Localização

Aumenta 220% o número de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região Noroeste do Estado de São Paulo

13/05/2016

O trabalho de seis anos dos profissionais da organização de procura de órgãos do hospital de base de rio preto, envolvendo outros 12 hospitais do noroeste do Estado de São Paulo, possibilitou aumento de 220% no número de notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos na região. O número mais do que triplicou em 2015 em relação a 2009. Ano passado, a OPO do HB recebeu 160 notificações de potenciais doadores, contra 50, sete anos atrás, quando começou o trabalho de conscientização e treinamento executo pela OPO junto aos profissionais das instituições de saúde da região. Outro aumento importante foi o do número de doadores de múltiplos órgãos, que saltou de 38, em 2014, para 60 em 2015.

"Esses dados refletem o engajamento dos profissionais do HB que realizam reuniões, eventos e treinamentos, capacitando atualmente 12 instituições de saúde na região de atuação para que, mesmo em instituições de menor porte, tenhamos enfermeiros e médicos aptos a notificar um possível doador. Outro importante dado que demonstra o quanto estas instituições aderiram ao trabalho de captação é que, antes, o HB respondia por 99% dos órgãos notificados na região. Agora, as cidades vizinhas obtêm quase 50% dos potenciais doadores", ressalta o coordenador da OPO e diretor clínico do HB, João Fernando Pícollo.

Há outras duas causas do aumento das notificações, na análise do médico nefrologista Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme. "Por ser o HB e o Hospital da Criança e Maternidade centros de referência em transplantes e com uma OPO atuante, facilita e motiva as comunidades da região a decidirem pela doação, porque sabem que contarão com profissionais bem preparados e infraestrutura pronta para fazer a captação e transplante", afirma Dr. Horácio.

Outro fator que colaborou para o aumento das notificações nesses últimos foi a queda do índice de rejeição familiar, uma das principais barreiras da doação no país. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em alguns Estados, como Sergipe, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão, o índice chega a cerca de 70%. Na região Noroeste do Estado de São Paulo, este índice é de 25%, em média, veja gráfico.

INSTITUIÇÕES DE SAÚDE QUE MAIS NOTIFICAM

Entre as instituições que mais notificam estão os hospitais de Catanduva e de Araçatuba, com 15% e 17%, respectivamente. "Em 2014, a Santa Casa de Araçatuba realizou apenas 3 notificações, representando 1,2% do total dos casos. Já em 2015, com a implantação definitiva pela OPO do HB e a Secretaria Estadual de Saúde da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT), as notificações de suspeita de morte encefálica e na doação de órgãos saltaram para 27, correspondendo a 16,9% dos casos da região", comemora o médico coordenador da comissão na Santa Casa de Araçatuba, Dr. Rafael Saad.

NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES DE POSSÍVEIS DOADORES DE ÓRGÃOS NA FUNFARME E EM OUTROS ESTADOS

O resultado da OPO do Hospital de Base em 2015 ultrapassa os de 14 Estados brasileiros:

OPO HOSPITAL DE BASE - 160 notificações de possíveis doadores

Acre – 61, Alagoas – 53, Amapá – 0, Amazonas – 126, Maranhão – 137, Mato Grosso – 58, Mato Grosso do Sul – 133, Paraíba – 142, Piauí – 85, Rio Grande do Norte – 157, Rondônia – 62, Roraima -13, Sergipe – 100, Tocantins - 20


Mais Notícias

Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Cadastro de doulas do HCM - março de 2019 [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Profissionais da Obstetrícia do HCM participam de treinamento do Programa Parto Adequado [+] HCM comemora Novembro Roxo com II Encontro de Prematuros [+] Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+]