3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil - Hospital da Criança e Maternidade

3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil

25/10/2016

“Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão de todas as instituições de saúde”. Seguindo essa afirmação do diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio Ramalho, que a Funfarme deu início ao seu 3º Simpósio de Humanização, recebendo representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado, como a articuladora de humanização, Lucinéia Lacerda de Oliveira Santos, para debater o assunto no ambiente hospitalar materno e infantil.

Na ocasião, profissionais do Hospital da Criança e Maternidade apresentaram as ações desenvolvidas nesses quase três anos de existência da instituição com excelentes resultados, como a implantação, há mais de um ano, do Método Canguru, “que tem por objetivo promover maior contato entre os pais e o bebê prematuro, garantindo maior vínculo afetivo, estabilidade térmica e melhor desenvolvimento da criança”, como explicou a pediatra e coordenadora do método no HCM, Lilian Beani. Outro exemplo de projeto na Funfarme é o programa de altas qualificadas, procedimento o qual deve ser seguida série de critérios para que o paciente possa retornar à sua casa, ou cidade de origem. Desde que implantou o projeto, em 2015, a Funfarme já incluiu 1292 pacientes, sendo 163 gestantes e 313 crianças.

 Apresentação de outros programas do HCM como o de visitas de irmãos no hospital, implantação do projeto de voluntários brinquedistas e equipamentos de segurança no transporte de pacientes também fizeram parte do evento.

Para finalizar, Andrea Carvalho, enfermeira responsável pelo setor de obstetrícia da Maternidade Santa Isabel de Bauru, trouxe os desafios e as dificuldades de priorizar a humanização, mesmo em instituições de menor porte. “Cabe a todos nós profissionais de saúde promover ações, campanhas, programas e políticas assistenciais adequadas a nossa realidade, independente do porte da instituição que trabalhamos”, afirmou a enfermeira. 


Mais Notícias

Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+]
Veja mais notícias >