Outubro Rosa
3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil - Hospital da Criança e Maternidade

3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil

25/10/2016

“Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão de todas as instituições de saúde”. Seguindo essa afirmação do diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio Ramalho, que a Funfarme deu início ao seu 3º Simpósio de Humanização, recebendo representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado, como a articuladora de humanização, Lucinéia Lacerda de Oliveira Santos, para debater o assunto no ambiente hospitalar materno e infantil.

Na ocasião, profissionais do Hospital da Criança e Maternidade apresentaram as ações desenvolvidas nesses quase três anos de existência da instituição com excelentes resultados, como a implantação, há mais de um ano, do Método Canguru, “que tem por objetivo promover maior contato entre os pais e o bebê prematuro, garantindo maior vínculo afetivo, estabilidade térmica e melhor desenvolvimento da criança”, como explicou a pediatra e coordenadora do método no HCM, Lilian Beani. Outro exemplo de projeto na Funfarme é o programa de altas qualificadas, procedimento o qual deve ser seguida série de critérios para que o paciente possa retornar à sua casa, ou cidade de origem. Desde que implantou o projeto, em 2015, a Funfarme já incluiu 1292 pacientes, sendo 163 gestantes e 313 crianças.

 Apresentação de outros programas do HCM como o de visitas de irmãos no hospital, implantação do projeto de voluntários brinquedistas e equipamentos de segurança no transporte de pacientes também fizeram parte do evento.

Para finalizar, Andrea Carvalho, enfermeira responsável pelo setor de obstetrícia da Maternidade Santa Isabel de Bauru, trouxe os desafios e as dificuldades de priorizar a humanização, mesmo em instituições de menor porte. “Cabe a todos nós profissionais de saúde promover ações, campanhas, programas e políticas assistenciais adequadas a nossa realidade, independente do porte da instituição que trabalhamos”, afirmou a enfermeira. 


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >