Localização

3º Simpósio de Humanização da Funfarme aborda atendimento materno e infantil

25/10/2016

“Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão de todas as instituições de saúde”. Seguindo essa afirmação do diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio Ramalho, que a Funfarme deu início ao seu 3º Simpósio de Humanização, recebendo representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado, como a articuladora de humanização, Lucinéia Lacerda de Oliveira Santos, para debater o assunto no ambiente hospitalar materno e infantil.

Na ocasião, profissionais do Hospital da Criança e Maternidade apresentaram as ações desenvolvidas nesses quase três anos de existência da instituição com excelentes resultados, como a implantação, há mais de um ano, do Método Canguru, “que tem por objetivo promover maior contato entre os pais e o bebê prematuro, garantindo maior vínculo afetivo, estabilidade térmica e melhor desenvolvimento da criança”, como explicou a pediatra e coordenadora do método no HCM, Lilian Beani. Outro exemplo de projeto na Funfarme é o programa de altas qualificadas, procedimento o qual deve ser seguida série de critérios para que o paciente possa retornar à sua casa, ou cidade de origem. Desde que implantou o projeto, em 2015, a Funfarme já incluiu 1292 pacientes, sendo 163 gestantes e 313 crianças.

 Apresentação de outros programas do HCM como o de visitas de irmãos no hospital, implantação do projeto de voluntários brinquedistas e equipamentos de segurança no transporte de pacientes também fizeram parte do evento.

Para finalizar, Andrea Carvalho, enfermeira responsável pelo setor de obstetrícia da Maternidade Santa Isabel de Bauru, trouxe os desafios e as dificuldades de priorizar a humanização, mesmo em instituições de menor porte. “Cabe a todos nós profissionais de saúde promover ações, campanhas, programas e políticas assistenciais adequadas a nossa realidade, independente do porte da instituição que trabalhamos”, afirmou a enfermeira. 


Mais Notícias

Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+] HCM promove manhã com muita diversão e faz alerta sobre as cardiopatias congênitas [+] HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita [+] HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+]