3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil - Hospital da Criança e Maternidade

3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil

25/10/2016

“Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão de todas as instituições de saúde”. Seguindo essa afirmação do diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio Ramalho, que a Funfarme deu início ao seu 3º Simpósio de Humanização, recebendo representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado, como a articuladora de humanização, Lucinéia Lacerda de Oliveira Santos, para debater o assunto no ambiente hospitalar materno e infantil.

Na ocasião, profissionais do Hospital da Criança e Maternidade apresentaram as ações desenvolvidas nesses quase três anos de existência da instituição com excelentes resultados, como a implantação, há mais de um ano, do Método Canguru, “que tem por objetivo promover maior contato entre os pais e o bebê prematuro, garantindo maior vínculo afetivo, estabilidade térmica e melhor desenvolvimento da criança”, como explicou a pediatra e coordenadora do método no HCM, Lilian Beani. Outro exemplo de projeto na Funfarme é o programa de altas qualificadas, procedimento o qual deve ser seguida série de critérios para que o paciente possa retornar à sua casa, ou cidade de origem. Desde que implantou o projeto, em 2015, a Funfarme já incluiu 1292 pacientes, sendo 163 gestantes e 313 crianças.

 Apresentação de outros programas do HCM como o de visitas de irmãos no hospital, implantação do projeto de voluntários brinquedistas e equipamentos de segurança no transporte de pacientes também fizeram parte do evento.

Para finalizar, Andrea Carvalho, enfermeira responsável pelo setor de obstetrícia da Maternidade Santa Isabel de Bauru, trouxe os desafios e as dificuldades de priorizar a humanização, mesmo em instituições de menor porte. “Cabe a todos nós profissionais de saúde promover ações, campanhas, programas e políticas assistenciais adequadas a nossa realidade, independente do porte da instituição que trabalhamos”, afirmou a enfermeira. 


Mais Notícias

Funfarme recebe visita oficial de representantes da Samsung Healthcare Brasil [+] HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+]
Veja mais notícias >