Outubro Rosa

Ação de ONG e empresas traz autoestima a mulheres e crianças que estão em tratamento no Instituto do Câncer (ICA)

23/11/2017

Num misto de alegria e ansiedade, a pequena Ana Carolina Carvalho Gimenes, 5 anos, foi até o Instituto do Câncer , ICA, do Hospital de Base (HB) de Rio Preto, na manhã de hoje, para ver de perto o caminhão “Banco de Perucas”, da ONG Cabelegria, que recolhe doações de cabelos e os transformam em perucas para mulheres e crianças em tratamento contra o câncer. O desejo da menina era conhecer uma destas perucas, já que doou seus cabelos há dois meses justamente para Campanha Somos Todos Um, que une a ONG às empresas HB Saúde, Bebidas Poty, Facchini, Usina Vale do Paraná, Indústrias Colombo, Shopping Iguatemi e o HB, resultando nesta entrega às pacientes do Instituto.

Durante todo o ano, voluntários entregaram suas doações no ICA. A instituição, por sua vez, mandou as madeixas para a ONG que, por fim, confeccionou as perucas e ofereceu às mulheres e crianças em tratamento no Instituto. Uma das pacientes a receber o novo cabelo foi Nathália Rodrigues, que luta desde março deste ano contra um câncer no ovário. Muito vaidosa e sempre maquiada, a paciente do ICA de apenas 26 anos, ficou apreensiva no início, mas gostou do resultado final. “Sou casada há três anos e sempre fui loira, de cabelos cacheados. Quando iniciei a quimioterapia e o meu cabelo começou a cair, cortei-o e doei para uma ONG. Hoje, decidi mudar, peguei uma peruca mais morena e de fios lisos. Acho até que realçou a cor do meu olho [verde]. Espero que meu marido goste tanto quanto eu”, anseia Nathália.

Mariana Robrahn, uma das fundadoras da Cabelegria diz que a ideia da ONG surgiu em 2013, quando sentiu a necessidade de fazer mais que doar os cabelos. “Comecei a juntar doações e, depois, fomos estudando a maneira mais correta de criar perucas e a juntar parceiros nesta jornada”, explica a fundadora. Hoje, até vídeo sobre como colocar e cuidar da peruca a voluntária posta nas redes sociais.

Solange Fernandes Cunha, supervisora do Serviço de Oncologia, diz que ações como estas transformam as perspectivas das pacientes. “O olhar delas muda. A forma de se enxergar e de se relacionar consequentemente também muda. É lindo ver como elas afloram. Esta ação muda a ambiência e traz mais esperança”, frisa Solange.

"O HB apoia ações como estas, pois somos uma entidade de saúde que busca cuidar dos pacientes de maneira multidisciplinar e global. Parabéns a todos os envolvidos", agradece a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco. Atualmente, o Instituto trata de cerca de 800 mulheres, das quais aproximadamente 100 perderam os cabelos.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >