Secretaria Estadual de Saúde da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT), as notificações de suspeita de morte encefálica e na doação de órgãos saltaram para 27, correspondendo a 16,9% dos casos da região", comemora o médico coordenador da comissão na Santa Casa de Araçatuba, Dr. Rafael Saad.

NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES DE POSSÍVEIS DOADORES DE ÓRGÃOS NA FUNFARME E EM OUTROS ESTADOS

O resultado da OPO do Hospital de Base em 2015 ultrapassa os de 14 Estados brasileiros:

OPO HOSPITAL DE BASE - 160 notificações de possíveis doadores

Acre – 61, Alagoas – 53, Amapá – 0, Amazonas – 126, Maranhão – 137, Mato Grosso – 58, Mato Grosso do Sul – 133, Paraíba – 142, Piauí – 85, Rio Grande do Norte – 157, Rondônia – 62, Roraima -13, Sergipe – 100, Tocantins - 20


Mais Notícias

Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+]
Veja mais notícias >