1º Simpósio de Medicina Perinatal do HCM supera expectativas e reúne mais de 230 profissionais de saúde, entre eles, referências nacionais em diagnóstico fetal e microcefalia - Hospital da Criança e Maternidade

1º Simpósio de Medicina Perinatal do HCM supera expectativas e reúne mais de 230 profissionais de saúde, entre eles, referências nacionais em diagnóstico fetal e microcefalia

23/02/2016

O surto de casos de microcefalia associados à zika que atingiu o Brasil jogou luz sobre uma questão ainda maior - a importância do diagnóstico preciso e mais rápido da saúde dos fetos -, o que estimulou os setores de Obstetrícia e Medicina Fetal do Hospital da Criança e Maternidade a realizar no 1º Simpósio de Medicina Perinatal, nos dias 19 e 20 de fevereiro. O balanço do evento confirmou o quanto os profissionais do (HCM) estavam certo em promover o evento, com o apoio da Funfarme - Fundação Faculdade Regional de Medicina, da Famerp - Faculdade de Medicina de Rio Preto e em parceria com o Instituto de Medicina Reprodutiva e Fetal de Rio Preto e a Faculdade de Tecnologia em Saúde de Ribeirão Preto.

O Simpósio reuniu mais de 230 médicos e outros profissionais de saúde de todo o Brasil, público que superou as expectativas, fazendo com que fossem utilizados dois anfiteatros, no HCM e no Hospital de Base. Por meio de videoconferência, os participantes puderam acompanhar, em tempo real, palestras de alguns dos maiores expoentes do país em medicina perinatal, com enfoque nas novas técnicas e tecnologias no diagnóstico, avaliação correta da saúde do feto e rastreamento da prematuridade e de patologias e síndromes, em particular, a microcefalia.

Na abertura, o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, destacou o oportuno momento em que é promovido o Simpósio. “A microcefalia ganhou importância midiática enorme e colabora para chamar a atenção da sociedade para a importância de realizarmos diagnóstico preciso e com maior antecedência possível não só desta e de outras patologias que acometem o feto. Como instituição referência na troca e disseminação do conhecimento, a Funfarme decidiu colaborar para isto, através deste simpósio.”

Gregório Lourenzo, doutor em tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas, ressaltou a importância da avaliação do encurtamento do colo do útero nas primeiras 20 semanas de gestação, apontando-o como um dos principais sinais do parto prematuro espontâneo (quando não há problemas com a mãe ou o bebê), revelados em exame de ultrassonografia.  "Normalmente, quando o encurtamento é detectado, por meio do ultrassom, a gestante é submetida a um tratamento com progesterona, um hormônio que a mulher já produz naturalmente e que garante maior tempo de gestação. Vale lembrar que cada dia que o bebê passa no útero da mãe, aumenta em 1% o risco da criança não morrer no primeiro ano", afirmou Dr. Gregório Lourenzo.

Segundo o Ministério da Saúde, partos prematuros correspondem a 12% dos realizados na rede pública e são umas das principais causas de morte de recém-nascidos no país.

O Prof. Dr. Antonio Hélio Oliani, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Famerp enfatiza a importância do acompanhamento mais frequente no início da gravidez, com maior quantidade de exames de ultrassonografia realizados. "Nós, obstetras, tendemos a intensificar os exames nos últimos meses de gravidez, quando o aconselhável é a maior frequência no início."

 

Vírus zika e o diagnóstico da microcefalia

O segundo dia do Simpósio apresentou as últimas novidades sobre o diagnóstico e tratamento do zika vírus, em mesa coordenada pelo médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, professor da Famerp e que coordena pesquisa sobre o vírus zika para determinar qual é o risco relativo de ocorrência de microcefalia entre gestantes infectadas com o vírus em São José do Rio Preto. Um dos palestrantes foi tocoginecologista Manoel Sarno, professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, que já examinou mais 80 crianças com microcefalia naquele Estado. Em 2014, foram registrados 180 casos de bebês que nasceram com microcefalia, no Brasil. Ano passado, foram mais de 4 mil.

Dr. Manoel Sarno fez questão de parabenizar a Funfarme/Famerp pela iniciativa de realizar o Simpósio. "É importante debatermos o assunto, já que o país passa por um surto da doença. Apesar de ser um tema novo para todos nós, avançamos bastante nesse último ano com as nossas pesquisas", ressaltou o médico. Em sua palestra, o médico da UFRB fez coro a Dra. Denise Oliani, responsável pelo Centro Interdepartamental de Medicina Fetal do HCM, enfatizando a se realizar exames a cada trimestre da gestação para diagnosticar o quanto antes a microcefalia ou outra anormalidade.

 

Participantes elogiam o Simpósio

Ao final de cada dia do evento, os participantes destacaram o alto nível das palestras e a oportuna troca de conhecimento. Médica residente do Centro Interdepartamental de Medicina Fetal do HCM e grávida de 9 meses, Dra. Maria Gabriela da Silva enalteceu a iniciativa da instituição. "Esse é o momento para nos atualizarmos sobre o tema. É o assunto do momento e eu, como médica e mãe, tenho interesse dobrado."

 


Mais Notícias

Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+]
Veja mais notícias >